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02_tutoriais:tutorial2:start [2023/08/14 13:08]
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02_tutoriais:tutorial2:start [2023/08/14 13:13] (atual)
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 ===== Qui-quadrado na unha ===== ===== Qui-quadrado na unha =====
 Vamos fechar com um exemplo hipotético de um estudo de preferência alimentar. ​ Vamos fechar com um exemplo hipotético de um estudo de preferência alimentar. ​
-Nosso ecólogo virtual estimou a proporção de cinco tipos de itens alimentares para uma espécie de ave em uma área. Esses itens estavam disponíveis na proporção de 60%, 28%, 9%, 2,5% e 0,5%. No mesmo local, amostrou ao acaso eventos de alimentação desta ave, contando quantos eventos foram de consumo de cada um dos itens. Os resultados das contagens dos eventos de alimentação foram 544, 285, 117, 54, 12, para cada um dos itens respectivamente.  ​+Nosso ecólogo virtual estimou a proporção de cinco tipos de itens alimentares para uma espécie de ave em uma área. Esses itens estavam disponíveis na proporção de 60%, 28%, 9%, 2,5% e 0,5%. No mesmo local, amostrou-se ao acaso eventos de alimentação desta ave, contando quantos eventos foram de consumo de cada um dos itens. Os resultados das contagens dos eventos de alimentação foram 544, 285, 117, 54, 12, para cada um dos itens respectivamente.  ​
  
 Vamos criar os objetos com estes valores: ​ Vamos criar os objetos com estes valores: ​
Linha 485: Linha 485:
 qui2 qui2
 </​code>​ </​code>​
-Qual a chance de um valor de Qui-quadrado maior ou igual a este ocorrer por acaso (ou seja, mesmo que não haja preferência)?​ Como são cinco itens alimentares,​ temos quatro graus de liberdade, e o que queremos saber é: qual a probabilidade de encontrarmos a diferenças ​observada em relação ao esperado ou maiores, em um cenário onde a espécie não tem preferência alimentar (hipótese nula). ​  ​Obtemos isto com a função de probabilidade acumulada da distribuição de Qui-quadrado:​+Qual a chance de um valor de Qui-quadrado maior ou igual a este ocorrer por acaso (ou seja, mesmo que não haja preferência)?​ Como são cinco itens alimentares,​ temos quatro graus de liberdade, e o que queremos saber é: qual a probabilidade de encontrarmos a diferença ​observada em relação ao esperado ou maiores, em um cenário onde a espécie não tem preferência alimentar (hipótese nula). ​  ​Obtemos isto com a função de probabilidade acumulada da distribuição de Qui-quadrado:​
 <code rsplus> <code rsplus>
 pchisq(q = qui2, df = 4, lower.tail = FALSE) pchisq(q = qui2, df = 4, lower.tail = FALSE)
Linha 501: Linha 501:
 <code rsplus> <code rsplus>
 ## Faz o grafico da funcao Qui-quadrado com 4 graus de liberdade, ## Faz o grafico da funcao Qui-quadrado com 4 graus de liberdade,
-## veja ajuda funcao curve+## veja ajuda da funcao curve
 curve(dchisq(x,​ df = 4), 0, 70, xlab = "​Qui-quadrado,​ 4 g.l.", ylab = "​Densidade probabilística"​) curve(dchisq(x,​ df = 4), 0, 70, xlab = "​Qui-quadrado,​ 4 g.l.", ylab = "​Densidade probabilística"​)
 ## Sobrepoe uma linha vermelha a partir ​ ## Sobrepoe uma linha vermelha a partir ​
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 [[https://​www.monkeyuser.com/​2019/​code-entropy/​|{{:​02_tutoriais:​tutorial2:​119-code-entropy.png?​400 ​ |}}]] [[https://​www.monkeyuser.com/​2019/​code-entropy/​|{{:​02_tutoriais:​tutorial2:​119-code-entropy.png?​400 ​ |}}]]
  
-As linguagens de programação,​ assim como as linguagens naturais, estão em constante modificação. Existe na comunidade do R um movimento com um novo //dialeto// que foi chamado de  ''​tidyverse''​. Esse conjunto de pacotes propõem formas mais compactas de códigos para manipular e grafar dados((Como toda boa polêmica existem muitos apoiadores e muitos críticos dessa nova sintaxe do R. Para saber mais, veja o artigo [[https://​github.com/​matloff/​TidyverseSkeptic|Tidyverse Skeptic]] de Norman Matloff, professor da Universidade da California. )). Este curso é baseado na forma mais original da linguagem contida nos pacotes básicos da distribuição do R e sem a pretensão de ensinar esse novo dialéto. Entretanto, irão encontrar muita documentação que usa essa filosofia. Uma das dificuldades para entender o código nesse //dialeto// é a introdução do conceito de canalização ​ de procedimentos,​ onde o resultado de uma função pode ser direcionada a outra através do //pipe// (''​%>​%''​). Essa ferramenta, que está no pacote ''​magrittr'',​ modifica bastante a lógica de funções aninhadas do interpretador do R. Abaixo listamos alguns dos conceitos básicos para entender os códigos em ''​tidyverse'':​+As linguagens de programação,​ assim como as linguagens naturais, estão em constante modificação. Existe na comunidade do R um movimento com um novo //dialeto// que foi chamado de  ''​tidyverse''​. Esse conjunto de pacotes propõem formas mais compactas de códigos para manipular e grafar dados((Como toda boa polêmica existem muitos apoiadores e muitos críticos dessa nova sintaxe do R. Para saber mais, veja o artigo [[https://​github.com/​matloff/​TidyverseSkeptic|Tidyverse Skeptic]] de Norman Matloff, professor da Universidade da California. )). Este curso é baseado na forma mais original da linguagem contida nos pacotes básicos da distribuição do R e sem a pretensão de ensinar esse novo dialeto. Entretanto, irão encontrar muita documentação que usa essa filosofia. Uma das dificuldades para entender o código nesse //dialeto// é a introdução do conceito de canalização ​ de procedimentos,​ onde o resultado de uma função pode ser direcionada a outra através do //pipe// (''​%>​%''​). Essa ferramenta, que está no pacote ''​magrittr'',​ modifica bastante a lógica de funções aninhadas do interpretador do R. Abaixo listamos alguns dos conceitos básicos para entender os códigos em ''​tidyverse'':​
  
   * ''​x %>% f''​ é equivalente a ''​f(x)''​   * ''​x %>% f''​ é equivalente a ''​f(x)''​
02_tutoriais/tutorial2/start.1692029338.txt.gz · Última modificação: 2023/08/14 13:08 por 127.0.0.1