Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2017:alunos:trabalho_final:iaraottoni:proposta

Proposta

propostar.pdf

propostar.txt

Proposta A - Regressão Segmentada para Cálculo de Crescimento

Introdução

Para a análise de dados, muitas vezes é importante identificar como a variável dependente (y) se comporta em relação a uma ou mais variáveis independentes (x). O método mais comum para essa análise é utilizar uma regressão que identifique o modelo matemático onde os valor de y melhor se ajustam ao de x. Essa distribuição pode apresentar diferentes formas (e.g. quadrático, linear, exponencial, etc.).

Em regressões onde as variáveis representam o crescimento de organismos, é difícil haver um modelo que descreva todos os tipos de crescimento. É pressuposto que o crescimento varie ao longo do tempo/idade, além de não haver limitações para o seu desenvolvimento. Em regressões exponenciais, é possível identificar um ponto de inflexão que separa duas relações lineares dos dados. Com isso, uma regressão que consiga segmentar as duas diferentes linearidade irá melhor explica a relação entre os parâmetros estudados.

Descrição

Esta função tem o objetivo de comparar a diferença nas inclinações em uma regressão segmentada. Para isso será irá identificado o ponto de inflexão que separa as duas retas utilizando o pacote Segmented. Com o ponto identificado será possível dividir os dados em duas retas e então comparar a diferença entre a inclinação de cada uma das retas.

Input

  • Data frame com os dados de crescimento a serem analisados;

Output

  • Gráficos de inclinação das retas
  • Coeficiente de inclinação das retas
  • P-valor (se p<0.05 não há variação na inclinação)

Argumentos

  • x = vetor de variação de y ao longo do tempo/idade
  • y = vetor do crescimento da população (espécie alvo)
  • plota = TRUE (gráficos são gerados)

Oi Iara,

Veja se eu entendi sua proposta: Você tem dados de tamanho de um ser vivo qualquer ao longo do tempo. Esse dados te permitem construir uma linha de crescimento. Quando se tem os dados para uma pop, pode-se traçar a linha de tendência de crescimento pra tal população.

O crescimento e a linha de tendência pode ser dividida em duas partes, cada parte com inclinações e modelos diferentes.

A melhor linha será uma reta?

Qual o objetivo de comparar as inclinações e testar se elas são diferentes? Existe um padrão clássico (ex. a segunda reta sempre terá inclinação menor que a primeira)?

Como se calcula o ponto de inflexão? (só pra eu poder entender a ginástica que sua função terá que fazer)

Se minha descrição estiver correta, acho que as descrições para os argumentos não estão explicadas da melhor forma.

Beijo! —-Rena

Oi Rena,

Obrigada pelos comentários. Aqui vão minha respostas:

“A melhor linha será uma reta?” - Sim.

“Qual o objetivo de comparar as inclinações e testar se elas são diferentes?” - Em estudos populacionais, entender como o organismo cresce ao longo de seu ciclo de vida é de extrema importância. Em tartaruga-verdes, por exemplo, elas atingem idade de primeira maturação por volta de 70 cm de comprimento curvilíneo de carapaça. Na sua faixa entre 50 - 70 cm apresentam um aumento no crescimento a medida que se aproximam a idade adulta. Comparar essas variações auxilia no entendimento da pop.

“Existe um padrão clássico (ex. a segunda reta sempre terá inclinação menor que a primeira)?” - Depende da espécie. Normalmente é exponencial, crescendo mais devagar nas primeiras etapas de desenvolvimento, e aumentando progressivamente. Utilizando essa fórmula então será possível identificar a etapa de vida que o organismo começa a aumentar seu ganho de massa.

“Como se calcula o ponto de inflexão? (só pra eu poder entender a ginástica que sua função terá que fazer” - O ponto de inflexão será calculado pelo pacote Segmented, que tem como um dos valores resposta, o ponto de inflexão. Com isso poderei extraí-lo e dividir os meus dados.

Espero que tenha ficado mais claro minha proposta.

Abs :)


Plano B - Montando sua Horta

Introdução

A medida que o desenvolvimento humano aumenta, maior é o interesse em cultivar produtos orgânicos para consumo próprio. Muitas pessoas possuem o espaço limitado, desestimulando assim sua produção. Para um cultivo eficiente, que sustente as necessidades de cada um, é necessário conhecer os alimentos de interesse, assim como o espaço disponível para cultivo.

Descrição

Esta função tem o objetivo de otimizar o cultivo de espécies, de acordo com o espaço disponível. Para realizar essa função será necessário conhecer o espaço necessário para cada espécie se desenvolver e o espaço disponível para produção. Com isso será feito um algoritmo que identifique o melhor custo-benefício de cultivo, onde seja considerado o maior número de espécies por setor.

Input

  • Data frame com as espécies selecionadas para cultivo e a área necessária para o desenvolvimento individual.

Output

  • Gráfico de distribuição de espécies.

Ex:

desenho_sem_ti_tulo.jpg

Argumentos

  • x = vetor do espaço necessário para o crescimento individual
  • y = vetor de espécies
  • plota = TRUE (gráfico de distribuição é gerado)
  • area = área total disponível para cultivo
  • n = número mínimo de organismos de cada espécie (default = na)

Oi Iara,

Veja se eu entendi sua proposta:cA pessoa fala a metragem disponível para a horta e os cultivares que quer plantar nela? Ou seria a pessoa te fala os cultivares e a metragem para cada um dos cultivares?

Se a única devolutiva da função é um gráfico de distribuição, pq o usuário pode escolher não plotar?

Não entendi a diferença entre os argumentos y e area.

Não entendi pq o usuário pode falar o número mínimo de organismos de determinada espécie se ele está te perguntando quanto ele pode plantar de cada espécie.

Se eu entendi, achei a proposta legal, pode ser uma boa forma de pessoas em apartamentos começarem a ter hortinhas. Qq coisa, to aqui.

Beijo! —-Rena

Oi Rena,

Respondendo as suas dúvidas da proposta B:

“A pessoa fala a metragem disponível para a horta e os cultivares que quer plantar nela? Ou seria a pessoa te fala os cultivares e a metragem para cada um dos cultivares?” - A pessoa fala a metragem e as espécies de preferência. Ai teria de haver um banco de dados com os tamanhos necessários de crescimento para cada espécie. Não acho que seja uma informação difícil de se obter.

“Não entendi a diferença entre os argumentos y e area.” - Y seria a espécie cultivada a se desejar e a área seria a área total disponível. A idéia aqui é conseguir “encaixar” as espécies da melhor maneira possível. Supondo que tenha o espaço limitado, qual a melhor disposição e quantidade unitária de cada espécie para ocupar aquela área. Por exemplo, se desejo produzir 3 espécies de vegetais, mas tenho apenas 1 m2. Quais espécies devo plantar e quanto de cada? Imagine que a espécie 1 necessite 40 cm2 para crescer, enquanto que a espécie 2 requer 10 cm2 e a espécie 3 precise de 5 cm2 para o seu desenvolvimento. Qual a melhor disposição para as minhas espécies?

“Não entendi pq o usuário pode falar o número mínimo de organismos de determinada espécie se ele está te perguntando quanto ele pode plantar de cada espécie.” - Seria um termo, onde é possível apontar o mínimo de unidades para determinada espécie. Utilizando o exemplo anterior: Se eu desejo 2 unidades da espécie 1 obrigatoriamente, sobrariam 20 cm para distribuir entre as outras espécies.

Não sei se ficou claro :p Obrigada pelos inputs Rena.

Abs

Oi Iara!

Obrigada pelas respostas. Ficou bem claro agora. Eu acho que a proposta A está redonda e é mais interessante pra vc que a B. Além disso, acho que criar o banco de dados para a proposta B vai dar um trabalho horrível, maior do que construir a função, então prefiro que vc invista seu tempo em outra coisa…

Eu acho que se há a possibilidade de haver um padrão, vc tem que colocar um argumento que possibilite um teste unicaudal e um bicaudal na diferença entre retas (para quando eu esperar que a inclinação seja menor ou maior, poder pedir pra função calcular pra mim).

Bom trabalho e qq coisa, grita ;) Beijo Rena

05_curso_antigo/r2017/alunos/trabalho_final/iaraottoni/proposta.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)