Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:alunos2012:alunos:trabalho_final:maianapit:start

Maiana Albuquerque Pitombo

foto.jpg

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia.

Meus Exercícios

Link para a página com os meus exercícios resolvidos exec

Proposta de Trabalho Final

Plano A - Modelos de altruísmo

Sober e Wilson (1998)¹ desenvolveram um modelo matemático para a evolução do altruísmo, segundo o qual os grupos são operados pela seleção natural. No presente projeto, a intenção é verificar problemas matemáticos aparentemente associados ao modelo proposto por Sober e Wilson (1998)¹ para a evolução do altruísmo por seleção de grupo, através do desenvolvimento de algorítimos de função para fitness, tamanho populacional e frequências.

¹ Sober, E., and Wilson, D.S. (1998). Unto Others: The Evolution and Psychology of Unselfish Behavior. Cambridge: Harvard University Press

Plano B - Modelagem Ecológica

Visando a modelagem ecológica do ecossistema Caatinga, penso em definir os limites do ecossistema na região de interesse, selecionar as variáveis que pretendo simular (distribuição geográfica de espécies, endemismo, ocorrências de espécies ameaçadas, etc.), os fatores responsáveis (desmatamento, desertificação, etc.), e elaborar um modelo matemático de distribuição geográfica potencial de espécies e das relações entre variáveis e em função do tempo, com dados secundários (mapas de unidades de conservação, mapas climáticos, imagens de satélites, etc.), para tentar responder se o percentual obrigatório de preservação desse ecossistema estabelecido pela legislação existente é suficiente pra proteção da sua biodiversidade. Após a construção do modelo e findada a disciplina, pretendo efetuar a simulação e comparação dos resultados com dados coletados em campo para calibração e validação do modelo, visando a construção de cenários de vulnerabilidade ambiental, com o objetivo de estabelecer áreas prioritárias para conservação. A idéia é utilizar pacotes para análise espacial de dados, como o R-sig-Geo.

Comentários

As duas propostas parecem muito amplas e ambiciosas para o pouco tempo que você terá. Claro, isto depende do quão inteirada você já está dos procedimentos que irá implementar com a função. Mas mesmo que já esteja, pense em uma meta simples e outras mais complicadas, caso cumpra a simples.

Além disso, as duas propostas ainda estão muito vagas quanto à implementação. Os objetivos gerais estão definidos, mas não ficou claro para mim exatamente o que cada função fará, ou como isto vai ajudar você a resolver as questões propostas.

Considere sempre funções que sejam de uso mais geral, e antes de começar defina claramente as entradas e saídas da função.

05_curso_antigo/alunos2012/alunos/trabalho_final/maianapit/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)