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02_tutoriais:tutorial7:start

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02_tutoriais:tutorial7:start [2020/10/02 15:59]
rafael.melhem
02_tutoriais:tutorial7:start [2023/09/11 15:58] (atual)
Linha 7: Linha 7:
  
 A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial. A primeira parte desse tutorial é baseado no [[http://​labtrop.ib.usp.br/​doku.php?​id=cursos:​planeco:​roteiro:​08-lm_rcmdr| tutoria de modelos lineares da disciplina Princípios de Planejamento e Análise de Dados]], inclusive as vídeoaulas. Aqui iremos focar no código que estava subjacente ao tutorial.
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 +A videoaula gravada no google meet no dia 02 de outubro de 2020 está ao final do tutorial. Dê preferência para as videoaulas do curso de **Principios de Planejamento e Análise de Dados** que estão colocadas ao longo do tutorial. Eles tratam o tema de modelos lineares de forma mais sucinta e tiveram alguma edição. Desconsiderem nesses vídeos as referências à disciplina.
 +</​WRAP>​
 +
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
  
Linha 12: Linha 16:
  
 Os modelos lineares são uma generalização dos testes de hipótese clássicos mais simples. Uma regressão linear, por exemplo, só pode ser aplicada para dados em que tanto a variável preditora quanto a resposta são contínuas, enquanto uma análise de variância é utilizada quando a variável preditora é categórica. Os modelos lineares não têm essa limitação,​ podemos usar variáveis contínuas ou categóricas indistintamente. Os modelos lineares são uma generalização dos testes de hipótese clássicos mais simples. Uma regressão linear, por exemplo, só pode ser aplicada para dados em que tanto a variável preditora quanto a resposta são contínuas, enquanto uma análise de variância é utilizada quando a variável preditora é categórica. Os modelos lineares não têm essa limitação,​ podemos usar variáveis contínuas ou categóricas indistintamente.
-<WRAP center round box 40%>+<WRAP center round box 80%>
 __**Videoaula Modelo Linear I**__ __**Videoaula Modelo Linear I**__
 O vídeo é proveniente de outra disciplina, desconsidere qualquer referência a ela. O vídeo é proveniente de outra disciplina, desconsidere qualquer referência a ela.
 +<WRAP center round tip 80%>
 {{youtube>​b4VgLr6loGE}} {{youtube>​b4VgLr6loGE}}
 +
 +</​WRAP>​
  
  
Linha 200: Linha 207:
  
 Nossas estimativas parecem muito boas!  Nossas estimativas parecem muito boas! 
-Não precisamos fazer a simulação para fazer estimativas. A função ''​lm''​ faz isso para por nós.+Quando construímos modelos, não precisamos fazer a simulação para fazer estimativas, a função ''​lm''​ faz isso para nós.
  
 ===== Modelos Lineares ===== ===== Modelos Lineares =====
Linha 213: Linha 220:
 lmxy01 <- lm(y1 ~ x1) lmxy01 <- lm(y1 ~ x1)
 class(lmxy01) class(lmxy01)
 +str(lmxy01)
 </​code> ​ </​code> ​
  
   ​   ​
-As funções extratoras ​como retiram do objeto ​do objeto de modelo (classe ''​lm''​) a informações solicitada. Vamos avaliar as principais informações que podem ser extraídas de um modelo.+O objeto de modelo é bastante complexo. Para acessar as informações utilizamos as funções extratoras ​que retiram do objeto ​as informações solicitadas,​ por exemplo, a classe ​em  ​''​class(lmxy1)''​. Vamos avaliar as principais informações que podem ser extraídas de um objeto de modelo ​da classe ''​lm''​.
  
  
Linha 353: Linha 361:
  
  
-Apesar de nossa primeira estimativa dos parâmetros ter sido muito boa, poderíamos ter feito uma amostra com valores mais diferentes. Não é depressível ​a chance de nossa amostra gerar valores de intercepto menores que ''​8''​ ou de inclinação maiores que ''​0.14''​. Essa imprecisão associada a estimativa dos parâmetros é o <wrap em>erro padrão</​wrap>​. O erro padrão é o desvio padrão dessa distribuição de valores das estimativas se pudéssemos refazer a amostra muitas vezes na população,​ como acabamos de fazer com a nossa simulação!+Apesar de nossa primeira estimativa dos parâmetros ter sido muito boa, poderíamos ter feito uma amostra com valores mais diferentes. Não é desprezível ​a chance de nossa amostra gerar valores de intercepto menores que ''​8''​ ou de inclinação maiores que ''​0.14''​. Essa imprecisão associada a estimativa dos parâmetros é o <wrap em>erro padrão</​wrap>​. O erro padrão é o desvio padrão dessa distribuição de valores das estimativas se pudéssemos refazer a amostra muitas vezes na população,​ como acabamos de fazer com a nossa simulação!
  
 Vamos calcular o desvio padrão dos múltiplos experimentos:​ Vamos calcular o desvio padrão dos múltiplos experimentos:​
Linha 426: Linha 434:
 ===== Tabela de Anova de uma Regressão ===== ===== Tabela de Anova de uma Regressão =====
  
-<WRAP center round box 60%>+<WRAP center round box 100%> 
 +<WRAP center round tip 80%> 
 +Video na disciplina de Princípios de Planejamento e Análise de Dados. Desconsidere qualquer referência à disciplina. O tema tratado é a partição de variação dos dados. ​
 {{youtube>​C4urUFRGDvo}} {{youtube>​C4urUFRGDvo}}
 +
 +</​WRAP>​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 515: Linha 527:
 ==== R² Ajustado ==== ==== R² Ajustado ====
  
-O R² ajustado ​é um ajuste ​relacionado a uma maior precisão ​relativa ao R² da população. Existem vários tipos de ajustes, no caso do ''​summary''​ de um objeto ''​lm''​ a formula é:+O R² ajustado ​está relacionado a uma maior precisão ​na estimativa do , que depende do tamanho amostral. Existem vários tipos de ajustes, no caso do ''​summary''​ de um objeto ''​lm''​ a formula é:
  
 $$R^{2}_{adj} = 1 - (1- R^2) \frac{n - 1}{n - p - 1}$$ $$R^{2}_{adj} = 1 - (1- R^2) \frac{n - 1}{n - p - 1}$$
Linha 524: Linha 536:
 </​code>​ </​code>​
  
-Com os R², R² ajustado e o teste da partição da variação da tabela da função ''​anova'',​ fechamos o ''​summary''​ do modelo linear simples. Novamente, reconheça ​esses valores ​e interprete os valores:+Com os R², R² ajustado e o teste da partição da variação da tabela da função ''​anova'',​ fechamos o ''​summary''​ do modelo linear simples. Novamente, reconheça e interprete os valores:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 849: Linha 861:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<WRAP center round box 100%>
 +Aula síncrona da disciplina no google meet, gravada em 01 de outubro de 2020. Nela abordo a construção e interpretação de modelos lineares simples no ambiente de programação R, focando no resumo (''​summary''​) com as principais informações do modelo. Uma bom entendimento do resumo do modelo é essencial para interpretação correta do resultado. Veja curso completo em:
 +http://​ecor.ib.usp.br
 +<WRAP center round tip 80%>
 +{{youtube>​VRrJ487k5qY}}
 +</​WRAP>​
 +
 +</​WRAP>​
  
  
02_tutoriais/tutorial7/start.1601665152.txt.gz · Última modificação: 2020/10/02 15:59 por rafael.melhem