jokenpo <- function(n.partidas = 1, estilo = 1) # Função com argumentos de número de partidas e estilo de partida { # Abre a função # 1) Verificação de parâmentros: # A função deve parar se: if(n.partidas <= 0) # 1) "n.partidas" for menor ou igual a zero stop("Número de partidas deve ser maior e diferente de zero!") # Para a função e retorna a frase if(class(n.partidas) != "numeric" ) # 2) a classe de "n.partidas" for diferente de "numeric" stop("Número de partidas deve ser numérico") # Para a função e retorna a frase y = as.integer(n.partidas) # 3) Quando transformado o "n.partidas" em "integer" if(n.partidas != y) # e seu número for alterado stop("O número de partidas precisa ser inteiro") # Para a função e retorna a frase if(estilo < 1 | estilo > 2 | class(estilo) != "numeric" ) # 4) Se "estilo" for diferente de 1 e 2 e da classe numérico stop("O estilo da partida deve ser 1 para o jogo tradicional ou 2 para o jogo mais complexo") # Para a função e retorna a frase w = as.integer(estilo) # 5) Quando transformado o "estilo" em "integer" if(estilo != w) # e seu número for alterado stop("O número do estilo precisa ser inteiro") # Para a função e retorna a frase # 2) Preparação de tabelas de pontos e de partidas: # 2.1) Tabela de pontos do operador e do computador: tab.pontos <- matrix( 0, nrow = 1, ncol = 2, # Matriz de uma linha e duas colunas preenchidas por zeros no objeto "tab.pontos" dimnames = list("Pontos",c("Operador","Computador"))) # Linha denominado de "pontos" e colunas como "Operador" e "Computador" # 2.3) Criando uma tabela para os resultados do ciclo: partidas <- matrix(NA, nrow = n.partidas, ncol = 3, # Matriz de "n.partidas" linhas e três colunas preenchidas por NAs dimnames = (list((1:n.partidas), # Linhas denomidadas por números de 1 a "n.partidas" c("Operador","Computador","Resultado")))) # Colunas denominadas por "Operador","Computador" e "Resultado" # 3) Carregamento do pacote de imagens e cores: verifica <- "magick" %in% rownames(installed.packages()) # Verificando se o pacote "magick" está instalado e salvando no objeto "verifica" if (verifica == FALSE) # Se "verifica" for "False": {install.packages("magick")} # Instala o pacote "magick" library(magick) # Acessa o pacote "magick" library(crayon) # Acessa o pacote "crayon" # 4) Lista de imagens a serem executadas: bem.vindo <- image_read( # Salva a imagem do link no objeto "bem.vindo" "https://www.danny.com.br/wp-content/uploads/2015/12/imagem-branca-grande.png")%>% # Busca a imagem em branco da internet e reproduz image_annotate(" Bem vindo ao Jokenpo! ", # Escreve uma mensagem de boas vindas em cima da imagem branca, size = 30, color = "DeepSkyBlue4", font = "Comic Sans") # de tamanho 30, da cor "DeepSkyBlue4", em fonte comic sans if(estilo == 1) # Se o "estilo" é igual a 1 { bem.vindo1 <- image_annotate(bem.vindo,"\n\n Você escolheu a partida tradicional!\n Escolha entre pedra, papel e tesoura mas saiba que:\n 1) Pedra entorta tesoura,\n 2) Tesoura corta papel e\n 3) Papel cobre pedra", # Inclui as frases baseado em "bem.vindo" size = 20, color = "MediumSeaGreen", font = "Comic Sans") # em tamanho 20, cor "MediumSeaGreen",e fonte comic sans } if(estilo == 2) # Se "estilo" for igual a 2 { bem.vindo2 <- image_annotate(bem.vindo,"\n\n Você escolheu a partida complexa!\n Escolha entre pedra, papel, tesoura, spock e lagarto\n mas saiba que:\n 1) Pedra entorta tesoura 6) Spock quebra tesoura\n 2) Tesoura corta papel 7) Tesoura decapta lagarto\n 3) Papel cobre pedra 8) Lagarto come papel\n 4) Pedra esmaga lagarto 9) Papel contesta Spock\n 5) Lagarto envenena Spock 10) Spock vaporiza pedra", # Inclui as frases baseado em "bem.vindo" e salva no objeto "bem.vindo2" size = 20, color ="MediumSeaGreen", font = "Comic Sans") # em tamanho 20, cor "MediumSeaGreen",e fonte comic sans } derrota <- image_read( # Salva a imagem no objeto "derrota" "https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2015/12/5-11.jpg") %>% # Busca a imagem na internet image_scale("350") %>% # Modifica o tamanho da imagem para 350 image_annotate(" Que pena, não foi dessa vez! \n Mais sorte na próxima! ", # Inlcui a frase na imagem size = 20, color = "blue", font="Comic Sans") # Em tamanho 20, cor azul, e fonte comic sans derrota.2 <- image_read( # Salva a imagem no objeto "derrota.2" "http://www.braian.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pedraxtesoura1.jpg") %>% # Busca a imagem na internet image_scale("350") %>% # Modifica o tamanho da imagem para 350 image_annotate(" Keep Calm \n and Carry on! ", # Inclui a frase na imagem size = 20, color = "white", font="Comic Sans", # Em tamanho 20, cor branco, e fonte comic sans boxcolor = "black", location = "+120+250") # Em caixa de texto com fundo preto no local 120 por 250 vitoria <- image_read( # Salva no objeto "vitoria" "https://cdn-images-1.medium.com/max/384/1*1rMVnfCZPbJh_AupNyem-w.jpeg") %>% # Busca a imagem na internet image_annotate("Parabéns! ", size = 30, color = "red", font="Comic Sans", # Anota a frase em tamanho 30, cor vermelha e fonte comic sans boxcolor = "pink", location = "+70+290") # com fundo da caixa de texto em pink e localização 70 por 290 vitoria.2 <- image_read( # Salva no objeto "vitoria.2" "https://ih1.redbubble.net/image.482463497.9377/flat,750x,075,f-pad,750x1000,f8f8f8.jpg") %>% # Busca a imagem na internet image_scale("350") %>% # Modifica o tamanho para 350 image_annotate("GG (Good Game!)", size = 40, color = "white", # Inclui a frase no tamanho 40 e em branco font="Comic Sans", location = "+30+290") # fonte comic sans na localização 30 por 290 #################################################################################################################################### # 5) Partida para "estilo 1 e 2": if(estilo == 1 | estilo == 2) # Para "estilo" igual a 1 e 2 { # É criado uma tabela de possíveis resultados if(estilo == 1) # Se "estilo" é igual a 1 { vet <- c("empate","ganha","perde","perde","empate", # Primeiro: organiza as informações da tabela de resultados em sequência "ganha","ganha","perde","empate") linhas <- c("pedra","papel","tesoura") # As linhas da matriz referem-se às opções do operador colunas <- c("pedra","papel","tesoura") # As colunas da matriz referem-se às opções do computador tab.resul <- matrix( data = vet, nrow = 3, ncol = 3, # Por fim, é gerada uma matriz com 3 linhas por 3 colunas, byrow = FALSE, # dimnames = list(linhas,colunas)) # denominadas pelos objetos "linhas" e "colunas" print(bem.vindo1) # Reproduz a imagem criada em "bem.vindo1" } if(estilo == 2) # Se o "estilo" é igual a 2 { vet <- c("empate","ganha","perde","ganha","perde", # Primeiro: organiza as informações da tabela de resultados em sequência "perde","empate","ganha", "perde","ganha", "ganha","perde","empate","ganha","perde", "perde","ganha","perde","empate","ganha", "ganha","perde","ganha","perde","empate") linhas <- c("pedra","papel","tesoura","spock","lagarto") # As linhas da matriz referem-se às opções do operador colunas <- c("pedra","papel","tesoura","spock","lagarto") # As colunas da matriz referem-se às opções do computador tab.resul <- matrix( data = vet, nrow = 5, ncol = 5, # Por fim, é gerada uma matriz com 3 linhas por 3 colunas, byrow = FALSE, # preenchida por ordem de colunas dimnames = list(linhas,colunas)) # denominadas pelos objetos "linhas" e "colunas" print(bem.vindo2) # Reproduz a imagem guardada em "bem.vindo2" } for(i in 1:n.partidas) # Criando o ciclo for() que vai do número 1 até "n.partidas" { if(interactive()) # Com o comando interativo verdadeiro { if(estilo == 1) # Para o "estilo" igual a 1 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA: -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" } else { # Ou repeat # Repete a sequencia de comandos abaixo: { cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n ")) # Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura")# Se a digitação for correta {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna,linha "i" de "partidas" break()}}}} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta # Sorteio do computador: arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" } if(estilo == 2) # Para o "estilo" igual a 2 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA: -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | # Se a digitação for correta arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto" ) {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" } else { # Ou repeat # Repete a sequencia de comandos abaixo: { cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n ")) # Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ")# Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") # Se a digitação for correta {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" break()}}}} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta # Sorteio do computador: arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura","spock","lagarto"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" } partidas[i,2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" # Comparando resultados: resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" } # Se o resultado for "empate", repete-se a operação da escolha interativa, do sorteio do computador e da procura do resultado: if(resultado == "empate") # Se "resultado" for igual a "empate" { repeat # Repete os comandos { cat(green$bold("DEU EMPATE! REPITA A JOGADA E ESCOLHA NOVAMENTE:\n ")) # Reproduz a mensagem em verde e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { if(estilo == 1) # Se "estilo" é igual a 1 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" } else { # Ou repeat{ # Repete os comandos cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n ")) # Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" break()}}}} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" partidas[i,2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" if(resultado != "empate") break() # Se "resultado" é diferente de "empate", quebra o ciclo de repetição } if(estilo == 2) # Se "estilo" é igual a 2 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA: -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ")# Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | # Se a digitação for correta arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto" ) {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" } else { # Ou repeat # Repete os comandos { cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n ")) # Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ")# Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | # Se a digitação for correta arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") {partidas[i,1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "i" de "partidas" break()}}}} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura", "spock","lagarto"), 1)# Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" partidas[i,2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" if(resultado != "empate") break()}}}} # Se "resultado" é diferente de "empate", quebra o ciclo de repetição # Se resultado for "ganha": if(resultado == "ganha") # Se "resultado" é igual a "ganha" { partidas[i,3] <- resultado # Guarda a palavra na 3ª coluna, linha "i" de "partidas" cat(cyan$bold("\nPARABÉNS! VOCÊ É O VENCEDOR!\n ")) # Mostra a frase em cor "cyan" e negrito tab.pontos[1,1] <- (tab.pontos[1,1]+1) # Acrescenta 1 ponto na 1ª coluna de "tab.pontos" print(sample(c(vitoria, vitoria.2),1)) # Reproduz aleatoriamente uma das imagens salvas em "vitoria" e "vitoria.2" } # Se o resultado for perde: if(resultado == "perde") # Se "resultado" é igual a "perde" { partidas[i,3] <- resultado # Guarda a palavra na 3ª coluna, linha "i" de "partidas" cat(magenta$bold("ESSA FOI POR POUCO... MAIS SORTE DA PRÓXIMA VEZ\n")) # Mostra a frase em cor magenta e negrito tab.pontos[1,2] <- (tab.pontos[1,2]+1) # Acrescenta 1 ponto na 2ª coluna de "tab.pontos" print(sample(c(derrota, derrota.2),1)) # Reproduz aleatoriamente uma das imagens salvas em "derrota" e "derrota.2" } # Quando a PONTUAÇÃO de "tab.pontos" for empatada e for o último jogo: if(i == n.partidas & tab.pontos[1,2] == tab.pontos[1,1]) # Se a PONTUAÇÃO de "tab.pontos" for empatada e for o último jogo { print(tab.pontos) # Mostra a "tab.pontos" print(partidas) # Mostra a "partidas" cat(green$bold("OS PONTOS FICARAM EMPATADOS, UMA PARTIDA DE DESEMPATE FOI ACRESCENTADA: ")) # Mostra a frase em gerde e netrito desempate <- matrix(NA, nrow = 1, ncol = 3) # Cria uma nova matriz com 1 linha e 3 colunas partidas <- rbind(partidas, desempate) # Acrescenta esta nova linha em "partidas" if(interactive()) # Repete-se todos os comandos acima para apenas uma partida { if(estilo == 1) # Se "estilo" é igual a 1 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" de "partidas" } else # Ou { repeat # Repete os comandos { cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n ")) # Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" de "partidas" break()} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta }}} arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" } if(estilo == 2) # Se "estilo" é igual a 2 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op" if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" # Se a digitação for correta | arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" de "partidas" } else # Ou { repeat # Repete os comandos { cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n "))# Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" # Se a digitação for correta | arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" de "partidas" break()} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta }}} # Sorteio do computador: arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura","spock","lagarto"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" } partidas[(n.partidas+1),2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" # Comparando resultados: resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" } # Se o resultado for empate, repete-se a operação da escolha interativa, o sorteio do computador e a procura do resultado: if(resultado == "empate") # Se "resultado" for igual a "empate" { repeat # Repete os comandos { cat(green$bold("DEU EMPATE! REPITA A JOGADA E ESCOLHA NOVAMENTE: ")) # Reproduz a mensagem em verde e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { if(estilo == 1) # Se "estilo" é igual a 1 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" de "partidas" } else # Ou { repeat{ # Repete os comandos cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n "))# Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura") # Se a digitação for correta {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" break()} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta }}} arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura"), 1) # Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" partidas[(n.partidas+1),2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" if(resultado != "empate") break() # Se "resultado" é diferente de "empate", quebra o ciclo de repetição } if(estilo == 2) # Se "estilo" é igual a 2 { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | # Se a digitação for correta arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" } else { repeat{ cat(red$bold("VOCÊ DIGITOU ALGO ERRADO, DIGITE NOVAMENTE:\n "))# Mostra a frase em vermelho e negrito if(interactive()) # Repete o comando interativo { arma.op <- readline("ESCOLHA SUA ARMA -- pedra/papel/tesoura/spock/lagarto: ") # Salva a resposta interativa no objeto "arma.op if(arma.op == "pedra" | arma.op == "papel" | arma.op == "tesoura" | # Se a digitação for correta arma.op == "spock" | arma.op == "lagarto") {partidas[(n.partidas+1),1] <- arma.op # Transfere o "arma.op" para 1ª coluna, linha "n.partidas+1" break()} # Finaliza o ciclo de repetição quando "arma.op" estiver correta }}} arma.comp <- sample(c("pedra","papel", "tesoura","spock","lagarto"), 1)# Sorteia aleatóriamente por 1 vez e salva no objeto "arma.comp" partidas[(n.partidas+1),2] <- arma.comp # Transfere "arma.comp" para a 2ª coluna, linha "i" de "partidas" resultado <- tab.resul[arma.op,arma.comp] # Procura os dois objetos na matriz "tab.resul" if(resultado != "empate") break() # Se "resultado" é diferente de "empate", quebra o ciclo de repetição }}}} # Se resultado for ganha: if(resultado == "ganha") { partidas[(n.partidas+1),3] <- resultado # Acrescenta a palavra à 3ª coluna, última linha da tabela "partidas" cat(cyan$bold("PARABÉNS! VOCÊ É O VENCEDOR!\n "))# Mostra a frase em cor "cyan" e negrito tab.pontos[1,1] <- (tab.pontos[1,1]+1) # Acrescenta 1 ponto na 1ª coluna de "tab.pontos" print(sample(c(vitoria, vitoria.2),1)) # Reproduz aleatoriamente uma das imagens salvas em "vitoria" e "vitoria.2" } # Se o resultado for perde: if(resultado == "perde") { partidas[(n.partidas+1),3] <- resultado # Acrescenta a palavra à 3ª coluna, última linha da tabela "partidas" cat(magenta$bold("ESSA FOI POR POUCO... MAIS SORTE DA PRÓXIMA VEZ\n")) # Mostra a frase em cor "magenta" e negrito tab.pontos[1,2] <- (tab.pontos[1,2]+1) # Acrescenta 1 ponto na 2ª coluna de "tab.pontos" print(sample(c(derrota, derrota.2),1)) # Reproduz aleatoriamente uma das imagens salvas em "derrota" e "derrota.2" } } cat(red("\n---- Tabela de pontos ----\n")) # Reproduz a mensagem em vermelho print (tab.pontos) # Mostra a tabela de pontos "tab.pontos" cat(red("\n---- Tabela de jogadas ----\n")) # Reproduz a mensagem em vermelho print(partidas) # Mostra a tabela de jogadas de "partidas" }}}