Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior | ||
01_curso_atual:pre_curso [2024/07/15 17:36] 127.0.0.1 edição externa |
01_curso_atual:pre_curso [2025/06/26 10:21] (atual) |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ====== Atividades Preparatórias ====== | + | ====== Atividades Introdutórias ====== |
- | As atividades preparatórias para o curso "Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos" consistem em três blocos: | + | As atividades introdutórias para o curso "Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos" consistem em três blocos: |
<WRAP center round box 60%> | <WRAP center round box 60%> | ||
Linha 9: | Linha 9: | ||
- uso do sistema notaR | - uso do sistema notaR | ||
- uso do Fórum de discussão | - uso do Fórum de discussão | ||
- | - Tutoriais da primeira unidade | + | - Tutorial da primeira unidade |
- | - Curso Relâmpago | + | - Atividade opcional: Curso Relâmpago |
</WRAP> | </WRAP> | ||
- | A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina e estejam prontos para utilizá-las. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. | + | A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades introdutórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. |
- | A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades preparatórias são extremamente importantes. | + | /* |
+ | A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. | ||
+ | |||
+ | */ | ||
+ | |||
+ | Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades introdutórias são extremamente importantes, qualquer problema teremos os monitores e professores durante as atividades práticas para auxiliá-los. | ||
Linha 56: | Linha 61: | ||
- | Este ano (2023) iremos retomar o nosso [[https://discord.gg/c37pKfAzYq| fórum discoRd]]: | + | O nosso canal de discussão online é o [[https://discord.gg/c37pKfAzYq| fórum discoRd]]: |
Linha 63: | Linha 68: | ||
* Entre no [[https://discord.gg/c37pKfAzYq| fórum discoRd EcoR]] | * Entre no [[https://discord.gg/c37pKfAzYq| fórum discoRd EcoR]] | ||
- | * Acesse o canal <wrap hi>#turma2024</wrap> | + | * Acesse o canal <wrap hi>[[https://discord.com/channels/756540942042923175/1387759774539583618|#turma2025]]</wrap> |
* Apresente-se como solicitado no enunciado do canal. | * Apresente-se como solicitado no enunciado do canal. | ||
Linha 114: | Linha 119: | ||
===== Tutorial ===== | ===== Tutorial ===== | ||
- | Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade preparatória há o tutorial de introdução à linguagem que foi dividido em duas partes que devem ser executadas antes do primeiro dia de aula: | + | Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade introdutória iremos realizar o primeiro tutorial de introdução à linguagem: |
*[[02_tutoriais:tutorial1:start]] | *[[02_tutoriais:tutorial1:start]] | ||
- | *[[02_tutoriais:tutorial1b:start|]] | ||
+ | Faça o tutorial e discuta suas dúvidas com os colegas, monitores e professores. | ||
- | + | /* | |
- | Dúvidas desses tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo [[https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=4240916|fórum]] da disciplina, abrindo um tópico novo dentro do respectivo bloco da disciplina. A sua pergunta será enviada a toda a equipe e alunos e todos poderão respondê-la. | + | Dúvidas de tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo [[https://edisciplinas.usp.br/mod/forum/view.php?id=4240916|fórum]] da disciplina, abrindo um tópico novo dentro do respectivo bloco da disciplina. A sua pergunta será enviada a toda a equipe e alunos e todos poderão respondê-la. |
+ | */ | ||
===== Exercícios ===== | ===== Exercícios ===== | ||
Linha 130: | Linha 135: | ||
Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a [[https://github.com/lageIBUSP/notaR/wiki|documentação]] em especial a parte **Como submeter respostas**. | Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a [[https://github.com/lageIBUSP/notaR/wiki|documentação]] em especial a parte **Como submeter respostas**. | ||
- | Como parte das atividades preparatórias, faça os tutoriais e os exercícios associados ao tópico introdutórios. Notem que há um exercício ao final do tutorial [[02_tutoriais:tutorial1:start|]], que não está na página de exercícios. | + | Como parte das atividades preparatórias, faça o tutorial e os exercícios associados ao tópico introdutório. Notem que há um exercício ao final do tutorial [[02_tutoriais:tutorial1:start|]], que não está na página de exercícios. |
*[[01_curso_atual:exercicios1|]] | *[[01_curso_atual:exercicios1|]] | ||
- | *[[01_curso_atual:exercicios1b|]] | ||
+ | /* | ||
+ | | ||
+ | *[[01_curso_atual:exercicios1b|]] | ||
+ | */ | ||
Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta. | Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta. | ||
Linha 142: | Linha 150: | ||
* usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal[[https://discord.com/channels/756540942042923175/1138549994278895616| #problemas-notar]] . | * usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal[[https://discord.com/channels/756540942042923175/1138549994278895616| #problemas-notar]] . | ||
- | * senha: composição de **"bie5782alunos"** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2022 devem usar: **bie5782alunos2022**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) | + | * senha: composição de **"bie5782alunos"** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2025 devem usar: **bie5782alunos2025**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) |
* mude a senha após se logar pela primeira vez. | * mude a senha após se logar pela primeira vez. | ||
* caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. | * caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. | ||
Linha 157: | Linha 165: | ||
====== Aula R-elâmpago ====== | ====== Aula R-elâmpago ====== | ||
- | Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades, aproveite o curso {{:ecor.png?40|ecoR}} para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema. | + | Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrdigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades, aproveite o curso {{:ecor.png?40|ecoR}} para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema. |
==== Objetivos e Metas ==== | ==== Objetivos e Metas ==== |