Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


03_apostila:05a-graficos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
03_apostila:05a-graficos [2023/08/22 16:31]
127.0.0.1 edição externa
03_apostila:05a-graficos [2023/08/22 18:04] (atual)
Linha 36: Linha 36:
 area.cate <- rep(c("​pequeno",​ "​grande"​),​ each=6) area.cate <- rep(c("​pequeno",​ "​grande"​),​ each=6)
  
-plot(riqueza~area) +plot(riqueza ~ area) 
-plot(area,​riqueza) # o mesmo que o anterior +plot(area, riqueza) # o mesmo que o anterior 
-boxplot(riqueza~area.cate)+boxplot(riqueza ~ area.cate, col = "​white"​)
 barplot(riqueza) barplot(riqueza)
  
Linha 74: Linha 74:
 Aqui começa a parte mais complicada. Não porque é difícil mudar a forma como os gráficos são feitos, mas porque para chegar num resultado final adequado requer um processo iterativo. Em outras palavras, se o objetivo é mudar o tamanho da fonte, será necessário testar vários tamanhos até se atingir o "​tamanho ideal" para incluir no manuscrito e/ou tese. Aqui começa a parte mais complicada. Não porque é difícil mudar a forma como os gráficos são feitos, mas porque para chegar num resultado final adequado requer um processo iterativo. Em outras palavras, se o objetivo é mudar o tamanho da fonte, será necessário testar vários tamanhos até se atingir o "​tamanho ideal" para incluir no manuscrito e/ou tese.
  
-Existem duas maneiras de se mudar parâmetros no gráfico; uma é por dentro do gráfico, ou seja, dentro da função ''​plot,​ boxplot'',​ ou ''​barplot'',​ e a outra é pela função ''​par()''​. Alguns argumentos só podem ser chamados **exclusivamente** por uma destas maneiras. Por exemplo ''​ylab''​ e ''​xlab''​ modificam o nome (label) dos eixos e só podem ser chamadas por dentro do gráfico, já outras funções só podem ser chamadas pelo ''​par()'',​ como por exemplo, ''​mar''​ que controla o tamanho das margens do gráfico e ''​mfrow''​ que controla quantos gráficos serão mostrados no mesmo dispositivo.+Existem duas maneiras de se mudar parâmetros no gráfico; uma é por dentro do gráfico, ou seja, dentro da função ''​plot''​''​boxplot'',​ ou ''​barplot'',​ e a outra é pela função ''​par()''​. Alguns argumentos só podem ser chamados **exclusivamente** por uma destas maneiras. Por exemplo ''​ylab''​ e ''​xlab''​ modificam o nome (label) dos eixos e só podem ser chamadas por dentro do gráfico, já outras funções só podem ser chamadas pelo ''​par()'',​ como por exemplo, ''​mar''​ que controla o tamanho das margens do gráfico e ''​mfrow''​ que controla quantos gráficos serão mostrados no mesmo dispositivo.
  
 Para que as alterações controladas pelo ''​par()''​ possam surtir efeito, elas sempre devem vir antes do gráfico. Se um novo dispositivo gráfico não for aberto, todas as funções já controladas pelo ''​par()''​ continuarão valendo, mesmo que o gráfico mude.  Para que as alterações controladas pelo ''​par()''​ possam surtir efeito, elas sempre devem vir antes do gráfico. Se um novo dispositivo gráfico não for aberto, todas as funções já controladas pelo ''​par()''​ continuarão valendo, mesmo que o gráfico mude. 
Linha 204: Linha 204:
 =====Diferenças Entre Tipos De Gráfico===== =====Diferenças Entre Tipos De Gráfico=====
  
-Infelizmente,​ a forma como se muda argumentos do ''​plot(),​ boxplot()''​ e ''​barplot()''​ não é sempre a mesma, ou seja, comandos que funcionam perfeitamente para o ''​plot()''​ podem não produzir efeito algum no ''​boxplot()'',​ e vice-versa. +Infelizmente,​ a forma como se muda argumentos do ''​plot()''​''​boxplot()''​ e ''​barplot()''​ não é sempre a mesma, ou seja, comandos que funcionam perfeitamente para o ''​plot()''​ podem não produzir efeito algum no ''​boxplot()'',​ e vice-versa. 
-Esta característica,​ de fato, atrapalha um pouco, mas assim que se acostuma fica mais fácil. Há duas dicas para resolver este problema: (i) tente sempre jogar os argumentos para o ''​par()''​ pois às vezes eles podem não funcionar se chamadas por dentro do ''​plot(),​ boxplot()'',​ etc, mas irão funcionar pelo ''​par()'';​ (ii) descubra o nome em inglês do parâmetro que se quer mudar (''​label,​ tick, legend''​) e jogue no Google "​legend boxplot"​. Com certeza, alguém já teve este mesmo problema, e entrando dentro da lista do R (as diversas que existem) ou em aulas disponibilizadas na internet, com certeza se acha uma solução. ​+Esta característica,​ de fato, atrapalha um pouco, mas assim que se acostuma fica mais fácil. Há duas dicas para resolver este problema: (i) tente sempre jogar os argumentos para o ''​par()''​ pois às vezes eles podem não funcionar se chamadas por dentro do ''​plot()''​''​boxplot()'',​ etc, mas irão funcionar pelo ''​par()'';​ (ii) descubra o nome em inglês do parâmetro que se quer mudar (''​label''​''​tick''​''​legend''​) e jogue no Google "​legend boxplot"​. Com certeza, alguém já teve este mesmo problema, e entrando dentro da lista do R (as diversas que existem) ou em aulas disponibilizadas na internet, com certeza se acha uma solução. ​
  
 <box center red 80%| **Exercício 3 – Mudando diferentes Gráficos** > <box center red 80%| **Exercício 3 – Mudando diferentes Gráficos** >
Linha 212: Linha 212:
   riqueza <- c(15,​18,​22,​24,​25,​30,​31,​34,​37,​39,​41,​45)   riqueza <- c(15,​18,​22,​24,​25,​30,​31,​34,​37,​39,​41,​45)
   area <- c(2,​4.5,​6,​10,​30,​34,​50,​56,​60,​77.5,​80,​85)   area <- c(2,​4.5,​6,​10,​30,​34,​50,​56,​60,​77.5,​80,​85)
-  area.cate <- rep(c(pequenogrande), each=6)+  area.cate <- rep(c("pequeno""grande"), each=6)
  
 Crie: Crie:
Linha 224: Linha 224:
 Agora tente: Agora tente:
  
-  boxplot(riqueza~area.cate,​ bty=l, tcl=0.3)+  boxplot(riqueza~area.cate,​ bty="l", tcl=0.3)
  
 O que aconteceu? O que aconteceu?
Linha 230: Linha 230:
 E agora? E agora?
  
-  par(bty=l)+  par(bty="l")
   par(tcl=0.3)   par(tcl=0.3)
   boxplot(riqueza~area.cate)   boxplot(riqueza~area.cate)
Linha 240: Linha 240:
 =====Inserindo mais Informações em Gráficos===== =====Inserindo mais Informações em Gráficos=====
  
-Existem diversas informações que podemos incluir em um gráfico. Pode-se colocar uma letra para mostrar que este é o painel “a” e ao lado é o painel ”b”; pode-se colocar asteriscos para mostrar quais relações são significativas;​ pode-se desenhar flechas, outros pontos, uma infinidade de coisas. Tudo isto pode ser feito, mas requer funções comandos separados daqueles já passados pelo par() plot(), boxplot() ou barplot().+Existem diversas informações que podemos incluir em um gráfico. Pode-se colocar uma letra para mostrar que este é o painel “a” e ao lado é o painel ”b”; pode-se colocar asteriscos para mostrar quais relações são significativas;​ pode-se desenhar flechas, outros pontos, uma infinidade de coisas. Tudo isto pode ser feito, mas requer funções comandos separados daqueles já passados pelo ''​par()'',​ ''​plot()''​''​boxplot()'' ​ou ''​barplot()''​.
 Dentre as várias funções existentes para se inserir informações em gráficos, existem sete que são bastante úteis. Use: Dentre as várias funções existentes para se inserir informações em gráficos, existem sete que são bastante úteis. Use:
  
Linha 255: Linha 255:
 </​box>​ </​box>​
 == lines() == == lines() ==
-Para inserir linhas retas ou curvas não-paramétricas (como ''​lowess'',​ ''​loess'', ​ +Para inserir linhas retas ou curvas não-paramétricas (como ''​lowess'',​ ''​loess'',​ ''​gam'',​ etc).
-''​gam'',​ etc).+
 <code rsplus> <code rsplus>
  ​plot(riqueza~area)  ​plot(riqueza~area)
Linha 268: Linha 267:
 Para isso é primeiro necessário criar o modelo, para depois criar a linha. Para isso é primeiro necessário criar o modelo, para depois criar a linha.
 <code rsplus> <code rsplus>
-model <-  lm(riqueza~area)+model <- lm(riqueza~area)
 plot(riqueza~area) plot(riqueza~area)
 abline(model) abline(model)
Linha 326: Linha 325:
 <code rsplus> <code rsplus>
 plot(riqueza~area) plot(riqueza~area)
-par(new=TRUE)+par(new = TRUE)
 plot(abundancia~area) plot(abundancia~area)
 </​code>​ </​code>​
Linha 366: Linha 365:
  
 {{:​03_apostila:​plot19.jpeg|}} {{:​03_apostila:​plot19.jpeg|}}
 +
 +Você também pode usar ''​arrows()''​ para, por exemplo, dar destaque a uma observação no seu gráfico:
 +<code rsplus>
 +arrows(80, 31, 55, 31)
 +</​code>​
  
 =====Salvando Gráficos===== =====Salvando Gráficos=====
Linha 371: Linha 375:
 Após ter feitos todos os gráficos desejados, é possível salvá-los em vários formatos, como [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​JPEG|jpeg]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Portable_Network_Graphics|png]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​PostScript|postscript]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Portable_Document_Format|pdf]]. Consulte a ajuda do pacote [[http://​finzi.psych.upenn.edu/​R/​library/​grDevices/​html/​00Index.html|grDevices]] para a lista completa e mais informações. Após ter feitos todos os gráficos desejados, é possível salvá-los em vários formatos, como [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​JPEG|jpeg]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Portable_Network_Graphics|png]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​PostScript|postscript]],​ [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Portable_Document_Format|pdf]]. Consulte a ajuda do pacote [[http://​finzi.psych.upenn.edu/​R/​library/​grDevices/​html/​00Index.html|grDevices]] para a lista completa e mais informações.
  
-Após chegar ao gráfico final, ajustando ​todos os parâmetros desejados, você pode usar a função ​do R para criar o arquivo no formato desejado. Há funções para cada formato de arquivo, todas elas com o primeiro argumento ''​filename'',​ que especifica o nome do arquivo a salvar. Para criar um arquivo //jpg//, por exemplo, há a função ''​jpeg'':​+Após ajustar ​todos os parâmetros desejados, você pode usar funções ​do R para salvar a imagem como um arquivo no formato desejado. Há funções para cada formato de arquivo, todas elas com o primeiro argumento ''​filename'',​ que especifica o nome do arquivo a ser salvo. Para criar um arquivo //jpg//, por exemplo, há a função ''​jpeg'':​
 <code rsplus> <code rsplus>
   jpeg(filename = "​Algumnome.jpg"​)   jpeg(filename = "​Algumnome.jpg"​)
 </​code>​ </​code>​
  
-Feito isso, o R agora irá enviar todos os resultados de comandos gráficos para este arquivo, que é fechado com a função ''​dev.off()''​. ​+Feito isso, o R agora irá enviar todos os resultados de comandos gráficos para este arquivo ​no diretório de trabalho, que é fechado com a função ''​dev.off()''​. ​
  
 **Exemplo** **Exemplo**
Linha 503: Linha 507:
  
  
-Para saber mais como salvar gráficos em jpeg use a função ‘’?jpeg’’.+Para saber mais como salvar gráficos em //jpeg// use o comando ''​?jpeg''​.
  
  
  
03_apostila/05a-graficos.1692732685.txt.gz · Última modificação: 2023/08/22 16:31 por 127.0.0.1