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00_mini_curso:start

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00_mini_curso:start [2020/09/23 17:09]
adalardo code
00_mini_curso:start [2020/09/23 17:20]
adalardo link curso
Linha 1: Linha 1:
 ====== Mini Curso ====== ====== Mini Curso ======
-{{:​cursos:​ecor:​00_mini_curso:​computer-frustration-mutual-cartoon.jpg?​200 ​ |}}+{{:​00_mini_curso:​computer-frustration-mutual-cartoon.jpg?​200 ​ |}}
 O objetivo desse mini-curso((criado por  --- //​[[aleadalardo@gmail.com|Alexandre Adalardo de Oliveira]] 2015/10/05 // para o mini-curso da semana temática da biologia - IBUSP)) é apresentar aos alunos conceitos básicos sobre a linguagem e sua sintaxe. O objetivo desse mini-curso((criado por  --- //​[[aleadalardo@gmail.com|Alexandre Adalardo de Oliveira]] 2015/10/05 // para o mini-curso da semana temática da biologia - IBUSP)) é apresentar aos alunos conceitos básicos sobre a linguagem e sua sintaxe.
 Esse mini-curso foi estruturado para atividades de 8 horas, divididas em dois dias. O primeiro dia é centrado na lógica do ambiente de programação em linha de comando (CLI: Command Line Interface) e o segundo dia na utilização de ferramentas avançadas através da interface gráfica [[http://​www.rcommander.com/​|Rcommander]]. ​ Esse mini-curso foi estruturado para atividades de 8 horas, divididas em dois dias. O primeiro dia é centrado na lógica do ambiente de programação em linha de comando (CLI: Command Line Interface) e o segundo dia na utilização de ferramentas avançadas através da interface gráfica [[http://​www.rcommander.com/​|Rcommander]]. ​
Linha 10: Linha 10:
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
 //**__Aula Relâmpago__**//​ //**__Aula Relâmpago__**//​
-Há em nosso material algo que chamamos de [[cursos:​ecor:​01_curso_atual:​aularelampago| Aula Relâmpago]] que é parte das atividades preparatórias do curso integral. Sugerimos que faça essa atividade após finalizar esse mini curso.+Há em nosso material algo que chamamos de [[01_curso_atual:​aularelampago| Aula Relâmpago]] que é parte das atividades preparatórias do curso integral. Sugerimos que faça essa atividade após finalizar esse mini curso.
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 ====== O repositório ====== ====== O repositório ======
Linha 103: Linha 103:
 ---- ----
  
-{{page>cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​O Código é Tudo!}} ​+{{page>​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​O Código é Tudo!}} ​
  
 ---- ----
Linha 135: Linha 135:
 ---- ----
  
-{{page>cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​A Melhor Maneira de Executar o R no Windows}}+{{page>​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​A Melhor Maneira de Executar o R no Windows}}
  
 ---- ----
Linha 189: Linha 189:
 Para usar as ferramentas (geralmente ''​funções''​) de um pacote é preciso antes que ele esteja no seu computador instalado. Para isso usamos a função ''​install.packages()''​. Para usar um pacote instalado é necessário carregá-lo na sua sessão do R usando a função ''​library()''​. Para usar as ferramentas (geralmente ''​funções''​) de um pacote é preciso antes que ele esteja no seu computador instalado. Para isso usamos a função ''​install.packages()''​. Para usar um pacote instalado é necessário carregá-lo na sua sessão do R usando a função ''​library()''​.
    
-{{page>:​cursos:​ecor:​03_apostila:​02-entrada#​pacotes}}+{{page>:​03_apostila:​02-entrada#​pacotes}}
  
 ---- ----
Linha 233: Linha 233:
 </​code>​ </​code>​
  
-{{page> ​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial2:​start#​operacoes_com_vetores}}+{{page> 02_tutoriais:​tutorial2:​start#​operacoes_com_vetores}}
  
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Linha 331: Linha 331:
 Veja o código abaixo e veja se entende o que acontece: Veja o código abaixo e veja se entende o que acontece:
  
-{{page> ​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​classes_date}}+{{page> 02_tutoriais:​tutorial1:​start#​classes_date}}
   ​   ​
  
  
 numbers, integers, characters & as.Date numbers, integers, characters & as.Date
-{{page>​bie5782/​doku.php?​id=cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1:​start#​niveis_de_fatores}}+{{page>​bie5782/​doku.php?​id=02_tutoriais:​tutorial1:​start#​niveis_de_fatores}}
  
  
Linha 497: Linha 497:
  
   * Verifique os objetos presentes na sua área de trabalho usando a função ''​ls()'';​   * Verifique os objetos presentes na sua área de trabalho usando a função ''​ls()'';​
-  * Confirme que há o objeto chamado ''​pessoas'',​ caso não haja retorne ao tópico [[cursos:​ecor:​00_mini_curso:​start#​extraindo_e_modificando]] para recriá-lo;+  * Confirme que há o objeto chamado ''​pessoas'',​ caso não haja retorne ao tópico [[00_mini_curso:​start#​extraindo_e_modificando]] para recriá-lo;
   * salve o objeto com a função ''​save'',​ consulte o help para entender os argumentos:   * salve o objeto com a função ''​save'',​ consulte o help para entender os argumentos:
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 517: Linha 517:
   * salve todos os objetos da sua área de trabalho no arquivo ''​minicurso1.RData'';​   * salve todos os objetos da sua área de trabalho no arquivo ''​minicurso1.RData'';​
   * * remova todos os objetos da sua área de trabalho;   * * remova todos os objetos da sua área de trabalho;
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 rm(list = ls()) rm(list = ls())
 </​code>​ </​code>​
Linha 534: Linha 534:
 ===== Não se perca! ===== ===== Não se perca! =====
  
-{{:​cursos:​ecor:​00_mini_curso:​i-am-lost.jpg?​500|}}+{{:​00_mini_curso:​i-am-lost.jpg?​500|}}
  
  
Linha 556: Linha 556:
 Siga o script abaixo tentando entender cada passo, comente seu código, além dos comentários já incluídos para lembrar do que as funções fazem. Lembre-se **sempre olhe a documentação das funções no ** ''​help''​. Siga o script abaixo tentando entender cada passo, comente seu código, além dos comentários já incluídos para lembrar do que as funções fazem. Lembre-se **sempre olhe a documentação das funções no ** ''​help''​.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 #################​ #################​
 ## familia apply ## familia apply
Linha 589: Linha 589:
 As funções de auto nível são responsáveis pela estruturação básica de um gráfico, abrem o dispositivo de apresentação (a janela gráfica) e constroem os elementos básicos do gráfico. As funções subordinadas incluem elementos em um gráfico ativo. Veja a diferença rodando o código abaixo: As funções de auto nível são responsáveis pela estruturação básica de um gráfico, abrem o dispositivo de apresentação (a janela gráfica) e constroem os elementos básicos do gráfico. As funções subordinadas incluem elementos em um gráfico ativo. Veja a diferença rodando o código abaixo:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 #############################​ #############################​
 ## graficos ## graficos
Linha 614: Linha 614:
 Os parâmetros do dispositivo gráfico por sua vez muda a estrutura do dispositivo gráfico antes de abrí-lo. Deve ser usado antes rodar uma função gráfica de alto nível. Para interagir com os parâmetros gráficos utilizamos a função ''​par()''​. ​ Os parâmetros do dispositivo gráfico por sua vez muda a estrutura do dispositivo gráfico antes de abrí-lo. Deve ser usado antes rodar uma função gráfica de alto nível. Para interagir com os parâmetros gráficos utilizamos a função ''​par()''​. ​
 Veja o help dessa função: Veja o help dessa função:
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 ?par ?par
Linha 622: Linha 622:
 Vamos usar o código de um gráfico ((autoria de Cristina Banks)) para entender como elaborar um gráfico no R. Primeiro, vamos mudar os parâmetros do gráfico antes de iniciar, mudamos cada parâmetro em um linha para que possa buscar no help informações para  entender o que o parâmetro significa e completar os comentários em cada linha. Vamos usar o código de um gráfico ((autoria de Cristina Banks)) para entender como elaborar um gráfico no R. Primeiro, vamos mudar os parâmetros do gráfico antes de iniciar, mudamos cada parâmetro em um linha para que possa buscar no help informações para  entender o que o parâmetro significa e completar os comentários em cada linha.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 ########## dados ####################​ ########## dados ####################​
 riqueza <- c(15,​18,​22,​24,​25,​30,​31,​34,​37,​39,​41,​45) riqueza <- c(15,​18,​22,​24,​25,​30,​31,​34,​37,​39,​41,​45)
Linha 648: Linha 648:
 Comente as linhas. Comente as linhas.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 plot(riqueza~area,​ xlab="​Area (ha)", ylab="​Riqueza de especies\n de aves", cex=1.5, pch=16, ​ ylim=c(8, 50), xaxp=c(0,​100,​4),​ col="​firebrick3"​) plot(riqueza~area,​ xlab="​Area (ha)", ylab="​Riqueza de especies\n de aves", cex=1.5, pch=16, ​ ylim=c(8, 50), xaxp=c(0,​100,​4),​ col="​firebrick3"​)
 text(10,50, "​a",​ cex=1.8) text(10,50, "​a",​ cex=1.8)
Linha 664: Linha 664:
 Vamos utilizá-la para colocar uma legenda na janela ativa do gráfico. Vamos utilizá-la para colocar uma legenda na janela ativa do gráfico.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 xy <- locator(1) xy <- locator(1)
Linha 681: Linha 681:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 par(mar=c(5,​5,​0.5,​2)) par(mar=c(5,​5,​0.5,​2))
 par(bty="​l"​) par(bty="​l"​)
Linha 699: Linha 699:
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 ############################​ ############################​
00_mini_curso/start.txt · Última modificação: 2020/09/23 17:20 por adalardo