Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


00_mini_curso:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
00_mini_curso:start [2020/08/12 06:04]
127.0.0.1 edição externa
00_mini_curso:start [2020/09/23 17:09]
adalardo code
Linha 33: Linha 33:
 Uma função executa uma tarefa ou conjunto de tarefas acopladas. Normalmente,​ mas não necessariamente,​ a função atua em um objeto de dados que é definido nos primeiros argumentos. Funções podem conter funções, rode o exemplo abaixo: Uma função executa uma tarefa ou conjunto de tarefas acopladas. Normalmente,​ mas não necessariamente,​ a função atua em um objeto de dados que é definido nos primeiros argumentos. Funções podem conter funções, rode o exemplo abaixo:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 ## função para construir sequencias ## função para construir sequencias
 seq(from=0, to =100, by=10) seq(from=0, to =100, by=10)
Linha 51: Linha 51:
 A última linha de código acima pode ser desmembrado da seguinte forma, tendo a mesma //​tradução//,​ ou seja executando a mesma tarefa: A última linha de código acima pode ser desmembrado da seguinte forma, tendo a mesma //​tradução//,​ ou seja executando a mesma tarefa:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 meux <- seq(from=0, to=100, by=10) meux <- seq(from=0, to=100, by=10)
Linha 66: Linha 66:
   * usar os argumentos na ordem definida na função sem indicar o nome;   * usar os argumentos na ordem definida na função sem indicar o nome;
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 plot(meux, meuy) plot(meux, meuy)
 </​code>​ </​code>​
Linha 72: Linha 72:
   * usar ambos critérios:   * usar ambos critérios:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 plot(meux, pch=16, y = meuy) plot(meux, pch=16, y = meuy)
Linha 109: Linha 109:
 Você já aprendeu que ''​**__o código é tudo!__**'',​ mas ''​**__o código comentado é ainda melhor!__**''​. Um ótimo hábito para quem está programando é comentar as linhas de códigos. Para iniciantes é interessante comentar todos os comandos, ajuda a fixar o que foi feito e ajuda muito quando estiver procurando algo que já fez parecido um dia. Para comentar linhas ou parte do código utilize o simbolo ''#''​ como exemplificado no código abaixo: Você já aprendeu que ''​**__o código é tudo!__**'',​ mas ''​**__o código comentado é ainda melhor!__**''​. Um ótimo hábito para quem está programando é comentar as linhas de códigos. Para iniciantes é interessante comentar todos os comandos, ajuda a fixar o que foi feito e ajuda muito quando estiver procurando algo que já fez parecido um dia. Para comentar linhas ou parte do código utilize o simbolo ''#''​ como exemplificado no código abaixo:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 #####################​ #####################​
 ## Código da primeira aula do mini-curso R 2015 ## Código da primeira aula do mini-curso R 2015
Linha 150: Linha 150:
 Vamos olhar a documentação das funções que usamos acima. Há dois jeitos de fazê-lo, usando a função ''​help("​nomedafunção"​)''​ ou o atalho ''?"​nomedafunção"''​ Vamos olhar a documentação das funções que usamos acima. Há dois jeitos de fazê-lo, usando a função ''​help("​nomedafunção"​)''​ ou o atalho ''?"​nomedafunção"''​
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 help(c) help(c)
 ## a função c é uma das mais usadas, serve para concatenar valores em um objeto. ​ ## a função c é uma das mais usadas, serve para concatenar valores em um objeto. ​
Linha 169: Linha 169:
 Para inicia-lo digite ​ Para inicia-lo digite ​
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 ## abrindo a ajuda do R no navegador ## abrindo a ajuda do R no navegador
 help.start() help.start()
Linha 198: Linha 198:
 ===== Operações Matemáticas ===== ===== Operações Matemáticas =====
 As operações matemáticas simples são apresentadas abaixo, reproduza os comandos para se familiarizar com o código: As operações matemáticas simples são apresentadas abaixo, reproduza os comandos para se familiarizar com o código:
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 4+5 4+5
 4*5 4*5
Linha 207: Linha 207:
 As regras de precedência são as mesmas da aritmética básica: As regras de precedência são as mesmas da aritmética básica:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 2 + 4 * 5 2 + 4 * 5
 (2 + 4) * 5 (2 + 4) * 5
Linha 220: Linha 220:
 ==== Operações matemáticas comuns ==== ==== Operações matemáticas comuns ====
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 sqrt(9) ​  # Raiz Quadrada sqrt(9) ​  # Raiz Quadrada
Linha 240: Linha 240:
 Vimos que a função ''​c()''​ serve para concatenar valores em um objeto. Vamos usá-la para gerar alguns objetos e introduzir a função ''​ls()''​ que lista todos os objetos criados na nossa sessão até o momento: Vimos que a função ''​c()''​ serve para concatenar valores em um objeto. Vamos usá-la para gerar alguns objetos e introduzir a função ''​ls()''​ que lista todos os objetos criados na nossa sessão até o momento:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 A1 <- c(1,2,3) A1 <- c(1,2,3)
 A2 <- c(10,20,30) A2 <- c(10,20,30)
Linha 249: Linha 249:
 Consulte a página de ajuda da função ls: Consulte a página de ajuda da função ls:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 help(ls) help(ls)
 </​code>​ </​code>​
  
 Onde você verá a explicação para o argumento ''​pattern''​. Execute, então, este comando: Onde você verá a explicação para o argumento ''​pattern''​. Execute, então, este comando:
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 ls(pattern="​A"​) ls(pattern="​A"​)
 </​code>​ </​code>​
  
 Para mudar os nomes de objetos e apagar os antigos, experimente:​ Para mudar os nomes de objetos e apagar os antigos, experimente:​
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 a.1 <- A1 a.1 <- A1
 a.2 <- A2 a.2 <- A2
Linha 267: Linha 267:
 </​code>​ </​code>​
 Que tem o mesmo efeito de: Que tem o mesmo efeito de:
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 rm(list=ls(pattern="​A"​)) rm(list=ls(pattern="​A"​))
 </​code>​ </​code>​
 Ou de  Ou de 
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 rm(A1,A2) rm(A1,A2)
 </​code>​ </​code>​
Linha 280: Linha 280:
 Uma das vantagens da linguagem R é que ela opera em vectores, como vimos acima nas funções matemáticas. Para gerar sequencias de valores podemos usar o ''​c()'',​ mas existem outras funções básicas para agilizar a geração de sequências. Execute as linhas de código abaixo e veja a documentação relacionada a cada função: Uma das vantagens da linguagem R é que ela opera em vectores, como vimos acima nas funções matemáticas. Para gerar sequencias de valores podemos usar o ''​c()'',​ mas existem outras funções básicas para agilizar a geração de sequências. Execute as linhas de código abaixo e veja a documentação relacionada a cada função:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 1:10 1:10
Linha 306: Linha 306:
 ==== Lógica vetorial ==== ==== Lógica vetorial ====
 Vetores são a estrutura básica do R, procure sempre raciocinar em vetores e operações vetorias. Por exemplo, para calcular 2 elevado a expoentes de 0 a 10, a lógica de operação escalar é : Vetores são a estrutura básica do R, procure sempre raciocinar em vetores e operações vetorias. Por exemplo, para calcular 2 elevado a expoentes de 0 a 10, a lógica de operação escalar é :
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 2^0 2^0
 2^1 2^1
Linha 316: Linha 316:
 A lógica da operação vetorial é: A lógica da operação vetorial é:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 2^(0:10) 2^(0:10)
 </​code> ​ </​code> ​
 ou  ou 
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 2^seq(from=0,​to=10,​ by=1) 2^seq(from=0,​to=10,​ by=1)
 </​code> ​ </​code> ​
Linha 347: Linha 347:
 Veja o código abaixo para entender esses objetos: Veja o código abaixo para entender esses objetos:
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 a=1:5 a=1:5
 a a
Linha 370: Linha 370:
  
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 ## verficando se quais objetos estão presentes na área de trabalho: ## verficando se quais objetos estão presentes na área de trabalho:
  
Linha 390: Linha 390:
 As dimensões de um objeto são um atributo importante. Nos indica quanta informação está contida e como esta estruturada. Ela é fornecida pela ''​str()'',​ mas pode ser acessada pelas funções ''​length()''​ e ''​dim()''​. As dimensões de um objeto são um atributo importante. Nos indica quanta informação está contida e como esta estruturada. Ela é fornecida pela ''​str()'',​ mas pode ser acessada pelas funções ''​length()''​ e ''​dim()''​.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 length(b) length(b)
Linha 411: Linha 411:
 O indexadores definem a posição de um elemento em um objeto e a forma de usá-los depende da classe de objeto que pretende manipular. O indexadores definem a posição de um elemento em um objeto e a forma de usá-los depende da classe de objeto que pretende manipular.
  
-<​code>​+<​code ​rsplus>
  
 ########################​ ########################​
Linha 499: Linha 499:
   * Confirme que há o objeto chamado ''​pessoas'',​ caso não haja retorne ao tópico [[cursos:​ecor:​00_mini_curso:​start#​extraindo_e_modificando]] para recriá-lo;   * Confirme que há o objeto chamado ''​pessoas'',​ caso não haja retorne ao tópico [[cursos:​ecor:​00_mini_curso:​start#​extraindo_e_modificando]] para recriá-lo;
   * salve o objeto com a função ''​save'',​ consulte o help para entender os argumentos:   * salve o objeto com a função ''​save'',​ consulte o help para entender os argumentos:
-<​code>​+<​code ​rsplus>
 save(pessoas,​ file="​pessoas.RData"​) save(pessoas,​ file="​pessoas.RData"​)
 </​code>​ </​code>​
00_mini_curso/start.txt · Última modificação: 2020/09/23 17:20 por adalardo