Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2016:alunos:trabalho_final:marina.deszo:start

Marina Santos Deszo

img-20160101-wa0010.jpg

  • Aluna de mestrado do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB-USP Trabalha sob orientação da Prof Dra. Tatiana T. Torres. Estuda a influência da microbiota sobre fenótipos do hospedeiro, utilizando D. melanogaster como modelo.

exec


Trabalho final

Proposta A – DB_Easy.R (Revisada)

Um dos grandes desafios de se trabalhar com sequências provenientes de banco de dados públicos, é o transtorno de realizar a transferência de vários arquivos e organizá-los. Tendo em mente essa dificuldade, é proposto um script que vise facilitar a vida do usuário nessa tarefa. O usuário fornece o nome do banco de dados, o número de a cesso do arquivo e o nome das pastas em que deseja que estejam os arquivos. Como retorno tem-se os arquivos que deseja, nas pastas que deseja, facilitando seu trabalho.

A função irá:

  • Receber do usuário um arquivo (.txt) com o nome das pastas que deseja, assim como os números de acesso;
  • Criar pastas;
  • Direcionar a transferência dos arquivos para as pastas;
  • Modificar (opcional) o nome dos arquivos;
  • Gerar um arquivo de verificação dos arquivos: contagem das sequências, tamanho (em Mb) e indicação para o usuário se o arquivo foi transferido corretamente.
  • Gerar alerta (tela) se o arquivo não foi corretamente transferido.

Proposta B – Personal_Fisio.R

Para muitos pacientes em reabilitação a continuidade do tratamento na residência é de extrema importância. Esse script irá realizar a vocalização dos comandos de repetição das séries, tornando a tarefa mais fácil e proveitosa para o paciente. Como argumentos o usuário deverá fornecer o número de séries, o número de repetições do exercício e o tempo de cada repetição.

A função irá:

  1. Gerar dois vetores numéricos de acordo com os valores estipulados pelo usuário
  2. Gerar um vetor numérico com valores para a contabilização de tempo
  3. Invocar o comando ‘say’ do sistema para vocalização
  4. Leitura dos vetores

Comentários Danilo (gruingas@gmail.com)

Marina, você tem dois conceitos básicos interessantes: 1) um sistema de organização de dados baixados da internet e 2) uma função que ajuda na organização do tempo de alguém que tem que realizar tarefas repetitivas.

Mas, as duas propostas se limitam a fazer coisas muito simples. Minha sugestão é tentar dar uma “vitaminada” na sua proposta A pra ela ficar mais interessante.

Oi Marina, algo a pensar na proposta A é uma vez que você tem as sequencias, que tipo de verificação você faria com elas? Talvez acrescentar alguma checagem das sequencias (estou chutando comprimento, sequencia de bases, mas qualquer coisa que você ou alguém da área faria…) seria interessante. — Sara

05_curso_antigo/r2016/alunos/trabalho_final/marina.deszo/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)