Tabela de conteúdos

Juliana Vendrami

ju.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas. Atualmente estou finalizando meu projeto de iniciação científica, cujo enfoque é a caracterização funcional de fragmentos do Planalto Paulista.

Meus Exercícios

julianav_1_f.r

julianav_2_f.r

julianav_3_f.r

julianav_4_f.r

julianav_5_f.r

julianav_6_f.r

julianav_9_p.r

Proposta de Trabalho Final

Plano A

A decomposição da serrapilheira é um processo importante em ecossistemas florestais, particularmente em florestas tropicais, onde os solos são pobres e a produtividade da vegetação depende em grande parte da reciclagem de nutrientes contidos na serrapilheira (Montagnini & Jordan, 2002).

Com base nisso, minha proposta é criar uma função para o cálculo da taxa de decomposição foliar que inclua a possibilidade de comparar taxas de lugares distintos.

[Montagnini, F., Jordan, C.F., 2002. Reciclagem de nutrientes. In: Guariguata, M. R. e Kattan, G. H. Ecología y conservación de bosques neotropicales. Cartago: Ediciones LUR. Cap. 8, p.167-191.]

Comentário

Precisa deixar mais claro qual o input e output da função, bem como quais serão os procedimentos que ela executará (p.ex. como ela calculará as taxas?). Assim como colocado, não temos com avaliar a dificuldade e viabilidade da proposta.

Alexandre Adalardo de Oliveira 2010/03/31 12:44

Plano A - Versão 2

1. O objeto de entrada na função será um data frame, sendo que as linhas corresponderão a massa remanescente do experimento de decomposição, enquanto que as colunas, os meses de exposição.

2. Para o cálculo da taxa de decomposição (k), os valores de massa remanescente serão transformados em log natural. Em seguida, cada linha referente de cada localidade terá seus dados transformados em um modelo linear. Os valores das inclinações das retas resultantes do modelo linear representam o k.

3. Para a comparação entre as localidades, as taxas de decomposição das mesmas serão utilizadas em um teste paramétrico (teste-t ou anova).

4. Os output seriam as taxas de decomposição de cada localidade e o sumário dos testes.

Plano B

Pensando…