Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


02_tutoriais:tutorial9:start

Essa é uma revisão anterior do documento!


8. Reamostragem e Simulação

Os métodos de Monte Carlo são procedimentos de simulação computacional para soluções de problemas complexos. Eles são utilizados em principalmente três campos da matemática: otimização, integração numérica e aleatorização de amostras de funções probabilísticas. Aqui vamos focar em sua base mais simples: a aleatorização ou permutação para gerar distribuições probabilísticas do cenário nulo e calcular a probabilidade do resultado obtido ter sido gerado pelo acaso e/ou calcular o intervalos de confiança de alguma estatística de interesse. Especificamente para o testes de hipótese por aleatorização ou randomização dos dados, temos ao menos as seguintes etapas:

  1. Definir a estatística de interesse (EI)
  2. Calcular a estatística de interesse a partir dos dados
  3. Estabelecer o cenário nulo
  4. Simular cenário nulo
  5. Calcular a EI no cenário nulo (pseudovalor)
  6. Produzir a distribuição dos pseudovalores
  7. Posicionar a EI observada na distribuição dos pseudovalores
  8. Calcular o p-valor

Para esses testes iremos precisar apenas de duas instrumentações poderosas que já utilizamos em outros tópicos da linguagem R: a função sample() e controle de fluxo com ciclos de iteração usando o for().

Função sample

A função sample() amostra aleatoriamente elementos de um objeto x. Se não utilizarmos nenhum argumento, a função irá embaralhar os elementos do objeto, ou seja, montar um vetor de mesmo tamanho com os elementos alocados aleatoriamente. Para montar vetores de tamanhos diferentes do original precisamos indicar o tamanho do vetor resultado com o argumento size. Quando colocamos o argumento replace = TRUE os elementos do vetor x são amostrados com reposição, ou seja, podem ser amostrados mais do que uma vez, sendo que no padrão FALSE, cada elemento pode ser amostrado apenas um vez. Por fim, o argumento prob recebe um vetor de valores de mesmo tamanho que x e que definem a probabilidade de amostrar cada elemento do vetor original. Por exemplo, prob = c(0.5, 1, 1.5, 2), significa que o elemento x[4] tem o dobro de probabilidade de ser amostrado do que x[2] e quatro vezes mais que o x[1].

Vamos criar um vetor a partir do objeto LETTERS, com letras de “A” a “J” e aplicar a função sample nele.

vetor <- rep(LETTERS[1:10])
vetor
sample(vetor)
sample(vetor, replace = TRUE)
sample(vetor, 40, replace = TRUE)
sample(vetor, prob = c(0.1,0.2,0.05,0.05,0.2,0.1,0.05,0.05,0.1,0.1),replace=TRUE)
sample(vetor, prob = c(1,2,0.5,0.5,2,1,0.5,0.5,1,1), replace = TRUE) 

Revisitando o teste de hipótese

Agora vamos revisitar os dados de Chacal Dourado e a pergunta se há diferença no tamanho de mandíbulas entre machos e fêmeas, onde exemplificamos o teste de hipótese no 6a. Teste de Hipótese.

macho=c(120,107,110,116, 114, 111, 113,117,114,112)
femea=c(110,111,107, 108,110,105,107,106,111,111)
macho
femea
sexo=rep(c("macho", "femea"), each=10)
sexo 
mf=c(macho,femea)
mf
macho.m=mean(macho)
macho.m
femea.m=mean(femea)
femea.m
macho.m-femea.m
dif.mf=diff(tapply(mf,sexo,mean))
dif.mf

PERGUNTAS:

  • Essa diferença entre as médias é significativa?
  • Qual minha incerteza ao afirmar que essas médias são diferentes?

Se a variação encontrada é devido à variações não relacionadas ao sexo, é possível gerar essa diferença permutando os dados. Caso isso seja verdade encontraremos frequentemente diferenças iguais ou maiores que a observada.

No código abaixo estamos aleatorizando o vetor mf em relação ao vetor sexo e calculando a estatística de interesse novamente a partir dessa simulação, e gerando o pesudovalor em seguida. Repetimos esse procedimento algumas vezes:

s1.mf=sample(mf)
s1.mf
diff(tapply(s1.mf,sexo,mean))
##+1
s2.mf=sample(mf)
s2.mf
diff(tapply(s2.mf,sexo,mean))
##+2
diff(tapply(sample(mf),sexo,mean))
##+3
diff(tapply(sample(mf),sexo,mean))
##+1000
### e agora? fazer na mão 1000 vezes? ###

Criando ciclos de eventos

Para repetir esse procedimento muitas vezes utilizamos um controle de fluxo com a função for(), que tem a seguinte estrutura:

Ciclos de iteração

for(var in seq)
{
 
}

Onde:

  • var é o nome sintético para uma variável
  • seq vetor de valores que será assumido por var
  • {} expressões de procedimentos a serem repetidos

Antes de iniciar os ciclos de iteração é desejável criar o objeto que irá armazenar os resultados de cada ciclo. Note que no caso abaixo criamos o objeto result e incluímos na sua primeira posição o valor de diferença observada entre os tamanhos médios de mandibulas de machos e fêmeas. Note também que, a variável de iteração vai assumir os valores de 2 a 1000 nos ciclos.

result <- rep(NA, 1000)
result[1] <- diff(tapply(mf, sexo, mean))
for(i in 2:1000)
	{
	dif.dados <- diff(tapply(sample(mf), sexo, mean))
	result[i] <- dif.dados
	}

Um primeiro passo é fazer um gráfico com esse vetor de resultados:

hist(result)
abline(v = result[1], col = "red")
abline(v = result[1]*-1, col = "red")

Cálculo do P

Duas perguntas distintas podem ser colocadas nesse teste de hipótese. Se há diferença entre os tamanhos ou se um tamanho é maior (menor) que outro, como já vimos no teste de hipótese.

Para o cálculo do p-valor da afirmação que há diferença temos:

bicaudal=sum(result>=result[1]| result<=(result[1]*-1))
bicaudal
length(result)
p.bi=bicaudal/length(result)
p.bi

Para se os machos são maiores que as fêmeas:

unicaudal=sum(result>=result[1])
unicaudal
p.uni=unicaudal/length(result)
p.uni

Simula T

No tutorial de 6a. Teste de Hipótese também utilizamos uma função que automatiza esse teste de hipótese por simulação chamada simulaT. Para relembrar, baixe a função e refaça o teste:

x11(width = 10, height = 10)
source("simulaT.r")
simulaT(macho, femea, teste = "maior", anima = TRUE)

As funções não precisam ser consideradas procedimento abstrato no qual não temos acesso. Uma função similar a essa foi criada durante a aula no curso de 2012, com o código que aprenderam neste tópico. Abra o arquivo da função em um editor de texto e reconheça todos os comando que estão nas linhas de código da função. Na próxima aula iremos entender como incorporar um procedimento em uma função. O primeiro passo é saber executar o procedimento em linhas de código, como fizemos no início do tutorial.

Bootstrap

Bootstrap é outro método de simulação computacional para calcular a imprecisão associada a uma estimativa da população estatística. O procedimento é bastante simples, amostramos com reposição o mesmo número de elementos do vetor de dados e recalculamos a estimativa de interesse. Baseado na premissa que nossa amostra é representativa da nossa população estatística, conseguimos calcular os intervalos de confiança das estimativas.

No exemplo abaixo utilizaremos os mesmos dados anteriores para exemplificar o procedimento bootstrap para calcular o intervalo de confiança da média dos machos do chacal dourado.

Primeiro vamos ver novamente esses dados e sua média:

macho
macho.m

Agora, fazemos um aleatorização deste vetor e calcular novamente a média:

mean(sample(macho))

Essa média não é diferente da anterior, porque mudar a posição dos valores não afeta a estimativa da média. No entanto, se usarmos uma reamostragem com reposição (amostrar um valor e depois retorná-lo, antes de amostrar o próximo), permite que os valores já amostrados apareçam novamente na nova amostra. Vamos fazê-lo:

smacho <- sample(macho, replace = TRUE)
mean(smacho)
mean(sample(macho, replace = TRUE))
mean(sample(macho, replace = TRUE))

Perceba que as últimas linhas de comando produzem valores diferentes apesar de serem as mesmas. Esse processo é similar ao que usamos para fazer amostras de uma distribuição conhecida com o rnorm() e rpois(), só que agora os valores passíveis de serem amostrados são apenas aqueles presentes nos nossos dados. Se repetirmos esse procedimento muitas vezes e guardarmos os resultados de cada simulação de amostras com reposição, teremos um conjunto de pseudo-valores que representam a distribuição do nosso parâmetro e portanto, podemos calcular o intervalo de confiança que desejarmos a partir dessa distribuição. Como repetimos uma operação muitas vezes no R? Usando novamente os ciclos produzidos pela função for(… in …), vamos fazer então 100 simulações:

nsim <- 100
resulta <- rep(NA,nsim)
for(i in 1:nsim)
 {
  resulta[i] <- mean(sample(macho, replace = TRUE))
 }
resulta

Agora precisamos calcular o intervalo de confiança, chamado intervalo bootstrap, para o limite que interessa (95%, 99%…). Vamos calcular para um intervalo de 90%. Uma forma de faze-lo é ordenando os valores e olhado quais valores estão nos extremos com 5% de cada lado.

sort(resulta)
sort(resulta)[6] ## o valore que deixa as 5 menores de fora
sort(resulta)[95] ## o valore que deixa os 5 maiores de fora

Podemos também usar a função quantile() definindo os quantis de interesse:

quantile(resulta, prob=c(0.05, 0.95))

Definitivamente, fazer só 100 simulações, não parece adequado. Existem muitos arranjos possíveis de 10 elementos reamostrados com reposição1). Refaça o código com 1000 (mil) iterações e recalcule o intervalo.

Tesourinha e a deriva continental

Para fechar nosso tutorial vamos reproduzir uma análise mais complexa, que foi publicada em um artigo na Nature em 1966 (Geographical Distribution of the Dermaptera and the Continental Drift Hypothesis) e descrita no primeiro capítulo do livro do Manly sobre permutação. A ideia era verificar se a ocorrência de tesourinhas (Dermaptera) estava mais correlacionada com a distribuição dos continentes atual ou antes da deriva continental. A informação de interesse é a correlação da ocorrência de tesourinha entre diferentes regiões biogeográficas: Eurasia, África, Madagascar, Oriente, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul e América do Norte. Valores positivos próximos a 1 representam composições de comunidades muito parecidas, valores próximos a -1 representam composição muito distintas. Vamos reconstruir essa matriz no objeto data.coef:

data.coef<-matrix(c(NA, .30, .14, .23, .30, -0.04, 0.02, -0.09, NA, NA, .50,.50, .40, 0.04, 0.09, -0.06, NA, NA, NA, .54, .50, .11, .14, 0.05, rep(NA, 4), .61, .03,-.16, -.16, rep(NA, 5), .15, .11, .03, rep(NA, 6), .14, -.06, rep(NA, 7), 0.36, rep(NA, 8)), nrow=8, ncol=8)
rownames(data.coef) <- c("Eur_Asia", "Africa", "Madag", "Orient", "Austr", "NewZea", "SoutAm", "NortAm")
colnames(data.coef) <- c("Eur_Asia", "Africa", "Madag", "Orient", "Austr", "NewZea", "SoutAm", "NortAm")
data.coef

Foram usadas nesse estudo outras duas matrizes de distância, a primeira representando o número de eventos de dispersão de longas distâncias necessários para a conexão de populações na configuração atual dos continentes e a outra na configuração antes da deriva continental, entre as mesmas regiões biogeográficas.

dist.atual<-matrix(c(NA,1,2,1,2,3,2,1, NA, NA, 1,2,3,4,3,2, NA, NA, NA,3,4,5,4,3, rep(NA, 4),1,2,3,2, rep(NA, 5), 1,4,3, rep(NA, 6), 5,4, rep(NA, 7), 1, rep(NA, 8)), nrow=8, ncol=8)
dist.atual
dist.deriva<- matrix(c(NA,1,2,1,2,3,2,1, NA, NA, 1,1,1,2,1,2, NA, NA, NA,1,1,2,2,3, rep(NA, 4),1,2,2,2, rep(NA, 5), 1,2,3, rep(NA, 6), 3,4, rep(NA, 7), 1,  rep(NA, 8)), nrow=8, ncol=8)
# colocando nomes nas matrizes
rownames(dist.atual) <- colnames(dist.atual)<- c("Eur_Asia", "Africa", "Madag", "Orient", "Austr", "NewZea", "SoutAm", "NortAm")
 
colnames(dist.deriva)<- rownames(dist.deriva)<-  c("Eur_Asia", "Africa", "Madag", "Orient", "Austr", "NewZea", "SoutAm", "NortAm")
# olhando as matrizes
dist.atual
dist.deriva

A primeira parte da análise dos dados é calcular a correlação entre a matriz de similaridade taxonômica e de eventos de dispersão (atual e antes da deriva). Para isso, calculamos o coeficiente de correlação de Pearson entre as matrizes. Esse valor irá nos dizer se duas matrizes estão correlacionadas. A correlação pode ser positiva (até +1) se variações nos elementos de uma matriz levam a variações na mesma direção dos elementos correspondentes na outra , negativa quando em direção contrária (até -1), ou podem ser não relacionadas(0).

$$ r = \frac{\sum_1^n (x_i - \bar{x})(y_i - \bar{y})}{\sqrt{\sum_1^n{(x_i-\bar{x})^2}}\sqrt{\sum_1^n{(y_i-\bar{y})^2}}}$$

cor12<-cor(as.vector(data.coef), as.vector(dist.atual), use="complete.obs")
cor13<-cor(as.vector(data.coef), as.vector(dist.deriva), use="complete.obs")
cor12 ## correlação com a distancia atual
cor13 ## correlação com a distancia antes da deriva

Ambos os valores de correlação estão nos dizendo que, quanto maior a distância geográfica mais diferente é a composição de espécies de tesourinha. Além disso, que a correlação com as distâncias antes da deriva é mais forte. No caso, valores maiores em módulo, já que a relação é de correlação negativa (aumento da distância diminui a similaridade florística).

Agora vamos calcular se esse valores de correlação poderiam ser atribuídos ao acaso. Para isso, vamos fazer a permutação de uma das matrizes e calcular o coeficientes de Pearson, após essa permutação. A permutação é simples, vamos mudar as colunas e linhas de lugares de maneira a aleatorizar os valores, mas manter a estrutura subjacente ao dados. Uma maneira de fazer é:

data.sim<-data.coef # copia da matriz que será aleatorizada
data.sim 
 
# preenchendo o triangulo superior da matriz com os dados correspondentes do triangulo inferior
data.sim[upper.tri(data.sim)] <- t(data.coef)[(upper.tri(data.coef))] 
 
data.sim # olhando a matriz
data.sim[8:1, 8:1] # uma matriz baguncada mas que mantem certa estrutura
sim.pos<-sample(1:8) # posicoes permutadas 
sim.pos
data.sim<-data.sim[sim.pos, sim.pos] # aqui uma matriz verdadeiramente permutada
cor12.sim<-cor(as.vector(data.sim), as.vector(dist.atual), use="pairwise.complete.obs")
cor13.sim<-cor(as.vector(data.sim), as.vector(dist.deriva), use="pairwise.complete.obs")
cor12.sim 
cor13.sim
cor12 ## correlação observada com a distancia atual
cor13 ## correlação observada com a distancia antes da deriva

Para reproduzir muitas vezes o procedimento acima, vamos colocá-lo dentro de um ciclo de iteração, não sem antes criar o objeto para guardar todos os valores que queremos.

res.cor=data.frame(sim12=rep(NA, 5000), sim13=rep(NA,5000))
str(res.cor)
res.cor[1,]<-c(cor12, cor13)
str(res.cor)
for(s in 2:5000)
    {
        sim.pos<-sample(1:8)
        data.sim<-data.sim[sim.pos, sim.pos]
        res.cor[s,1]<-cor(as.vector(data.sim), as.vector(dist.atual), use="pairwise.complete.obs")
        res.cor[s,2]<-cor(as.vector(data.sim), as.vector(dist.deriva), use="pairwise.complete.obs")
    }

Por fim, vamos avaliar os resultados e calcular o p-valor:

str(res.cor)
par(mfrow=c(2,1))
hist(res.cor[,1])
abline(v=res.cor[1,1], col="red")
hist(res.cor[,2])
abline(v=res.cor[1,2], col="red")
#### calculando o P ###########
p12=sum(res.cor[,1]<= res.cor[1,1])/(dim(res.cor)[1])
p12
p13=sum(res.cor[,2]<= res.cor[1,2])/(dim(res.cor)[1])
p13

Um fase muito importante é a interpretação dos resultados de testes como esse, que não está no escopo deste curso. De qualquer forma, consegue imaginar a conclusão do artigo para esse resultado?

Para saber mais

Veja a aba da apostila deste mesmo tópico. Ali apresentamos outros conceitos. Dois livros são muito importantes e lançaram as bases das análises de Monte Carlo na ecologia:

  • Manly B. F. J., 1997 Randomization, bootstrap and Monte Carlo methods in biology. 2nd Ed., Chapman and Hall, London
  • GOTELLI, N. J. & G. R. GRAVES. 1996. Null models in ecology. Washington and London, Smithsonian Institution Press

Caso tenham interesse pelo assunto sugiro iniciar por eles. O livro do Gotelli está esgotado, mas o autor disponibiliza o PDF em seu site.

1)
se não estou equivocado o número de arranjos é 10¹⁰, mas como no nosso cálculo a ordem dos elementos não importa, esse número é efetivamente menor
02_tutoriais/tutorial9/start.1655846957.txt.gz · Última modificação: 2022/06/21 18:29 por adalardo