Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2017:alunos:trabalho_final:osmarina.marinho:propostas_para_trabalho_final

Proposta A: Função plotagem

Pensando em uma função mais generalista, onde qualquer tipo de vetor pudesse ser analisado, pensei em uma função que plota vetores ao longo do tempo e calcula a maior e a menor diferença entre elas para o período observado. As opções de entrada seriam vetores numéricos e a função retornaria um gráfico com as diferenças encontradas no período. Além disso a função contemplaria um argumento lógico de remoção de NAs e mensagem de erro caso a entrada não esteja no formato adequado.

Proposta B: Função agrupe

Uma função também mais generalista que terá como objetivo agrupar os valores de um vetor(x) em classes com amplitude desejada pelo aluno. Essa função terá dois argumentos,o vetor de entrada e o intervalo de classe desejado.A função retornará um vetor das classes do intervalo escolhido e um gráfico da distribuição(frequência) por classe do vetor de entrada. Este gráfico será ordenado pelos valores de x em ordem crescente.Além disso a função contemplaria um argumento lógico de remoção de NAs e mensagem de erro caso a entrada não esteja no formato adequado.

Bibliografia: Lima JP da C, Leão JRA (2013) Dinâmica de Crescimento e Distribuição Diamétrica de Fragmentos de Florestas Nativa e Plantada na Amazônia Sul Ocidental. Floresta e Ambiente, 20, 70–79.

Gostei da proposta A, mas ela precisa ser melhor explicada. Por exemplo: 1) como são os dados de entrada? Pode ser uma lista de vetores, ou tem que ser um data.frame ou matriz? 2) Os cálculos de maior e menor diferença são diferenças entre médias de vetores subsequentes? Ou são diferenças dentro de cada vetor? Tem que explicar melhor. 3) E finalmente, como vai ser esse gráfico? Vai mostrar todos os pontos? Vai ter estatísticas descritivas? Se sim, quais?

Ou seja, plano legal mas tem que explicar melhor o que você vai fazer. O plano B eu achei “muito simples demais”, mas pode seguir com o A depois de expliar melhor.

—-Danilo G Muniz

Obrigada pelos comentários. Após isso resolvi aprimorar mais a função. Os dados de entrada serão no formato data.frame. O cálculo será de diferença absoluta entre os vetores no período observado. O gráfico será de linhas, com os valores médios e desvio padrão e os valores de maior e menor diferença serão fixados como texto dentro do gráfico. Gostaria também de gerar uma tabela de saída usando a função summariSE do pacote Rmisc, mas preciso analisar se será importante.

</WRAP>

Se der pra gerar uma tabelinha de saída seria mesmo muito legal. E dá pra montar a tabela usando as funções básicas do R mesmo, se o pacote Rmisc der trabalho.

—-Danilo G Muniz </WRAP>

05_curso_antigo/r2017/alunos/trabalho_final/osmarina.marinho/propostas_para_trabalho_final.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)