\documentclass[a4paper, oneside, 10pt]{article} \usepackage[unicode]{hyperref} \usepackage[utf8x]{inputenc} \usepackage[english]{babel} \usepackage{graphicx} \graphicspath{{media/}} \date{\today} \title{} \author{} \begin{document} \section{\texorpdfstring{Atividades Preparatórias}{Atividades Preparatorias}} \label{sec:atividades_preparatorias} As atividades preparatórias para o curso ,,Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos" consistem em três blocos: \begin{enumerate} \item Instalando e usando as ferramentas do curso: \begin{enumerate} \item instalar o R \item uso do Wiki \item uso do sistema notaR \item uso do Fórum de discussão Nabble \end{enumerate} \item Tutoriais da primeira unidade \item Curso Relâmpago \end{enumerate} A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina e estejam prontos para utilizá-las. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades preparatórias são extremamente importantes. \section{\texorpdfstring{Primeiros Passos}{Primeiros Passos}} \label{sec:primeiros_passos} \subsection{\texorpdfstring{Instalação e console do R}{Instalaao e console do R}} \label{sec:instalaao_e_console_do_r} Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R. * \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:usor}{.:usoR} \subsection{\texorpdfstring{WIKI}{WIKI}} \label{sec:wiki} CURSOS À DISTÂNCIA NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI. ELA É OBRIGATÓRIA APENAS PARA OS CURSOS PRESENCIAIS NO IBUSP. \\ \textbf{ NESSES CASOS EXPLORE AS PÁGINAS INICIAIS E O VIDEO QUE EXPLICAM O ESQUEMA DO CURSO A PARTIR DO LINK ABAIXO:} \begin{itemize} \item \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:start}{Curso IBUSP - 2020} \end{itemize} Um tutorial básico do uso da ferramenta wiki para editar paginas web e postar trabalhos e arquivos durante a disciplina. \subsubsection{\texorpdfstring{Por que um WIKI?}{Por que um WIKI}} \label{sec:por_que_um_wiki} O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O \emph{layout} é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo. A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores, monitores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação. Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para registrar sua participação na disciplina e apresentar o trabalho final da disciplina caso seja o caso. No link abaixo há um tutorial para o uso do wiki. \begin{itemize} \item \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:usowiki}{.:usoWiki} \end{itemize} \section{\texorpdfstring{Fórum R Nabble}{Forum R Nabble}} \label{sec:forum_r_nabble} \begin{itemize} \item \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:nabble}{.:nabble} \end{itemize} \section{\texorpdfstring{Primeira Aula}{Primeira Aula}} \label{sec:primeira_aula} Os temas tratados no wiki estão normalmente divididos em 3 tipos de material: \textbf{(1) tutorial, (2) apostila e (3) exercícios}. Durante o curso vamos passar pelos tutoriais e exercícios. Nossa sugestão é que faça o tópico da apostila para sedimentar e complementar o conteúdo, principalmente quando estiver inseguro sobre o códigos feitos no tutorial e exercícios. Esses diferentes materiais estão separados em abas na parte superior das páginas do wiki, como mostra a figura abaixo: \includegraphics[keepaspectratio=true,width=0.8\textwidth]{01_curso_atual/wiki01} \subsection{\texorpdfstring{Tutorial}{Tutorial}} \label{sec:tutorial} Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade preparatória há o tutorial de introdução à linguagem que foi dividido em duas partes que devem ser executadas antes do primeiro dia de aula: \begin{itemize} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=02_tutoriais:tutorial1:start}{02_tutoriais:tutorial1:start} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=02_tutoriais:tutorial1b:start}{02_tutoriais:tutorial1b:start} \end{itemize} Dúvidas desses tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo \href{http://bie5782.138098.n3.nabble.com/}{forum} da disciplina! \subsection{\texorpdfstring{Exercícios}{Exercicios}} \label{sec:exercicios} Durante o curso, vocês farão exercícios práticos em nossa plataforma de correção automática notaR. Nossa ideia ao desenvolver o notaR foi possibilitar um retorno imediato sobre seu desempenho nos exercícios, respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver um mesmo problema! Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja \href{http://www.lage.ib.usp.br/notaR/doku.php?id=aluno}{esta} página de ajuda. Como parte das atividades preparatórias, faça os exercícios do associados aos tutoriais introdutorios. \begin{itemize} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:exercicios1}{01_curso_atual:exercicios1} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:exercicios1b}{01_curso_atual:exercicios1b} \end{itemize} Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:alunos:tabexe}{01_curso_atual:alunos:tabexe}. Entre no sistema notaR seguindo os linques nos exercícios 4 a 6 e resolva-os. \textbf{\underline{USUÁRIO e SENHA}} \begin{itemize} \item usuário do notar: nome de usuário do email cadastrado na disciplina (o nome antes do @) \item senha: composição de \textbf{,,bie5782alunos"} + \emph{ano} \footnote{Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: \textbf{bie5782alunos2017}. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. } \item mude a senha após se logar pela primeira vez. \item caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. \item outros problemas entre em contato com monitores ou professores. \end{itemize} \section{\texorpdfstring{Aula R-elâmpago}{Aula Relampago}} \label{sec:aula_relampago} Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrigatória, apenas uma sugestão caso queira por a prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de \textbf{Introdução ao R}, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades dessa aula. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte das dúvidas durante os tópicos que serão abordados. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas durante o curso, poste-as no fórum ou pergunte durante as atividades síncronas. \subsubsection{\texorpdfstring{Objetivos e Metas}{Objetivos e Metas}} \label{sec:objetivos_e_metas} O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R. Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de: \begin{enumerate} \item saber que o R não é um ,,aplicativo" mas um \emph{ambiente de trabalho}; \item saber se o R é o software adequada para você; \item iniciar, salvar e concluir uma sessão no R; \item ler arquivos de dados tipo CSV; \item realizar operações matemáticas simples necessárias para criação e transformação de variáveis; \item obter estatísticas descritivas de variávies; \item construir gráficos exploratórios simples de análise de dados; \item construir modelos lineares clássicos; \item realizar inferências gráficas e numéricas nos modelos lineares; e \item conhecer as fontes para você continuar se desenvolvendo no R. \end{enumerate} \subsubsection{\texorpdfstring{Linque da Aula}{Linque da Aula}} \label{sec:linque_da_aula} \href{http://cmq.esalq.usp.br/wiki/doku.php?id=publico:tutoriais:r-relampago:start}{ R-elampago} Dê preferência ao link acima que é a página oficial do autor da aula, mas caso não funcione, use: \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:aularelampago}{ página clone do curso Relâmpago} \end{document}