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02_tutoriais:tutorial6:start [2020/09/29 22:43] rafael.melhem [6a. Teste de Hipótese] |
02_tutoriais:tutorial6:start [2022/06/08 16:40] adalardo [Visualizando a simulação] |
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</WRAP> | </WRAP> | ||
====== 6a. Teste de Hipótese ====== | ====== 6a. Teste de Hipótese ====== | ||
+ | <WRAP center round tip 80%> | ||
+ | Video de aula síncrona gravada no google meet em 28/09/2020, não editado. | ||
+ | <WRAP center round box 80%> | ||
+ | {{youtube>8U0VDXTPR3A}} | ||
+ | </WRAP> | ||
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+ | </WRAP> | ||
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[[https://www.explainxkcd.com/wiki/index.php/882:_Significant|{{:02_tutoriais:tutorial6:significant.png?400 |}}]] | [[https://www.explainxkcd.com/wiki/index.php/882:_Significant|{{:02_tutoriais:tutorial6:significant.png?400 |}}]] | ||
Linha 23: | Linha 32: | ||
macho <- c(120, 107, 110, 116, 114, 111, 113, 117, 114, 112) | macho <- c(120, 107, 110, 116, 114, 111, 113, 117, 114, 112) | ||
- | femea <- c(110,111,107, 108, 110, 105, 107, 106, 111, 111) | + | femea <- c(110, 111, 107, 108, 110, 105, 107, 106, 111, 111) |
- | chacal <- c(macho,femea) | + | chacal <- c(macho, femea) |
- | sexo <- factor(rep(c("macho","femea"),each=10)) | + | sexo <- factor(rep(c("macho", "femea"), each=10)) |
</code> | </code> | ||
- | ===== Dois Gráfico para ver os mesmos dados ===== | + | ===== Dois Gráficos para ver os mesmos dados ===== |
Vamos avaliar esses dados graficamente. O código abaixo produz um gráfico de caixa (boxplot) e também um gráfico, pouco usual, mas que nos permite visualizar a variação que existe nos dados. Vamos usar esse tipo de representação gráfica ao longo desse tutorial. Tenha certeza que entendeu o que está representado nessa figura! | Vamos avaliar esses dados graficamente. O código abaixo produz um gráfico de caixa (boxplot) e também um gráfico, pouco usual, mas que nos permite visualizar a variação que existe nos dados. Vamos usar esse tipo de representação gráfica ao longo desse tutorial. Tenha certeza que entendeu o que está representado nessa figura! | ||
Linha 176: | Linha 185: | ||
==== Visualizando a simulação ==== | ==== Visualizando a simulação ==== | ||
- | Vamos agora usar a ** animada** função chamada {{:02_tutoriais:tutorial6:simula.r|}} que produzimos para ilustrar a simulação: | + | Vamos agora usar a ** animada** função chamada {{ :02_tutoriais:tutorial6:simulaT.r |}} produzida por --- //[[aleadalardo@gmail.com|Alexandre Adalardo de Oliveira]] 2022/06/08 16:30// para ilustrar a simulação: |
<WRAP center round alert 60%> | <WRAP center round alert 60%> | ||
- | Atenção usuários do RStudio: a função ''simula()'' não é tão animada assim na janela do RStudio. Para que ela funcione, antes de usá-la abra uma janela gráfica com o comando ''x11()'' | + | Atenção usuários do RStudio: a função ''simulaT()'' não é tão animada assim na janela do RStudio. Caso a animação não funcione, antes de submeter a linha de código contendo ''simulaT()'', abra uma janela gráfica com o comando ''x11()'' |
</WRAP> | </WRAP> | ||
- | Primeiro precisamos carregá-la no espaço de trabalho, com o comando ''source''. | + | * Baixe o arquivo {{ :02_tutoriais:tutorial6:simulaT.r |}} no seu diretório de trabalho; |
- | Depois, é só simular! | + | * Carregue o arquivo no seu espaço de trabalho: |
+ | * com o comando ''source'', ou | ||
+ | * abrindo o arquivo de código((o código dentro do arquivo cria um objeto da classe ''function'' na sua área de trabalho)) e copiando na sua sessão. | ||
+ | * Em seguida, rode a última linha do código abaixo para simular o teste de diferença entre as médias. | ||
<code rsplus> | <code rsplus> | ||
x11(width = 10, height = 10) | x11(width = 10, height = 10) | ||
source("simula.r") | source("simula.r") | ||
- | simula(chacal[sexo == "macho"], chacal[sexo == "femea"]) | + | simulaT(chacal[sexo == "macho"], chacal[sexo == "femea"], teste = "maior", anima = TRUE) |
</code> | </code> | ||
Linha 246: | Linha 258: | ||
Como essa probabilidade é muito baixa, eu particularmente, me sinto confortável em afirma que: | Como essa probabilidade é muito baixa, eu particularmente, me sinto confortável em afirma que: | ||
- | <wrap em>Os machos de chacal dourado apresentam mandíbulas maiores que as fêmeas.</wrap> | + | <wrap em>Os machos de chacal dourado apresentam mandíbulas maiores, em média, que as fêmeas.</wrap> |
E posso dizer ainda, que posso estar errado, mas a probabilidade de incorrer em erro ao fazer essa afirmação é pequena, cerca de ''0.3%''. | E posso dizer ainda, que posso estar errado, mas a probabilidade de incorrer em erro ao fazer essa afirmação é pequena, cerca de ''0.3%''. | ||
Linha 345: | Linha 357: | ||
<WRAP center round todo 60%> | <WRAP center round todo 60%> | ||
- | Siga os [[01_curso_atual:exercicios6|exercícios 6a]] e em seguida para o [[02_tutoriais:tutorial6b:start|Tutorial de ANOVA]]. | + | Siga os [[01_curso_atual:exercicios6|exercícios 6a]] e depois para o [[02_tutoriais:tutorial6b:start|Tutorial de ANOVA]]. |
</WRAP> | </WRAP> | ||