Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


04_restrita:material2010:start

Arquivos de Apoio - Versão 2010

Aqui a equipe da disciplina deixará arquivos para os alunos baixarem, à medida que forem necessários. Consulte sempre esta página.

Slides das Aulas

Códigos Apresentados em Aula

Arquivos de Dados utilizados na aula 3

Na aula sobre edição e leitura de dados no R utilizamos dois arquivos de dados, o primeiro em formato .xls

Utilizamos também dados de um trabalho em andamento sobre dinâmica de plantas no Planalto Paulista. Esse arquivo é aqui reproduzido parcialmente em formato .txt separado por vírgula para que possam repassar o código de aula.

Na aula de inferência estatística utilizamos duas funções, uma para simular um teste de diferenças das médias de dois grupos (disponível no tutorial da aula) e outra que simula amostras de tamanho diferente de um censo. Refiz a função para ela ter mais generalidade, podendo ser utilizada para qualquer conjunto de dados. O padrão é fazer amostra de um conjunto de dados teórico (10000 de uma normal padronizada). Para mudar é só designar outro objeto com dados no argumento censo. simula.amostra.aula.r

Tutoriais

Exercícios

Soluções dos Exercícios

Conjuntos de Dados

Outros

RCard

Reference card com principais funções indexadas por tipo de tarefa, disponivel no site oficial do R. Tenha sempre em mãos!

http://cran.r-project.org/doc/contrib/Short-refcard.pdf

Guia para o ESS

O aluno da turma de 2009 e monitor da turma de 2011 Daniel Caetano “Musgo” criou um guia muito bom para quem quer usar o ESS como editor de comandos do R.

Guia.pdf

Detalhes no tópico do bRog criado por ele: usando_o_ess_dica.

Para quem quiser utilizar o ESS, vale a pena dar uma olhada no site oficial do ESS, e baixar o cartão de referência, que contém todos os comandos válidos dentro de cada tipo de buffer associado ao ESS. Se você for usar o ESS, imprima este cartão e o tenha sempre em mãos!

http://ess.r-project.org/refcard.pdf

E se você achou interessante utilizar o GNU Emacs como editor de texto para propósitos variados, é interessante dar uma conferida no site oficial, onde você encontra o manual online do programa, entre outras coisas:

http://www.gnu.org/software/emacs/

Além disso, vale imprimir e guardar um cartão de referência, que contém os comandos básicos do Emacs. Há vários disponíveis na rede, que você pode encontrar buscando na nternet “emcas refcard”. Dois deles:

Guia para o Tinn-R

O Tinn-R é um editor de códigos de R para Windows. Ele é uma boa alternativa ao Rgui já que tem uma série de facilidades de destaques de elementos do script como: parênteses, funções, números, entre outros.

Este é um guia rápido de como encontrar, instalar e começar a usar o Tinn-R: Tinn-R

mais informações em: http://www.sciviews.org/Tinn-R/

Recursos na Rede

Distribuicoes de Probabilidade

  • Página da disciplina “Modelagem estatística em Ecologia e Recursos Naturais” (vários tutoriais sobre modelos probabilísticos).

A Vida, o universo e tudo mais

1)
Crawley, M. J. The R Book. New York: Wiley, 2007
04_restrita/material2010/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)