jokenpo packages: magick,crayon R Documentation JOGO INTERATIVO DE JOKENPO Description: O Jokenpô tradicional é uma modalidade de jogo infantil praticado entre duas pessoas que demanda decisões rápidas e auxilia no desenvolvimento cognitivo. O jogo é simples: Ambos os jogadores escolhem ao mesmo tempo uma opção de objeto (pedra, papel ou tesoura) e sinalizam um formato característico com a mão referente a cada objeto escolhido. O objeto vencedor é definido por uma regra cíclica de forma que cada um dos objetos tem as mesmas chances de “vencer” e “perder” para um determinado objeto. Portanto as únicas opções de resultado são: Jogador 1 ganha, Jogador 2 ganha ou empate. O empate ocorre quando o mesmo elemento é apresentado pelos dois jogadores, sendo assim, repete-se o procedimento até que um deles ganhe. Atualmente este jogo apresenta muitas variantes dependendo do nível de complexidade e possibilidades, como por exemplo o aumento na número de elementos que, além de aumentar a complexidade das relações de “perder” e “ganhar” entre eles permite com que mais jogadores participem da mesma partida. Usage: jokenpo(n.partidas = 1, estilo = 1) Arguments: n.partidas: Um número inteiro maior que zero que representa o número de partidas que o operador queira jogar estilo: Um número inteiro entre 1 e 2 que indicam o estilo de jogo a ser aplicado. O número 1 refere-se ao jogo tradicional de Jokenpo que envolvem os objetos: pedra, papel e tesoura e o número 2 refere-se ao jogo mais complexo inspirado na série "The Big Bang Theory" que envovem os objetos: pedra, papel, tesoura, Spock e lagarto. Details: A função repetirá os comandos quando: a digitação interativa estiver incorreta sendo repetida até que a digitação esteja correta; quando o resultado da comparação das opções entre o operador e o computador for empate sendo repetida até que o resultado for diferente de empate; e quando a pontuação final na última partida for igual, sendo repetida apenas uma vez para fins de desempate na pontuação. O programa RStudio reproduz as imagens e cores do pacote "magick" e "crayon", entretanto outros programas como RGui podem não se comportar da mesma forma. Os possíveis resultados para estilo 2, que envolve o acréscimo de duas opções de escolha (Spock e lagarto), são: pedra entorta tesoura, tesoura corta papel,papel cobre pedra, tesoura decapta lagarto, lagarto come papel, pedra esmaga lagarto, papel contesta Spock, lagarto envenena Spock e Spock vaporiza pedra. Value: A cada comando interativo é reproduzido uma frase ou um conjunto de informações: Se a digitação do comando interativo estiver errada ou se o resultado da comparação entre dois objetos (do operador contra o computador) for empate ou a pontuação final for empatada, retorna uma frase. Se a comparação entre os objetos for ganha ou perde, retorna uma frase, uma matriz de pontuação e uma matriz de jogadas em cada partida. Warning: A função não é excecutada quando "n.partidas" for diferente da classe numérica, menor ou igual a zero, ou decimal e o argumento "estilo" não aceita qualquer caractere que seja diferente de 1 e 2 e de classe numérica. Author(s): Lidia Sumie Yano e-mail: lidiayano@usp.br References: Examples: jokenpo(2,1) jokenpo(,2)