Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


03_apostila:01-intro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
03_apostila:01-intro [2023/08/14 12:27]
127.0.0.1 edição externa
03_apostila:01-intro [2023/08/14 12:37] (atual)
Linha 219: Linha 219:
  
  
-===== Para Sair =====+ 
 + 
 +===== Para Sair do R =====
  
 Para sair do R, a forma mais fácil é usar o comando ''​q''​ (do inglês //​quit//​). ​ Nesse caso o R, lhe pergunda se você deseja //salvar// (gravar) Para sair do R, a forma mais fácil é usar o comando ''​q''​ (do inglês //​quit//​). ​ Nesse caso o R, lhe pergunda se você deseja //salvar// (gravar)
Linha 315: Linha 317:
  
 Ao contrário do que você pode estar acostumado(a),​ não é uma boa idéia manter vários arquivos com diferentes versões dos dados ou análises em um mesmo diretório. Os usuários de R em geral mantém o padrão da linguagem, de um único arquivo //default// por análise, o ''​.RData'',​ criando quantos diretórios forem necessários para organizar o trabalho. ​ Ao contrário do que você pode estar acostumado(a),​ não é uma boa idéia manter vários arquivos com diferentes versões dos dados ou análises em um mesmo diretório. Os usuários de R em geral mantém o padrão da linguagem, de um único arquivo //default// por análise, o ''​.RData'',​ criando quantos diretórios forem necessários para organizar o trabalho. ​
 +
 +
 +
 +
  
 ===== Gerenciando a Área de Trabalho ===== ===== Gerenciando a Área de Trabalho =====
Linha 328: Linha 334:
  
 A função ''​ls''​ possui argumentos que podem refinar seus resultados, consulte a ajuda para os detalhes. A função ''​ls''​ possui argumentos que podem refinar seus resultados, consulte a ajuda para os detalhes.
- 
- 
- 
- 
- 
- 
- 
  
  
Linha 594: Linha 593:
  
 Argumentos com valores atribuídos são os valores //default// da função. Por exemplo, por //default// a função de teste de Qui-quadrado estima a significância pela distribuição de Qui-quadrado e não por randomização (argumento ''​simulate.p.value=FALSE''​). Argumentos com valores atribuídos são os valores //default// da função. Por exemplo, por //default// a função de teste de Qui-quadrado estima a significância pela distribuição de Qui-quadrado e não por randomização (argumento ''​simulate.p.value=FALSE''​).
- 
- 
  
  
Linha 613: Linha 610:
   - Consulte a ajuda das funções ''​rm''​ e ''​ls''​ para descobrir como apagar apenas os objetos cujos nomes começam com "​temp"​. ​                                                                                     ​   - Consulte a ajuda das funções ''​rm''​ e ''​ls''​ para descobrir como apagar apenas os objetos cujos nomes começam com "​temp"​. ​                                                                                     ​
 </​box>​ </​box>​
 +
 +
 +
 +
  
  
Linha 646: Linha 647:
        
 Existe uma outra função para carregar pacotes no R chamada ''​require''​. A diferença entre elas é sutil, mas dê preferência ao uso da função ''​library''​ para saber logo se o pacote que você pretende carregar já está instalado ou não. Existe uma outra função para carregar pacotes no R chamada ''​require''​. A diferença entre elas é sutil, mas dê preferência ao uso da função ''​library''​ para saber logo se o pacote que você pretende carregar já está instalado ou não.
 +
 +
 +
 +
  
 ===== Particularidades dos Comandos no R ===== ===== Particularidades dos Comandos no R =====
Linha 677: Linha 682:
 O comando sem os parênteses é na verdade o **nome do comando**. ​ Sendo o R um software de código aberto, toda vez que se digita o O comando sem os parênteses é na verdade o **nome do comando**. ​ Sendo o R um software de código aberto, toda vez que se digita o
 nome de um comando, ele **não executa** o comando mas **mostra o conteúdo** do comando (o código). nome de um comando, ele **não executa** o comando mas **mostra o conteúdo** do comando (o código).
-===== Primeiros Passos ​ ===== 
  
-Siga para o tópico [[03_apostila:​02-entrada]] da apostila e faça as atividades ali descritas.+ 
 + 
 + 
  
 ===== Atividade Extra ===== ===== Atividade Extra =====
Linha 686: Linha 693:
 Para se acostumar com a linguagem, siga as instruções deste [[http://​cran.r-project.org/​doc/​manuals/​R-intro.html#​A-sample-session|tutorial]],​ que está na ([[http://​www.r-project.org|página oficial do R]]):  Para se acostumar com a linguagem, siga as instruções deste [[http://​cran.r-project.org/​doc/​manuals/​R-intro.html#​A-sample-session|tutorial]],​ que está na ([[http://​www.r-project.org|página oficial do R]]): 
 </​box>​ </​box>​
 +
 +
 +
 +
 +
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
03_apostila/01-intro.txt · Última modificação: 2023/08/14 12:37 (edição externa)