====== Exercícios de Funções Matemáticas ====== ===== Biomassa de Árvores ===== O modelo alométrico de biomassa ajustado para árvores do Cerradão estabele que a biomassa é dada pela expressão: $$hat{b} \ = e^{-1.7953} d^2.2974$$ onde $$e$$ é o número **e**, ou [[http://en.wikipedia.org/wiki/E_(mathematical_constant)|número de Euler]], $$b$$ é a biomassa em //kg//, e $$d$$ é diâmetro à altura do peito (DAP) em //cm//. Já um outro modelo para biomassa das árvores na mesma situação tem a forma: $$ hat{ln(b)} \ = \ -2.6464 + 1.9960ln(d) + 0.7558 ln(h)$$ onde $$h$$ é a altura das árvores em //m//. Pergunta: Para uma árvore com diâmetro à altura do peito (DAP) de 15//cm// e altura de 12//m//, os modelos resultarão em estimativas muito distintas? ===== Sequências ===== Crie as seguintes sequências, com as funções ''rep'' e ''seq'' (espaços separam valores): - a a a a a a - 1 1 1 2 2 2 3 3 3 - 1 1 1 2 2 3 - 1 2 3 4 5 4 3 2 1 - Números ímpares de 1 a 99 ===== Conta de Luz ===== As leituras mensais do medidor de consumo de eletricidade de uma casa foram: ^Jan^Fev^Mar^Abr^Mai^Jun^Jul^Ago^Set^Out^Nov^Dez^ |9839|10149|10486|10746|11264|11684|12082|12599|13004|13350|13717|14052| - Calcule o consumo de cada mês neste período, com a função ''diff''. - Qual foi o máximo e mínimo de consumo mensal? - Qual a média, mediana e variância dos consumos mensais? ===== Área Basal ===== A área basal de uma árvore é a área da(s) seção(ões) transversal(is) do(s) tronco(s) à altura do peito (1,3m), assumindo-se que estas seções são circulares. - Se o diâmetro à altura do peito (DAP) de uma árvore for 13,5cm, qual a área basal? - Se uma árvore possui três fustes com DAPs de: 7cm, 9cm e 12cm, qual a sua área basal? ===== Variância na Unha ===== - Tome o vetor ''pesos'' criado no tutorial [[bie5782:02_tutoriais:tut2#Cálculo da Média]], e calcule sua variância e seu desvio-padrão, sem usar as funções de variância ou desvio-padrão do R. - Compare seus resultados com os das funções de variância e desvio-padrão do R. ===== Teste t ===== Você realizou um teste //t// de Student bilateral e obteve o valor //t = 2.2// com 19 graus de liberdade. Pergunta: O teste é significativo ao nível de probabilidade de 5%? E se o valor observado fosse //t = 1.9//? * Como o teste é bilateral (= "bicaudal"), você precisa encontrar o valor da probabilidade acumulada a partir de $$-\infty$$ até -t e de t até $$\infty$$, e somar as duas. * Para quem quiser se aprofundar, você pode aproveitar a dica acima de uma forma mais elegante, se conhecer uma propriedade da distribuição de t.