Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2016:alunos:trabalho_final:karina.tisovec:prop_b_ka

Pense o que eu penso

Introdução

Dentro das ciências sociais uma das grandes questões é tentar entender como as pessoas constroem suas visões de mundo, opiniões e atitudes. É de se imaginar que a atitude de um indivíduo pode ser muito influenciada pelo resto da sociedade, especialmente por pessoas conhecidas que estejam dentro do seu círculo de relacionamentos e cujos vínculos de relação sejam maiores (e.g. parentes, vizinhos, amigos).

Descrição

Essa função irá transformar a matriz de relações fornecida em uma matriz com cores e acresentar em cada célula o valor do conceito pessoal (e.g. atitude, time de futebol, religião, estilo de música) e também fará isso para uma matriz de distância geográfica, calculada a partir de vetores com as coordenadas das residências de cada morador entrevistado. Além disso, retornará os valores para testes de autocorrelação espacial como o Índice de Moran I e Geary C.

Argumentos

(x, y, conceito pessoal, relação, mat=“both”)

x e y- vetores com as coordenadas geográficas de cada casa.

relação- uma matriz da medida quantitativa de relação entre duas pessoas (ex: quantas dias no mês você conversa com “fulano”, lê posts daquele indivíduo).

conceito pessoal- um vetor com o valor que representa o conceito pessoal da pessoa sobre determinada questão.

mat- “geo” para retornar apenas a matriz geográfica, “rel” para retornar apenas a matriz de relacionamentos, “both” para retornar as duas (default).

Input

Uma lista com vetores das coordenadas geográficas das residências, o valor do conceito pessoal e uma matriz das relações entre os individuos entrevistados.

Output

Plots de uma ou duas matrizes com n linhas e colunas representando os indivíduos, cujas células terão cores que representam as distâncias de relacionamento e geográficas e os valores representarão o conceito pessoal. Também serão apresentados os valores dos índices de autocorrelação espacial.

Não consegui entender a descrição. O que significa a “matriz com cores”? Não está muito claro qual o objetivo principal dessa função. Se o objetivo é apresentar a correlação de espaço ou proximidade pessoal com proximidade do conceito pessoal, seria interessante mostrar isso de forma gráfica. Como você pretende fazer isso?

—-Mali

Olá Karina, Acho que não está claro como você irá apresentar a relação proximidade relacionamento vs. geográficas. São duas matrizes? Como você combinaria as duas matrizes? Se você tem claro como fazer o passo a passo e como retornar (graficamente e os índices) o que você deseja, me parece viável.

Sara

Oi gente, só pra avisar que a função ficou um pouco diferente da proposta, tirei a parte de calcular os valores para os índices de correlação

Karina

05_curso_antigo/r2016/alunos/trabalho_final/karina.tisovec/prop_b_ka.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)