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05_curso_antigo:r2019:alunos:trabalho_final:lidiayano:help
jokenpo                       packages: magick,crayon                 R Documentation

JOGO INTERATIVO DE JOKENPO

Description:

  O Jokenpô tradicional é uma modalidade de jogo infantil praticado entre duas pessoas 
  que demanda decisões rápidas e auxilia no desenvolvimento cognitivo. O jogo é simples: 
  Ambos os jogadores escolhem ao mesmo tempo uma opção de objeto (pedra, papel ou tesoura)
  e sinalizam um formato característico com a mão referente a cada objeto escolhido. 
  O objeto vencedor é definido por uma regra cíclica de forma que cada um dos objetos 
  tem as mesmas chances de “vencer” e “perder” para um determinado objeto. Portanto 
  as únicas opções de resultado são: Jogador 1 ganha, Jogador 2 ganha ou empate. O 
  empate ocorre quando o mesmo elemento é apresentado pelos dois jogadores, sendo 
  assim, repete-se o procedimento até que um deles ganhe. Atualmente este jogo 
  apresenta muitas variantes dependendo do nível de complexidade e possibilidades, 
  como por exemplo o aumento na número de elementos que, além de aumentar a 
  complexidade das relações de “perder” e “ganhar” entre eles permite com que mais 
  jogadores participem da mesma partida.            

Usage:

  jokenpo(n.partidas = 1, estilo = 1)

Arguments:

  n.partidas: Um número inteiro maior que zero que representa o número de partidas
  que o operador queira jogar

  estilo: Um número inteiro entre 1 e 2 que indicam o estilo de jogo a ser aplicado. 
  O número 1 refere-se ao jogo tradicional de Jokenpo que envolvem os objetos: pedra, 
  papel e tesoura e o número 2 refere-se ao jogo mais complexo inspirado na série 
  "The Big Bang Theory" que envovem os objetos: pedra, papel, tesoura, Spock e lagarto.

Details: 
  A função repetirá os comandos quando: a digitação interativa estiver incorreta sendo
  repetida até que a digitação esteja correta; quando o resultado da comparação das 
  opções entre o operador e o computador for empate sendo repetida até que o resultado 
  for diferente de empate; e quando a pontuação final na última partida for igual, 
  sendo repetida apenas uma vez para fins de desempate na pontuação.
  O programa RStudio reproduz as imagens e cores do pacote "magick" e "crayon", 
  entretanto outros programas como RGui podem não se comportar da mesma forma.
  Os possíveis resultados para estilo 2, que envolve o acréscimo de duas opções de 
  escolha (Spock e lagarto), são: pedra entorta tesoura, tesoura corta papel,papel 
  cobre pedra, tesoura decapta lagarto, lagarto come papel, pedra esmaga lagarto, 
  papel contesta Spock, lagarto envenena Spock e Spock vaporiza pedra. 
                   
Value:
  A cada comando interativo é reproduzido uma frase ou um conjunto de informações:
  Se a digitação do comando interativo estiver errada ou se o resultado da comparação 
  entre dois objetos (do operador contra o computador) for empate ou a pontuação final 
  for empatada, retorna uma frase.
  Se a comparação entre os objetos for ganha ou perde, retorna uma frase, uma matriz 
  de pontuação e uma matriz de jogadas em cada partida.
         
Warning:

  A função não é excecutada quando "n.partidas" for diferente da classe numérica, 
  menor ou igual a zero, ou decimal e o argumento "estilo" não aceita qualquer caractere 
  que seja diferente de 1 e 2 e de classe numérica. 

Author(s):

  Lidia Sumie Yano 
  e-mail: lidiayano@usp.br

References:

Examples:

  jokenpo(2,1)
  jokenpo(,2)
05_curso_antigo/r2019/alunos/trabalho_final/lidiayano/help.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)