Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


01_curso_atual:pre_curso

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
01_curso_atual:pre_curso [2024/07/15 17:36]
127.0.0.1 edição externa
01_curso_atual:pre_curso [2025/06/26 10:21] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-====== Atividades ​Preparatórias ​======+====== Atividades ​Introdutórias ​======
  
-As atividades ​preparatórias ​para o curso "Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos"​ consistem em três blocos: ​+As atividades ​introdutórias ​para o curso "Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos"​ consistem em três blocos: ​
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
  
Linha 9: Linha 9:
       - uso do sistema notaR       - uso do sistema notaR
       - uso do Fórum de discussão       - uso do Fórum de discussão
-  - Tutoriais ​da primeira unidade +  - Tutorial ​da primeira unidade 
-  - Curso Relâmpago+  - Atividade opcional: ​Curso Relâmpago
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
  
  
-A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina ​e estejam prontos para utilizá-las. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades ​preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. ​+A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades ​introdutórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. ​
  
-A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios,​ e nesse sentido as atividades ​preparatórias ​são extremamente importantes.+/* 
 +A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. 
 + 
 +*/ 
 +  
 +Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios,​ e nesse sentido as atividades ​introdutórias ​são extremamente importantes, qualquer problema teremos os monitores e professores durante as atividades práticas para auxiliá-los.
  
  
Linha 56: Linha 61:
  
  
-Este ano (2023) iremos retomar o nosso [[https://​discord.gg/​c37pKfAzYq| fórum discoRd]]:+nosso canal de discussão online é o  ​[[https://​discord.gg/​c37pKfAzYq| fórum discoRd]]:
  
  
Linha 63: Linha 68:
  
   * Entre no [[https://​discord.gg/​c37pKfAzYq| fórum discoRd EcoR]]   * Entre no [[https://​discord.gg/​c37pKfAzYq| fórum discoRd EcoR]]
-  * Acesse o canal <wrap hi>#turma2024</​wrap>​+  * Acesse o canal <wrap hi>[[https://​discord.com/​channels/​756540942042923175/​1387759774539583618|#turma2025]]</​wrap>​
   * Apresente-se como solicitado no enunciado do canal.   * Apresente-se como solicitado no enunciado do canal.
    
Linha 114: Linha 119:
 ===== Tutorial ===== ===== Tutorial =====
  
-Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade ​preparatória há o tutorial de introdução à linguagem ​que foi dividido em duas partes que devem ser executadas antes do primeiro dia de aula: +Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade ​introdutória iremos realizar ​primeiro ​tutorial de introdução à linguagem:
  
   *[[02_tutoriais:​tutorial1:​start]]   *[[02_tutoriais:​tutorial1:​start]]
-  *[[02_tutoriais:​tutorial1b:​start|]] 
  
 +Faça o tutorial e discuta suas dúvidas com os colegas, monitores e professores.
  
- +/* 
-Dúvidas ​desses ​tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo [[https://​edisciplinas.usp.br/​mod/​forum/​view.php?​id=4240916|fórum]] da disciplina, abrindo um tópico novo dentro do respectivo bloco da disciplina. A sua pergunta será enviada a toda a equipe e alunos e todos poderão respondê-la. ​+Dúvidas ​de tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo [[https://​edisciplinas.usp.br/​mod/​forum/​view.php?​id=4240916|fórum]] da disciplina, abrindo um tópico novo dentro do respectivo bloco da disciplina. A sua pergunta será enviada a toda a equipe e alunos e todos poderão respondê-la. ​ 
 +*/
  
 ===== Exercícios ===== ===== Exercícios =====
Linha 130: Linha 135:
 Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a [[https://​github.com/​lageIBUSP/​notaR/​wiki|documentação]] em especial a parte **Como submeter respostas**. Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a [[https://​github.com/​lageIBUSP/​notaR/​wiki|documentação]] em especial a parte **Como submeter respostas**.
  
-Como parte das atividades preparatórias,​ faça os tutoriais ​e os exercícios ​ associados ao tópico ​introdutórios. Notem que há um exercício ao final do tutorial [[02_tutoriais:​tutorial1:​start|]],​ que não está na página de exercícios. ​+Como parte das atividades preparatórias,​ faça o tutorial ​e os exercícios ​ associados ao tópico ​introdutório. Notem que há um exercício ao final do tutorial [[02_tutoriais:​tutorial1:​start|]],​ que não está na página de exercícios. ​
  
   *[[01_curso_atual:​exercicios1|]]   *[[01_curso_atual:​exercicios1|]]
-  *[[01_curso_atual:​exercicios1b|]] 
  
 +/*
 +  ​
 +  *[[01_curso_atual:​exercicios1b|]]
 +*/
  
 Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta. Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta.
Linha 142: Linha 150:
  
   * usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal[[https://​discord.com/​channels/​756540942042923175/​1138549994278895616| #​problemas-notar]] .   * usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal[[https://​discord.com/​channels/​756540942042923175/​1138549994278895616| #​problemas-notar]] .
-  * senha: ​ composição de **"​bie5782alunos"​** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2022 devem usar: **bie5782alunos2022**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) +  * senha: ​ composição de **"​bie5782alunos"​** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2025 devem usar: **bie5782alunos2025**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) 
   * mude a senha após se logar pela primeira vez.    * mude a senha após se logar pela primeira vez. 
   * caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. ​   * caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. ​
Linha 157: Linha 165:
 ====== Aula R-elâmpago ====== ====== Aula R-elâmpago ======
  
-Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade ​obrigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades,​ aproveite o curso {{:​ecor.png?​40|ecoR}} para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema.+Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade ​obrdigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades,​ aproveite o curso {{:​ecor.png?​40|ecoR}} para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema.
  
 ==== Objetivos e Metas ==== ==== Objetivos e Metas ====
01_curso_atual/pre_curso.txt · Última modificação: 2025/06/26 10:21 (edição externa)