Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2017:alunos:trabalho_final:giulia.bispo:propostas:start

Propostas para a Função - Trabalho Final

Proposta A

“Diagnóstico de Turmas - DiagTu()” ;-)

É uma proposta genérica e simples, para utilização dos coordenadores no âmbito escolar ou para qualquer ambiente de ensino que utiliza notas ou conceitos para avaliação (duas modalidades dentro da mesma função).

Em suma, a função partiria de uma planilha simples, com os nomes dos alunos e todas as notas em avaliações e disciplinas, em um dado período de tempo. A ideia inicial é que a função retorne de forma gráfica o acompanhamento ou por turmas, ou por professor, ou ambos; calcule a probabilidade da turma melhorar ou piorar (caso possível dado o tamanho amostral); e na presença de notas baixas recorrentes, retorne a mensagem “Especial atenção para Nome do Aluno”.

Gostaria também de tornar possível que o diagnóstico de sala fosse salvo em PDF, para que o coordenador de curso possa utilizá-lo depois, mas isso não está incluso na proposta por enquanto.

Comentários Julia

Oi Giulia,

Bem legal esta proposta e viável. Algumas coisas:

- Como será feito este cálculo de probabilidade? Acho que esse aspecto conceitual não ficou claro.

- Acho que podemos incluir esse pdf na saída da função sim. De repente o pdf não precisa incluir os gráficos, mas uma tabela resumida de algumas informações importantes para a avaliação da sala e dos professores.

- Faltou elaborar um pouco melhor ou deixar mais especificado na proposta quais seriam os argumentos (ou alguns deles)que dariam flexibilidade ao usuário.

- Quais seriam os gráficos ?

Resposta Giulia

Oi! Detalhei melhor a Proposta A, pois pensando melhor a B rende respostas pouco legíveis para alguém que não tem formação em áreas da saúde.

INPUT - CSV ou tabela contendo:

exemplofunc.png

Esse X e Y seriam as inicias dos professores, para diferenciar subsets. Cada professor vai inserir a coluna com as notas de todos os alunos por turma, cada coluna uma nota.

Argumentos previstos pela proposta:

nomes = coluna dos nomes dos alunos

prof = coluna dos nomes dos professores

notas = c(colunaP1, colunaP2 … quantas colunas for até a coluna “professorY” aparecer, e assim vai)

pesos = c(peso para P1, peso para P2 (…)) Se o vetor criado não tiver o nro de colunas do arg notas, sai um aviso; padrão média não-ponderada (NULL)

graf = padrão solta um boxsplot por turma para cada professor, caso preciso, poderia pedir uma distribuição de notas tipo histograma com a curva de tendencia

stt = um argumento padrão NULL, faz um anova das medias de cada turma e vê se as turmas diferem entre si.

O OUTPUT seria um dataframe, contendo as medias de cada aluno por professor, ao final vem destacado as medias das turmas.

Alunos com notas baixas recorrentes poderiam aparecer listados logo abaixo, e professores cuja quantidade de notas vermelhas dadas é maior do que 30% tb poderiam ser listados. O Anova vai retornar se alguma turma está discrepante, mas para ficar um n bacana eu não restringi por professor.

Comentários Julia - 18/06

Oi Giulia, tudo bem ?

No final sua proposta A ficou mais clara. Como está caminhando ?

Beijos

Proposta B

“Estado nutricional simplificado - healthy.u()”

Voltada para cálculos do estado nutricional individual, pode ser utilizada por qualquer pessoa. As análises feitas automaticamente se iniciam a partir de faixas de idade e o sexo, e algumas vezes considera também etnia. Caso a pessoa seja acamada, o que torna impossível colocá-la numa balança, a função estima o peso com base em cálculos padronizados.

Diversos dados são pedidos, que serão listados no Help da função.

A função retorna:

- estimativa de peso corporal, se necessário, segundo etnia

- estimativa de peso corporal em casos de ausência de algum membro, se necessário

- estimativa de peso corporal ideal, segundo o IMC

- estimativa do peso corporal ideal segundo a compleição física

- classificação do estado nutricional com base nas circunferência braquial

- classificação do estado nutricional com base nas circunferência abdominal segundo etnia, acompanhado do risco cardiovascular associado.

- estimativa do percentual de gordura corporal, de acordo com o sexo

- classificação do estado nutricional com base no percentual de gordura corporal

Comentários Julia

Para compreendermos a proposta precisamos saber exatamente o que serão os dados de entrada e que outros dados pedidos serão dados de entrada ou argumentos. A entrada seria um vetor com faixa etária, sexo, etnia e peso ? Seria importante estar um pouco mais claro o que seriam estes diversos dados pedidos que estarão explícitos também no help.

Acho que a proposta A esta mais elaborada e seria um melhor caminho, Giulia ;) Mas para ambos os casos deixe mais claro o que é dado de entrada e quais argumentos.

Bjs

05_curso_antigo/r2017/alunos/trabalho_final/giulia.bispo/propostas/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)