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02_tutoriais:tutorial7:start

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02_tutoriais:tutorial7:start [2020/10/01 23:35]
adalardo [Simulando dados]
02_tutoriais:tutorial7:start [2020/10/02 18:26]
adalardo [7a. Regressão Linear Simples]
Linha 7: Linha 7:
  
 A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial. A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial.
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 +A videoaula gravada no google meet no dia 02 de outubro de 2020 está ao final do tutorial. Dê preferência para as videoaulas do curso de **Principios de Planejamento e Análise de Dados** que estão colocadas ao longo do tutorial. Eles tratam o tema de modelos lineares de forma mais sucinta e tiveram alguma edição. Desconsiderem nesses vídeos as referências à disciplina.
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 +
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
  
Linha 12: Linha 16:
  
 Os modelos lineares são uma generalização dos testes de hipótese clássicos mais simples. Uma regressão linear, por exemplo, só pode ser aplicada para dados em que tanto a variável preditora quanto a resposta são contínuas, enquanto uma análise de variância é utilizada quando a variável preditora é categórica. Os modelos lineares não têm essa limitação,​ podemos usar variáveis contínuas ou categóricas indistintamente. Os modelos lineares são uma generalização dos testes de hipótese clássicos mais simples. Uma regressão linear, por exemplo, só pode ser aplicada para dados em que tanto a variável preditora quanto a resposta são contínuas, enquanto uma análise de variância é utilizada quando a variável preditora é categórica. Os modelos lineares não têm essa limitação,​ podemos usar variáveis contínuas ou categóricas indistintamente.
-<WRAP center round box 40%>+<WRAP center round box 80%>
 __**Videoaula Modelo Linear I**__ __**Videoaula Modelo Linear I**__
 O vídeo é proveniente de outra disciplina, desconsidere qualquer referência a ela. O vídeo é proveniente de outra disciplina, desconsidere qualquer referência a ela.
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 {{youtube>​b4VgLr6loGE}} {{youtube>​b4VgLr6loGE}}
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-No quadro abaixo estão listados alguns dos testes clássicos frequentistas. Estes testes foram criados para diferentes naturezas de variáveis respostas e preditoras. Você já refletiu sobre a natureza das variáveis do seu estudo? Esse é um passo importante na tomada de decisão da análise adequada, assim como seu acoplamento com a hipótese ​do trabalho é fundamental!+No quadro abaixo estão listados alguns dos testes clássicos frequentistas. Estes testes foram criados para diferentes naturezas de variáveis respostas e preditoras. Você já refletiu sobre a natureza das variáveis do seu estudo? Esse é um passo importante na tomada de decisão da análise adequada, assim como seu acoplamento com a hipótese ​de trabalho é fundamental!
  
  
Linha 47: Linha 54:
  
  
-Parece complicado, mas é simples gerar dados aleatórios com essa estrutura do R. Vamos definir primeiro ​qual são os parâmetros que estão na nossa população,​ ou seja qual o valor de $\alpha$ e $\beta$ da relação entre ''​y''​ e ''​x''​ na população. Além disso, vamos definir também qual a variabilidade associada a essa relação, o nosso $\epsilon$.+Parece complicado, mas é simples gerar dados aleatórios com essa estrutura do R. Vamos definir primeiro ​quais são os parâmetros que estão na nossa população,​ ou seja qual o valor de $\alpha$ e $\beta$ da relação entre ''​y''​ e ''​x''​ na população. Além disso, vamos definir também qual a variabilidade associada a essa relação, o nosso $\epsilon$.
  
 $$ y = 5.3 + 0.12 x + N(0, 5) $$  $$ y = 5.3 + 0.12 x + N(0, 5) $$ 
  
  
-Antes de gerar os dados aleatórios,​ vamos utilizar uma ferramenta que define a raiz da semente aleatória que o R irá usar. Com isso, apesar dos dados gerados serem proveniente ​de uma amostra aleatória, todos que utilizarem a mesma semente terão os mesmo valores amostrados. Em seguida vamos criar uma sequência para representar a variável preditora ''​x''​ e a partir da relação acima, calcular o ''​y0'',​ que são os valores associados a essa relação determinística com ''​x''​ e também criar um vetor ''​res''​ que define a variabilidade do nossos dados:+Antes de gerar os dados aleatórios,​ vamos utilizar uma ferramenta que define a raiz da semente aleatória que o R irá usar. Com isso, apesar dos dados gerados serem provenientes ​de uma amostra aleatória, todos que utilizarem a mesma semente terão os mesmo valores amostrados. Em seguida vamos criar uma sequência para representar a variável preditora ''​x''​ ea partir da relação acima, calcular o ''​y0'',​ que são os valores associados a essa relação determinística com ''​x''​ e também criar um vetor ''​res''​ que define a variabilidade do nossos dados:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 69: Linha 76:
 <code rsplus> <code rsplus>
 par(mar = c(4, 4, 2, 2), cex.lab = 1.5, cex.axis = 1.5, las = 1, bty = "​n"​) par(mar = c(4, 4, 2, 2), cex.lab = 1.5, cex.axis = 1.5, las = 1, bty = "​n"​)
-plot(x1, y1, type = "​n",​ axes = FALSE, ann = FALSE, ylim = range(y1), xlim = range(x1))+plot(x1, y1, type = "​n",​ axes = FALSE, ann = FALSE, ylim = range(y1), xlim = range(x1))
 rect(par()$usr[1],​ par()$usr[3],​ par()$usr[2],​ par()$usr[4], ​ col = rgb(0, 0, 0, 0.15)) rect(par()$usr[1],​ par()$usr[3],​ par()$usr[2],​ par()$usr[4], ​ col = rgb(0, 0, 0, 0.15))
 axis(1) axis(1)
Linha 76: Linha 83:
 mtext(text = "​Variável resposta (y1)", side = 2, line = 3, cex = 1.5, las =0) mtext(text = "​Variável resposta (y1)", side = 2, line = 3, cex = 1.5, las =0)
 cores <- c(rgb(1, 0, 0, 0.3), rgb(0, 0, 1, 0.3)) cores <- c(rgb(1, 0, 0, 0.3), rgb(0, 0, 1, 0.3))
-points(x, y0, pch = 16, cex = 0.8, col = cores[1] ) +points(x1, y0, pch = 16, cex = 0.8, col = cores[1] ) 
-points(x, y1, pch = 19, col = cores[2])+points(x1, y1, pch = 19, col = cores[2])
 legend("​bottomright",​ legend = c("y0 = 10.3 + 0.12 x1", "y1 = y0 + N(0, 5)"), bty = "​n",​ col = cores, pch = 19) legend("​bottomright",​ legend = c("y0 = 10.3 + 0.12 x1", "y1 = y0 + N(0, 5)"), bty = "​n",​ col = cores, pch = 19)
 </​code>​ </​code>​
Linha 312: Linha 319:
  
   *1. Cria valores aleatórios de uma normal com média zero e desvio padrão igual a 5;   *1. Cria valores aleatórios de uma normal com média zero e desvio padrão igual a 5;
-  *2. Somo esses valores ao valor ''​y0 '',​ proveniente da relação ''​y ~ x''​ da população e cria os dados ''​ySim''; ​+  *2. Soma esses valores ao valor ''​y0 '',​ proveniente da relação ''​y ~ x''​ da população e cria os dados ''​ySim''; ​
   *3. Cria o modelo com o ''​ySim ~ x1'';​   *3. Cria o modelo com o ''​ySim ~ x1'';​
   *4. Guarda os coeficientes do modelo em ''​cSim'';​   *4. Guarda os coeficientes do modelo em ''​cSim'';​
Linha 426: Linha 433:
 ===== Tabela de Anova de uma Regressão ===== ===== Tabela de Anova de uma Regressão =====
  
-<WRAP center round box 60%>+<WRAP center round box 100%> 
 +<WRAP center round tip 80%> 
 +Video na disciplina de Princípios de Planejamento e Análise de Dados. Desconsidere qualquer referência à disciplina. O tema tratado é a partição de variação dos dados. ​
 {{youtube>​C4urUFRGDvo}} {{youtube>​C4urUFRGDvo}}
 +
 +</​WRAP>​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
02_tutoriais/tutorial7/start.txt · Última modificação: 2023/09/11 15:58 (edição externa)