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02_tutoriais:tutorial5b:start

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Linha 2: Linha 2:
   * [[02_tutoriais:​tutorial5b:​start|Tutorial]]   * [[02_tutoriais:​tutorial5b:​start|Tutorial]]
   * [[01_curso_atual:​exercicios5b| Exercícios]]   * [[01_curso_atual:​exercicios5b| Exercícios]]
-  * [[03_apostila:​05a-graficos| Apostila]] ​+  * [[03_apostila:​10-graficos02| Apostila]] ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 ====== 5b. Gráficos II: um procedimento ====== ====== 5b. Gráficos II: um procedimento ======
  
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
-{{youtube>​cmyd36V9Iow}}+{{ youtube>​cmyd36V9Iow }}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-Nesse tutorial apresentamos um procedimento para a construção de gráficos no R, incluindo cada elemento separadamente. O objetivo é mostrar como é possível editar e incluir elementos gráficos da forma que desejar, o que permite a construção de gráficos muito complexos. Utilizaremos ​para exemplificar o procedimento adotado para produzir ​o gráfico publicado por uma de nossas primeiras alunas.+Nesse tutorial apresentamos um procedimento para a construção de gráficos no R, incluindo cada elemento separadamente. O objetivo é mostrar como é possível editar e incluir elementos gráficos da forma que desejar, o que permite a construção de gráficos muito complexos. Utilizaremos o gráfico publicado por uma de nossas primeiras alunas ​para exemplificar o procedimento adotado para produzir gráficos no R.
  
  
Linha 67: Linha 67:
 <code rsplus> <code rsplus>
  
-par (mar = c(5, 4, 4, 3.5))+par (mar = c(5, 1, 4, 5))
 plot(x = NULL, y = NULL, xlim = c(-1.5, 2.5), ylim = c(0.5, 7.5), type = "​n",​ yaxt = "​n",​ xlab = "​Effect Size (lnOR)",​ ylab = "",​ main = "​SURVIVAL"​) plot(x = NULL, y = NULL, xlim = c(-1.5, 2.5), ylim = c(0.5, 7.5), type = "​n",​ yaxt = "​n",​ xlab = "​Effect Size (lnOR)",​ ylab = "",​ main = "​SURVIVAL"​)
  
Linha 74: Linha 74:
 ==== Linhas guias e eixo ==== ==== Linhas guias e eixo ====
  
-Em seguida, continuamos ​inserido ​elementos. Abaixo utilizamos a função ''​abline'',​ a função que desenha linhas de regressão (y = ''​a''​ + ''​b''​x) utilizando os parâmetros ''​v''​ para linha vertical e ''​h''​ para linha horizontal. O parâmetro ''​lty''​ define o tipo de linha, no caso ''​2''​ é a linha tracejada. Outras funções também fazem essa tarefa, como por exemplo ''​segments''​ que usaremos mais a frente.+Em seguida, continuamos ​inserindo ​elementos. Abaixo utilizamos a função ''​abline'',​ a função que desenha linhas de regressão (y = ''​a''​ + ''​b''​x) utilizando os parâmetros ''​v''​ para linha vertical e ''​h''​ para linha horizontal. O parâmetro ''​lty''​ define o tipo de linha, no caso ''​2''​ é a linha tracejada. Outras funções também fazem essa tarefa, como por exemplo ''​segments''​ que usaremos mais a frente.
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 85: Linha 85:
 ==== Inserindo os dados ==== ==== Inserindo os dados ====
  
-A lógica desse método é incluir cada elemento separadamente para ter controle total na elaboração do gráfico. Abaixo inserimos os dados de adultos:+A lógica desse método é incluir cada elemento separadamente para ter controle total na elaboração do gráfico. Abaixo inserimos os resultados para os adultos:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 95: Linha 95:
 </​code>​ </​code>​
  
-Agora os outros grupos:+Agora os resultados para os outros grupos:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 123: Linha 123:
 ===== Segundo painel ===== ===== Segundo painel =====
  
-Esse painel foi criado para acrescentar a legenda da direita com suas particularidades. As margens do gráfico não permitem edições complexas. Caso o gráfico tenha elementos nas margens, uma solução é tratar a margem como um painel. Como fizemos no painel anterior, primeiro ajustamos os parâmetros globais e, em seguida criamos um espaço de coordenadas cartesianas para posicionar os elementos em um espaço vazio. ​+Esse painel foi criado para acrescentar a legenda da direita com suas particularidades. As margens do gráfico não permitem edições complexas. Caso o gráfico tenha elementos nas margens, uma solução é tratar a margem como um painel. Como fizemos no painel anterior, primeiro ajustamos os parâmetros globais e, em seguidacriamos um espaço de coordenadas cartesianas para posicionar os elementos em um espaço vazio. ​
  
  
 <code rsplus> <code rsplus>
  
-par (mar=c(5,4,4,5))#controla tamanhos das margens+par (mar=c(5,2,4,3)) #controla tamanhos das margens
 plot(x=NULL,​y=NULL,​ xlim=c(0, 2), ylim=c(0.5, 7.5),​type="​n",​ xaxt="​n",​ yaxt="​n",​xlab="",​ ylab="",​ bty="​n"​) plot(x=NULL,​y=NULL,​ xlim=c(0, 2), ylim=c(0.5, 7.5),​type="​n",​ xaxt="​n",​ yaxt="​n",​xlab="",​ ylab="",​ bty="​n"​)
 </​code>​ </​code>​
Linha 177: Linha 177:
  
  
-2. Em seguida o desafio é fazer o [[notar.ib.usp.br/​exercicio/​93|gráfico Iris]] como a figura abaixo:+2. Em seguida o desafio é fazer o [[http://notar.ib.usp.br/​exercicio/​93|gráfico Iris]] como a figura abaixo:
 {{  :​02_tutoriais:​tutorial5b:​irisGraf.png?​600 ​ |}} {{  :​02_tutoriais:​tutorial5b:​irisGraf.png?​600 ​ |}}
  
02_tutoriais/tutorial5b/start.1692818942.txt.gz · Última modificação: 2023/08/23 16:29 por 127.0.0.1