Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


02_tutoriais:tutorial7:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
02_tutoriais:tutorial7:start [2020/10/02 18:12]
adalardo [Tabela de Anova de uma Regressão]
02_tutoriais:tutorial7:start [2023/09/11 15:58] (atual)
Linha 7: Linha 7:
  
 A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial. A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial.
 +<WRAP center round tip 60%>
 +A videoaula gravada no google meet no dia 02 de outubro de 2020 está ao final do tutorial. Dê preferência para as videoaulas do curso de **Principios de Planejamento e Análise de Dados** que estão colocadas ao longo do tutorial. Eles tratam o tema de modelos lineares de forma mais sucinta e tiveram alguma edição. Desconsiderem nesses vídeos as referências à disciplina.
 +</​WRAP>​
 +
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
  
Linha 203: Linha 207:
  
 Nossas estimativas parecem muito boas!  Nossas estimativas parecem muito boas! 
-Não precisamos fazer a simulação para fazer estimativas. A função ''​lm''​ faz isso para por nós.+Quando construímos modelos, não precisamos fazer a simulação para fazer estimativas, a função ''​lm''​ faz isso para nós.
  
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
Linha 216: Linha 220:
 lmxy01 <- lm(y1 ~ x1) lmxy01 <- lm(y1 ~ x1)
 class(lmxy01) class(lmxy01)
 +str(lmxy01)
 </​code> ​ </​code> ​
  
   ​   ​
-As funções extratoras ​como retiram do objeto ​do objeto de modelo (classe ''​lm''​) a informações solicitada. Vamos avaliar as principais informações que podem ser extraídas de um modelo.+O objeto de modelo é bastante complexo. Para acessar as informações utilizamos as funções extratoras ​que retiram do objeto ​as informações solicitadas,​ por exemplo, a classe ​em  ​''​class(lmxy1)''​. Vamos avaliar as principais informações que podem ser extraídas de um objeto de modelo ​da classe ''​lm''​.
  
  
Linha 356: Linha 361:
  
  
-Apesar de nossa primeira estimativa dos parâmetros ter sido muito boa, poderíamos ter feito uma amostra com valores mais diferentes. Não é depressível ​a chance de nossa amostra gerar valores de intercepto menores que ''​8''​ ou de inclinação maiores que ''​0.14''​. Essa imprecisão associada a estimativa dos parâmetros é o <wrap em>erro padrão</​wrap>​. O erro padrão é o desvio padrão dessa distribuição de valores das estimativas se pudéssemos refazer a amostra muitas vezes na população,​ como acabamos de fazer com a nossa simulação!+Apesar de nossa primeira estimativa dos parâmetros ter sido muito boa, poderíamos ter feito uma amostra com valores mais diferentes. Não é desprezível ​a chance de nossa amostra gerar valores de intercepto menores que ''​8''​ ou de inclinação maiores que ''​0.14''​. Essa imprecisão associada a estimativa dos parâmetros é o <wrap em>erro padrão</​wrap>​. O erro padrão é o desvio padrão dessa distribuição de valores das estimativas se pudéssemos refazer a amostra muitas vezes na população,​ como acabamos de fazer com a nossa simulação!
  
 Vamos calcular o desvio padrão dos múltiplos experimentos:​ Vamos calcular o desvio padrão dos múltiplos experimentos:​
Linha 522: Linha 527:
 ==== R² Ajustado ==== ==== R² Ajustado ====
  
-O R² ajustado ​é um ajuste ​relacionado a uma maior precisão ​relativa ao R² da população. Existem vários tipos de ajustes, no caso do ''​summary''​ de um objeto ''​lm''​ a formula é:+O R² ajustado ​está relacionado a uma maior precisão ​na estimativa do , que depende do tamanho amostral. Existem vários tipos de ajustes, no caso do ''​summary''​ de um objeto ''​lm''​ a formula é:
  
 $$R^{2}_{adj} = 1 - (1- R^2) \frac{n - 1}{n - p - 1}$$ $$R^{2}_{adj} = 1 - (1- R^2) \frac{n - 1}{n - p - 1}$$
Linha 531: Linha 536:
 </​code>​ </​code>​
  
-Com os R², R² ajustado e o teste da partição da variação da tabela da função ''​anova'',​ fechamos o ''​summary''​ do modelo linear simples. Novamente, reconheça ​esses valores ​e interprete os valores:+Com os R², R² ajustado e o teste da partição da variação da tabela da função ''​anova'',​ fechamos o ''​summary''​ do modelo linear simples. Novamente, reconheça e interprete os valores:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 856: Linha 861:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<WRAP center round box 100%>
 +Aula síncrona da disciplina no google meet, gravada em 01 de outubro de 2020. Nela abordo a construção e interpretação de modelos lineares simples no ambiente de programação R, focando no resumo (''​summary''​) com as principais informações do modelo. Uma bom entendimento do resumo do modelo é essencial para interpretação correta do resultado. Veja curso completo em:
 +http://​ecor.ib.usp.br
 +<WRAP center round tip 80%>
 +{{youtube>​VRrJ487k5qY}}
 +</​WRAP>​
 +
 +</​WRAP>​
  
  
02_tutoriais/tutorial7/start.1601673131.txt.gz · Última modificação: 2020/10/02 18:12 por adalardo