Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte | ||
01_curso_atual:pre_curso [2020/09/08 16:36] adalardo [Tutorial] |
01_curso_atual:pre_curso [2020/09/12 12:21] jennifer.auler [Exercícios] |
||
---|---|---|---|
Linha 30: | Linha 30: | ||
===== WIKI ===== | ===== WIKI ===== | ||
- | <WRAP center round important 100%> | + | <WRAP center round alert 85%> |
- | <WRAP center round box 90%> | ||
CURSOS À DISTÂNCIA NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI. ELA É OBRIGATÓRIA APENAS PARA OS CURSOS PRESENCIAIS NO IBUSP. | CURSOS À DISTÂNCIA NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI. ELA É OBRIGATÓRIA APENAS PARA OS CURSOS PRESENCIAIS NO IBUSP. | ||
\\ | \\ | ||
** NESSES CASOS EXPLORE AS PÁGINAS INICIAIS E O VIDEO QUE EXPLICAM O ESQUEMA DO CURSO A PARTIR DO LINK ABAIXO:** | ** NESSES CASOS EXPLORE AS PÁGINAS INICIAIS E O VIDEO QUE EXPLICAM O ESQUEMA DO CURSO A PARTIR DO LINK ABAIXO:** | ||
- | </WRAP> | ||
* [[01_curso_atual:start|Curso IBUSP - 2020]] | * [[01_curso_atual:start|Curso IBUSP - 2020]] | ||
+ | |||
</WRAP> | </WRAP> | ||
Linha 74: | Linha 73: | ||
===== Tutorial ===== | ===== Tutorial ===== | ||
- | Siga os tutoriais de //Introdução ao R// do linque abaixo: | + | Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade preparatória há o tutorial de introdução à linguagem que foi dividido em duas partes que devem ser executadas antes do primeiro dia de aula: |
*[[02_tutoriais:tutorial1:start]] | *[[02_tutoriais:tutorial1:start]] | ||
Linha 81: | Linha 81: | ||
- | Dúvidas desses tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro. | + | Dúvidas desses tutoriais serão discutidos no nosso primeiro encontro, mas mesmo antes dele, você pode tirar suas dúvidas pelo [[http://bie5782.138098.n3.nabble.com/|forum]] da disciplina! |
- | Mas mesmo antes você pode tirar suas dúvidas: use [[http://bie5782.138098.n3.nabble.com/|forum]] da disciplina! | + | |
===== Exercícios ===== | ===== Exercícios ===== | ||
- | Durante o curso, vocês farão dois tipos de exercícios práticos. Alguns deles serão entregues através da wiki e corrigidos pelos monitores ao final do curso, e outros serão entregues pelo sistema de correção automática notaR. Nossa idéia ao desenvolver o notaR é que vocês recebam um retorno ágil sobre seus exercícios, mas respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver o mesmo problema! | + | Durante o curso, vocês farão exercícios práticos em nossa plataforma de correção automática notaR. Nossa ideia ao desenvolver o notaR foi possibilitar um retorno imediato sobre seu desempenho nos exercícios, respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver um mesmo problema! |
Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja [[http://www.lage.ib.usp.br/notaR/doku.php?id=aluno|esta]] página de ajuda. | Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja [[http://www.lage.ib.usp.br/notaR/doku.php?id=aluno|esta]] página de ajuda. | ||
- | Como parte das atividades preparatórias, faça os exercícios do linque abaixo. | + | Como parte das atividades preparatórias, faça os exercícios do associados aos tutoriais introdutorios. |
*[[01_curso_atual:exercicios1|]] | *[[01_curso_atual:exercicios1|]] | ||
+ | *[[01_curso_atual:exercicios1b|]] | ||
Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página [[01_curso_atual:alunos:tabexe|]]. | Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página [[01_curso_atual:alunos:tabexe|]]. | ||
Linha 104: | Linha 104: | ||
* senha: composição de **"bie5782alunos"** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: **bie5782alunos2017**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) | * senha: composição de **"bie5782alunos"** + //ano// ((Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: **bie5782alunos2017**. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta. )) | ||
* mude a senha após se logar pela primeira vez. | * mude a senha após se logar pela primeira vez. | ||
- | * caso não consiga se logar, entre em contato com monitores ou professores. | + | * caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima. |
+ | * outros problemas entre em contato com monitores ou professores. | ||
+ | * Link para página do NotaR: [[http://www.lage.ib.usp.br/notar/index.php]] | ||
</WRAP> | </WRAP> | ||
====== Aula R-elâmpago ====== | ====== Aula R-elâmpago ====== | ||
- | Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de "Introdução ao R", mas precisavam de conhecimentos básicos para outras atividades, inclusive para outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades programadas. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte dessas dúvidas e passar alguns dos conhecimentos básicos de estatística necessários. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas ao longo do curso, pergunte durantes as aulas ou poste-as no fórum. | + | Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrigatória, apenas uma sugestão caso queira por a prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de **Introdução ao R**, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades dessa aula. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte das dúvidas durante os tópicos que serão abordados. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas durante o curso, poste-as no fórum ou pergunte durante as atividades síncronas. |
==== Objetivos e Metas ==== | ==== Objetivos e Metas ==== |