Tabela de conteúdos

Arquivos de Apoio

Aqui a equipe da disciplina deixará arquivos para os alunos baixarem, à medida que forem necessários. Consulte sempre esta página.

Slides das Aulas

Códigos Apresentados em Aula

Arquivos de Dados utilizados na aula 3

Na aula sobre edição e leitura de dados no R utilizamos dois arquivos de dados, o primeiro em formato .xls

Utilizamos também dados de um trabalho em andamento sobre dinâmica de plantas no Planalto Paulista. Esse arquivo é aqui reproduzido parcialmente em formato .txt separado por vírgula para que possam repassar o código de aula.

Na aula de inferência estatística utilizamos duas funções, uma para simular um teste de diferenças das médias de dois grupos (disponível no tutorial da aula) e outra que simula amostras de tamanho diferente de um censo. Refiz a função para ela ter mais generalidade, podendo ser utilizada para qualquer conjunto de dados. O padrão é fazer amostra de um conjunto de dados teórico (10000 de uma normal padronizada). Para mudar é só designar outro objeto com dados no argumento censo. simula.amostra.aula.r

Tutoriais

Linques para a seção de tutoriais da apostila on line. Acessível também pela barra de navegação deste wiki, à esquerda.

Exercícios

Soluções dos Exercícios

Conjuntos de Dados

Outros

RCard

Reference card com principais funções indexadas por tipo de tarefa, disponivel no site oficial do R. Tenha sempre em mãos!

http://cran.r-project.org/doc/contrib/Short-refcard.pdf

Guia para o ESS

O aluno da turma de 2009 Daniel Caetano “Musgo” criou um guia muito bom para quem quer usar o ESS como editor de comandos do R.

Guia.pdf

Detalhes no tópico do bRog criado por ele: usando_o_ess_dica.

Para quem quiser utilizar o ESS, vale a pena dar uma olhada no site oficial do ESS, e baixar o cartão de referência, que contém todos os comandos válidos dentro de cada tipo de buffer associado ao ESS. Se você for usar o ESS, imprima este cartão e o tenha sempre em mãos!

http://ess.r-project.org/refcard.pdf

E se você achou interessante utilizar o GNU Emacs como editor de texto para propósitos variados, é interessante dar uma conferida no site oficial, onde você encontra o manual online do programa, entre outras coisas:

http://www.gnu.org/software/emacs/

Além disso, vale imprimir e guardar um cartão de referência, que contém os comandos básicos do Emacs. Há vários disponíveis na rede, que você pode encontrar buscando na nternet “emcas refcard”. Dois deles:

Guia para o Tinn-R

O Tinn-R é um editor de códigos de R para Windows. Ele é uma boa alternativa ao Rgui já que tem uma série de facilidades de destaques de elementos do script como: parênteses, funções, números, entre outros.

Este é um guia rápido de como encontrar, instalar e começar a usar o Tinn-R: Tinn-R

mais informações em: http://www.sciviews.org/Tinn-R/

Recursos na Rede

Distribuicoes de Probabilidade

A Vida, o universo e tudo mais

1)
Crawley, M. J. The R Book. New York: Wiley, 2007