Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


01_curso_atual:pre_curso

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
01_curso_atual:pre_curso [2020/08/12 06:04]
127.0.0.1 edição externa
01_curso_atual:pre_curso [2020/09/12 09:42]
jennifer.auler [Fórum R Nabble]
Linha 25: Linha 25:
  
 Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.  ​ Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.  ​
-  * [[.:usoR]]+  ​ 
 +* [[.:usoR]]
  
  
 ===== WIKI ===== ===== WIKI =====
-<WRAP center round important 100%> +<WRAP center round alert 85%> 
-<WRAP center round box 60%> + 
-Essa atividade é obrigatória para todos os alunos do curso no IBUSP. ​CURSOS ​ministrados FORA DA USP NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI.+CURSOS ​À DISTÂNCIA ​NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI. ELA É OBRIGATÓRIA APENAS PARA OS CURSOS PRESENCIAIS NO IBUSP. 
 +\\ 
 +** NESSES CASOS EXPLORE AS PÁGINAS INICIAIS E O VIDEO QUE EXPLICAM O ESQUEMA DO CURSO A PARTIR DO LINK ABAIXO:** 
 + 
 +  * [[01_curso_atual:​start|Curso IBUSP - 2020]]
  
-</​WRAP>​ 
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 41: Linha 45:
 O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O //layout// é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo. O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O //layout// é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.
  
-A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação. ​+A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores, monitores ​e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação. ​
  
-Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para postar seus exercícios ​e apresentar o trabalho final da disciplina.  +Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para registrar sua participação na disciplina ​e apresentar o trabalho final da disciplina ​caso seja o caso.  
-No linque ​abaixo há um tutorial para o uso do wiki.+No link abaixo há um tutorial para o uso do wiki.
  
   * [[.:​usoWiki]]   * [[.:​usoWiki]]
Linha 61: Linha 65:
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
-{{:bie5782:​01_curso_atual:​wiki01.png?​600|}}+{{:​01_curso_atual:​wiki01.png?​600|}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
    
Linha 69: Linha 73:
 ===== Tutorial ===== ===== Tutorial =====
  
-Siga os tutoriais de //​Introdução ao R// do linque abaixo+Os tutoriais ​estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade preparatória há o tutorial ​de introdução à linguagem que foi dividido em duas partes que devem ser executadas antes do primeiro dia de aula: 
  
-  *[[bie5782:02_tutoriais:​tutorial1:​start]]+  *[[02_tutoriais:​tutorial1:​start]] 
 +  *[[02_tutoriais:​tutorial1b:​start|]]
  
  
  
-Dúvidas ​desse tutoriais serão discutidos ​na tarde do primeiro ​dia de aula. +Dúvidas ​desses ​tutoriais serão discutidos ​no nosso primeiro ​encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas ​pelo [[http://​bie5782.138098.n3.nabble.com/​|forum]] da disciplina!
-Mas mesmo antes você pode tirar suas dúvidas: use [[http://​bie5782.138098.n3.nabble.com/​|forum]] da disciplina!+
  
 ===== Exercícios ===== ===== Exercícios =====
  
-Durante o curso, vocês farão ​dois tipos de exercícios práticos. Alguns deles serão entregues através da wiki e corrigidos pelos monitores ao final do curso, e outros serão entregues pelo sistema ​de correção automática notaR. Nossa idéia ​ao desenvolver o notaR é que vocês recebam ​um retorno ​ágil sobre seus exercícios, ​mas respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver ​mesmo problema!+Durante o curso, vocês farão exercícios práticos ​em nossa plataforma ​de correção automática notaR. Nossa ideia ao desenvolver o notaR foi possibilitar ​um retorno ​imediato ​sobre seu desempenho nos exercícios,​ respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver ​um mesmo problema!
  
 Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja [[http://​www.lage.ib.usp.br/​notaR/​doku.php?​id=aluno|esta]] página de ajuda. Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja [[http://​www.lage.ib.usp.br/​notaR/​doku.php?​id=aluno|esta]] página de ajuda.
  
-Como parte das atividades preparatórias,​ faça os exercícios do linque abaixo+Como parte das atividades preparatórias,​ faça os exercícios do associados aos tutoriais introdutorios
  
-  *[[bie5782:01_curso_atual:​exercicios1|]]+  *[[01_curso_atual:​exercicios1|]] 
 +  *[[01_curso_atual:​exercicios1b|]]
  
-Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página [[bie5782:01_curso_atual:​alunos:​tabexe|]]. ​+Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página [[01_curso_atual:​alunos:​tabexe|]]. ​
  
 Entre no sistema notaR seguindo os linques nos exercícios 4 a 6 e resolva-os. Entre no sistema notaR seguindo os linques nos exercícios 4 a 6 e resolva-os.
Linha 98: Linha 104:
   * senha: ​ composição de **"​bie5782alunos"​** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: **bie5782alunos2017**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. ))    * senha: ​ composição de **"​bie5782alunos"​** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: **bie5782alunos2017**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) 
   * mude a senha após se logar pela primeira vez.   * mude a senha após se logar pela primeira vez.
-  * caso não consiga se logar, entre em contato com monitores ou professores.+  * caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaRtente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima.  
 +  * outros problemas ​entre em contato com monitores ou professores. ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 ====== Aula R-elâmpago ====== ====== Aula R-elâmpago ======
  
-Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de "Introdução ao R", mas precisavam de conhecimentos ​básicos ​para outras atividades, inclusive para outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades ​programadas. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte dessas ​dúvidas ​e passar alguns dos conhecimentos básicos de estatística necessários. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas ​ao longo do curso, ​pergunte durantes as aulas ou poste-as no fórum.+Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrigatória,​ apenas uma sugestão caso queira por a prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos ​rudimentares da linguagem ​para alguma atividade, inclusive para acompanhar ​outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades ​dessa aula. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte das dúvidas ​durante os tópicos que serão abordados Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas ​durante o curso, poste-as no fórum ​ou pergunte durante as atividades síncronas.
  
 ==== Objetivos e Metas ==== ==== Objetivos e Metas ====
01_curso_atual/pre_curso.txt · Última modificação: 2023/08/15 18:57 (edição externa)