\documentclass[a4paper, oneside, 10pt]{article} \usepackage[unicode]{hyperref} \usepackage[utf8x]{inputenc} \usepackage[english]{babel} \usepackage{graphicx} \graphicspath{{media/}} \date{\today} \title{} \author{} \begin{document} \section{\texorpdfstring{Atividades Introdutórias}{Atividades Introdutorias}} \label{sec:atividades_introdutorias} As atividades introdutórias para o curso ,,Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos" consistem em três blocos: \begin{enumerate} \item Instalando e usando as ferramentas do curso: \begin{enumerate} \item instalar o R \item uso do Wiki \item uso do sistema notaR \item uso do Fórum de discussão \end{enumerate} \item Tutorial da primeira unidade \item Atividade opcional: Curso Relâmpago \end{enumerate} A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades introdutórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades introdutórias são extremamente importantes, qualquer problema teremos os monitores e professores durante as atividades práticas para auxiliá-los. \section{\texorpdfstring{Primeiros Passos}{Primeiros Passos}} \label{sec:primeiros_passos} \subsection{\texorpdfstring{Instalação e console do R}{Instalaao e console do R}} \label{sec:instalaao_e_console_do_r} Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R. * \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:usor}{.:usoR} \subsection{\texorpdfstring{WIKI}{WIKI}} \label{sec:wiki} Essa atividade foi criada para os alunos aprenderem a editar o WIKI da disciplina. Até a turma de 2019 os alunos postavam os códigos dos exercícios e seu trabalho final em uma página específica para cada aluno. Com a inclusão dos exercícios no \href{http://notar.ib.usp.br}{notaR} e a modificação do trabalho final, os alunos não precisam mais editar o wiki. Por outro lado o wiki concentra o material de todas as atividades da disciplina, por isso deve reconhecer todas as sessões do menu lateral e as abas que aparecem em tutoriais, exercícios e apostila. Explore o wiki e mapeie o material referente à disciplina que irá cursar. \begin{itemize} \item \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:start}{Curso IBUSP - 2024} \end{itemize} \subsubsection{\texorpdfstring{Por que um WIKI?}{Por que um WIKI}} \label{sec:por_que_um_wiki} O wiki é uma plataforma de divulgação de conteúdo na internet que facilita a redação coletiva de textos. O \emph{layout} é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo. A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A ideia é que o aprendizado resulte da colaboração entre professores, monitores e alunos. Portanto, este site é uma produção colaborativa, sendo criado e editado por muitas gerações de usuários e alunos. Em versões anteriores do curso os alunos postavam códigos de exercícios e o trabalho final da disciplina em suas próprias páginas. Veja por exemplo que foram os alunos e seus trabalhos no ano de 2019, na \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=05_curso_antigo:r2019:alunos:start}{ página dos alunos 2019}. Nesta versão do curso isso não é mais necessário. \subsection{\texorpdfstring{Fórum discoRd}{Forum discoRd}} \label{sec:forum_discord} O nosso canal de discussão online é o \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ fórum discoRd}: \textbf{\underline{Atividade do Fórum}} \begin{itemize} \item Entre no \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ fórum discoRd EcoR} \item Acesse o canal \#turma2025 \item Apresente-se como solicitado no enunciado do canal. \end{itemize} \section{\texorpdfstring{Primeira Aula}{Primeira Aula}} \label{sec:primeira_aula} Os temas tratados no wiki estão normalmente divididos em 3 tipos de material: \textbf{(1) tutorial, (2) apostila e (3) exercícios}. Durante o curso vamos passar pelos tutoriais e exercícios. Nossa sugestão é que faça o tópico da apostila para sedimentar e complementar o conteúdo, principalmente quando estiver inseguro sobre os códigos feitos no tutorial e exercícios. Esses diferentes materiais estão separados em abas na parte superior das páginas do wiki, como mostra a figura abaixo: \centering\includegraphics[keepaspectratio=true,width=0.8\textwidth]{01_curso_atual/wiki01} \subsection{\texorpdfstring{Tutorial}{Tutorial}} \label{sec:tutorial} Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade introdutória iremos realizar o primeiro tutorial de introdução à linguagem: \begin{itemize} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=02_tutoriais:tutorial1:start}{02_tutoriais:tutorial1:start} \end{itemize} Faça o tutorial e discuta suas dúvidas com os colegas, monitores e professores. \subsection{\texorpdfstring{Exercícios}{Exercicios}} \label{sec:exercicios} Durante o curso, vocês farão exercícios práticos em nossa plataforma de correção automática \texttt{notaR}. Nossa ideia ao desenvolver o \texttt{notaR} foi possibilitar um retorno imediato sobre seu desempenho nos exercícios, respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver um mesmo problema! Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a \href{https://github.com/lageIBUSP/notaR/wiki}{documentação} em especial a parte \textbf{Como submeter respostas}. Como parte das atividades preparatórias, faça o tutorial e os exercícios associados ao tópico introdutório. Notem que há um exercício ao final do tutorial \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=02_tutoriais:tutorial1:start}{02_tutoriais:tutorial1:start}, que não está na página de exercícios. \begin{itemize} \item\href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:exercicios1}{01_curso_atual:exercicios1} \end{itemize} Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta. \textbf{\underline{USUÁRIO e SENHA}} \begin{itemize} \item usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal\href{https://discord.com/channels/756540942042923175/1138549994278895616}{ \#problemas-notar} . \item senha: composição de \textbf{,,bie5782alunos"} + \emph{ano} \footnote{Alunos do curso na USP no ano de 2025 devem usar: \textbf{bie5782alunos2025}. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. } \item mude a senha após se logar pela primeira vez. \item caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. \item outros problemas entre em contato com monitores ou professores. \item Link para página do NotaR: \url{http://notar.ib.usp.br} \end{itemize} \begin{itemize} \item \textbf{É PRECISO ESTAR LOGADO PARA O NOTAR REGISTRAR A SUA NOTA! } \item \textbf{O SISTEMA NÃO PERMITE O REGISTRO DA NOTA FORA DO PRAZO ESTIPULADO, MESMO QUE ESTIVER LOGADO!} \item \textbf{O PRAZO DESTES EXERCÍCIOS DAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS É LOGO ANTES DO INÍCIO DA PRIMEIRA AULA PRESENCIAL} \end{itemize} \section{\texorpdfstring{Aula R-elâmpago}{Aula Relampago}} \label{sec:aula_relampago} Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrdigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de \textbf{Introdução ao R}, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades, aproveite o curso \includegraphics[keepaspectratio=true,width=0.8\textwidth]{ecor} para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema. \subsubsection{\texorpdfstring{Objetivos e Metas}{Objetivos e Metas}} \label{sec:objetivos_e_metas} O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R. Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de: \begin{enumerate} \item saber que o R não é um ,,aplicativo" mas um \emph{ambiente de trabalho}; \item saber se o R é o software adequada para você; \item iniciar, salvar e concluir uma sessão no R; \item ler arquivos de dados tipo CSV; \item realizar operações matemáticas simples necessárias para criação e transformação de variáveis; \item obter estatísticas descritivas de variáveis; \item construir gráficos exploratórios simples de análise de dados; \item construir modelos lineares clássicos; \item realizar inferências gráficas e numéricas nos modelos lineares; e \item conhecer as fontes para você continuar se desenvolvendo no R. \end{enumerate} \subsubsection{\texorpdfstring{Linque da Aula}{Linque da Aula}} \label{sec:linque_da_aula} \href{http://cmq.esalq.usp.br/wiki/doku.php?id=publico:tutoriais:r-relampago:start}{ R-elâmpago} Dê preferência ao link acima que é a página oficial do autor da aula, mas caso não funcione, use: \href{http://ecor.ib.usp.br/doku.php?id=01_curso_atual:aularelampago}{ página clone do curso Relâmpago} \end{document}