Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2018:alunos:trabalho_final:cecilimendes:justificativa

Justificativa para mudança na proposta inicial

A proposta inicial indicava que seriam buscadas mais de uma localidade e diferentes alturas de maré. Entretanto, devido à falta de padrão dos documentos pdf disponibilizados pela marinha o Brasil, a utilização de loops para realizar as buscas de locais recursivamente foi extremamente prejudicada. Quanto às alturas de maré, não foi possível realizar a busca de valores utilizando máximo e mínimo como havia sido proposto devido ao formato de caractere dos dados. Realizei algumas tentativas de transformar esses valores em numéricos após a formatação do dataframe retirado o pdf, porém em todos os casos tentados ou os valores eram substituídos por NA, ou a transformação não era possível devido a classe do objeto. Tentei realizar a busca então utilizando caracteres, porém não consegui encontrar um padrão para realizar essas buscas utilizando caractere. Além disso, o dataframe resultado apresenta alguns valores de maré além do buscado, pois não consegui isolar esses valores para cada coluna.

Outro fator importante de mencionar é que em alguns pontos, onde um certo comando é repetido diversas vezes, não foram utilizados loops devido à falta de padrão no documento que não permitiu a indexação numérica. Assim, a única forma de realizar tais comandos foi utilizando caracteres presentes para ancorar a indexação, o que não foi possível incluir em um loop, pois nesse caso, o R retorna um erro ao chegar na ultima posição, que não possui ponto de ancoragem como as posições anteriores. Esse problema foi discutido com a Renata e o Danilo e ambos concordaram que a única forma possível era rodar cada comando separadamente.

05_curso_antigo/r2018/alunos/trabalho_final/cecilimendes/justificativa.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)