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02_tutoriais:tutorial5b:start

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02_tutoriais:tutorial5b:start [2023/08/26 11:24] (atual)
Linha 2: Linha 2:
   * [[02_tutoriais:​tutorial5b:​start|Tutorial]]   * [[02_tutoriais:​tutorial5b:​start|Tutorial]]
   * [[01_curso_atual:​exercicios5b| Exercícios]]   * [[01_curso_atual:​exercicios5b| Exercícios]]
-  * [[03_apostila:​05a-graficos| Apostila]] ​+  * [[03_apostila:​10-graficos02| Apostila]] ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 ====== 5b. Gráficos II: um procedimento ====== ====== 5b. Gráficos II: um procedimento ======
  
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
-{{youtube>​cmyd36V9Iow}}+{{ youtube>​cmyd36V9Iow }}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-Nesse tutorial apresentamos um procedimento para a construção de gráficos no R, incluindo cada elemento separadamente. O objetivo é mostrar como é possível editar e incluir elementos gráficos da forma que desejar, o que permite a construção de gráficos muito complexos. Utilizaremos ​para exemplificar o procedimento adotado para produzir ​o gráfico publicado por uma de nossas primeiras alunas.+Nesse tutorial apresentamos um procedimento para a construção de gráficos no R, incluindo cada elemento separadamente. O objetivo é mostrar como é possível editar e incluir elementos gráficos da forma que desejar, o que permite a construção de gráficos muito complexos. Utilizaremos o gráfico publicado por uma de nossas primeiras alunas ​para exemplificar o procedimento adotado para produzir gráficos no R.
  
  
Linha 67: Linha 67:
 <code rsplus> <code rsplus>
  
-par (mar = c(5, 4, 4, 3.5))+par (mar = c(5, 1, 4, 5))
 plot(x = NULL, y = NULL, xlim = c(-1.5, 2.5), ylim = c(0.5, 7.5), type = "​n",​ yaxt = "​n",​ xlab = "​Effect Size (lnOR)",​ ylab = "",​ main = "​SURVIVAL"​) plot(x = NULL, y = NULL, xlim = c(-1.5, 2.5), ylim = c(0.5, 7.5), type = "​n",​ yaxt = "​n",​ xlab = "​Effect Size (lnOR)",​ ylab = "",​ main = "​SURVIVAL"​)
  
Linha 85: Linha 85:
 ==== Inserindo os dados ==== ==== Inserindo os dados ====
  
-A lógica desse método é incluir cada elemento separadamente para ter controle total na elaboração do gráfico. Abaixo inserimos os dados de adultos:+A lógica desse método é incluir cada elemento separadamente para ter controle total na elaboração do gráfico. Abaixo inserimos os resultados para os adultos:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 95: Linha 95:
 </​code>​ </​code>​
  
-Agora os outros grupos:+Agora os resultados para os outros grupos:
  
 <code rsplus> <code rsplus>
Linha 128: Linha 128:
 <code rsplus> <code rsplus>
  
-par (mar=c(5,4,4,5))#controla tamanhos das margens+par (mar=c(5,2,4,3)) #controla tamanhos das margens
 plot(x=NULL,​y=NULL,​ xlim=c(0, 2), ylim=c(0.5, 7.5),​type="​n",​ xaxt="​n",​ yaxt="​n",​xlab="",​ ylab="",​ bty="​n"​) plot(x=NULL,​y=NULL,​ xlim=c(0, 2), ylim=c(0.5, 7.5),​type="​n",​ xaxt="​n",​ yaxt="​n",​xlab="",​ ylab="",​ bty="​n"​)
 </​code>​ </​code>​
Linha 177: Linha 177:
  
  
-2. Em seguida o desafio é fazer o [[notar.ib.usp.br/​exercicio/​93|gráfico Iris]] como a figura abaixo:+2. Em seguida o desafio é fazer o [[http://notar.ib.usp.br/​exercicio/​93|gráfico Iris]] como a figura abaixo:
 {{  :​02_tutoriais:​tutorial5b:​irisGraf.png?​600 ​ |}} {{  :​02_tutoriais:​tutorial5b:​irisGraf.png?​600 ​ |}}
  
02_tutoriais/tutorial5b/start.1692906008.txt.gz · Última modificação: 2023/08/24 16:40 por 127.0.0.1