Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2011:alunos:trabalho_final:claudia:final

Tabela de conteúdos

Trabalho Final

Plano A

Criar uma função para estimar os parâmetros da equação de Gompertz Lt = Loexp {G (1 – exp [-gt])} e analisar a taxa de crescimento em larvas de peixe a partir desta equação, onde: Lt = comprimento larval na idade t; Lo = comprimento larval hipotético na idade zero (eclosão); G = primeiro parâmetro de crescimento de Gompertz; g = segundo parâmetro de crescimento de Gompertz. Esta equação tem sido utilizada com mais freqüência para representar trajetórias de crescimento larval em diversas espécies (Campana & Jones, 1992). A idade das larvas é obtida através da leitura de anéis diários formados nos otóltos.

Também pretende-se obter a taxa de crescimento absoluto, que pode ser derivada da equação de crescimento de Gompertz, AGR = g . Lt [ln(Lo . eG) - ln(Lt)], onde AGR = coeficiente de crescimento diário instantâneo (Ricker, 1979; Campana & Jones, 1992).

Referência

Campana, S.E. & Jones, C. 1992. Analysis of otolith microstructure. Can. Spec. Publ. Fish. Aquat. Sci., 117: 73-100. Ricker, W.E. 1979. Growth rates and models. In: Fish physiology VIII. Ed. Hoar et al. Academic Press, London, p.678-743.

°° <*)}}<

Plano B

Criar uma função para aplicar o modelo do nicho trófico, onde são analisadas as relações entre tamanho de presa e predador. Este modelo adota o desvio padrão do tamanho da presa transformado em log10 como uma medida da largura do nicho trófico. Nesta análise a larva de peixe é classificada de acordo com o comprimento padrão* em intervalos de 0,1 mm. A relação entre o comprimento padrão da larva e a média correspondente do desvio padrão do tamanho da presa transformado em log10 será analisado usando regressão linear para determinar qualquer tendência na largura do nicho conforme o crescimento.

*comprimento padrão= medida que se extende da ponta do fucinho da larva até o final notocorda.

05_curso_antigo/r2011/alunos/trabalho_final/claudia/final.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)