Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2018:alunos:trabalho_final:vinicius.montagner:help
fraldas                package:unknown                R Documentation

PLANEJADOR PARA COMPRAS DE FRALDAS

Description:

     Funcao para auxiliar no planejamento de compra de fraldas para um bebê, que calcula o valor total a ser gasto em fraldas, e como distribuir um montante poupado durante um periodo de tempo na compra de diferentes tamanhos de fraldas. A funcao fornece dois data.frame: 1) com quantidades de pacotes necessarios, que podem ser comprados, faltantes e, opcionalmente, pedidos de cha-fralda. 2) Com gastos e economia comparados com fraldas ecologicas.

Usage:

     fraldas = function(data.inicio, data.nasc, poup, cha.fralda, inflacao, rendimento)

Arguments:

 data.inicio: parametro indicando a data inicial de poupar dinheiro para o planejamento na compra das fraldas (formato "DD/MM/AA").

 data.nasc: parametro indicando a possivel data de nascimento do bebê, momento que as fraldas deverao sem compradas (formato "DD/MM/AA").

 poup: numero inteiro maior do que zero, indicando o quanto dinheiro sera poupado por mes para a compra das fraldas.

 cha.fralda: argumento opcional, numero inteiro maior do que zero, indicando quantas pessoas serao convidadas para o cha-fralda, utilizado para calcular quantas fraldas deverao ser pedidas de cada tamanho.

 inflacao: argumento opcional, maior que zero com duas casas decimais, indicando qual foi o a inflacao calculada para aquele mes, utilizado para estimar um reajuste do preco das fraldas no periodo baseado na inflacao. Para saber mais sobre o valor a ser inserido, veja em 'Details'.

 rendimento: argumento opcional, maior que zero com duas casas decimais, indicando qual eh a taxa de rendimento em que o usuario vai aplicar o dinheiro poupado no periodo. Para saber mais sobre o valor a ser inserido, veja em 'Details'.

Details:
	
	O parametro data.inicio deve ser inserido no formato DD/MM/AA entre aspas, representando a data inicial que o usuario comeca a poupar dinheiro para a compra das fraldas. data.nasc deve possuir o mesmo formato do parametro anterior, representando a data prevista para nascimento ou quando pretende realizar as compras das fraldas (para planejamentos de longo prazo). O parametro poup deve ser o quanto o usuario deseja poupar por mes para comprar as fraldas no final da simulacao.
    cha.fralda é um argumento opcional, representa a quantidade de pessoas que sera convidado para um evento em que voce pedira fraldas de presente, em que a funcao distribuira o numero de pessoas entre os tamanhos de fraldas necessarias, retornando quantos pacotes de cada tamanho deve ser pedido.
    inflacao é um argumento opcional, que caso inserido, reajusta o valor das fraldas de acordo com a inflacao estimada no periodo. Nesse argumento deve ser inserido a taxa de inflacao MENSAL, ou seja, a calculada para o mes que o usuario esta utilizando a funcao. A inflacao pode mudar no periodo e pode nao ser previsivel, portanto, o reajuste nao sera muito preciso (veja em 'See also' link para consulta de inflacao).
    rendimento é um argumento opcional, que caso inserido, reajusta o valor acumulado do argumento 'poup' durante o periodo a partir do rendimento inserido pelo usuario (que corresponde ao valor do rendimento dado pela aplicacao que o usuario fizer com os valores). Na funcao, a taxa de rendimento calculada eh de juros simples, nao de juros compostos, pois geralmente as aplicacoes que utilizam juros compostos (Tesouro Selic, CDB, etc) possuem uma variacao grande de taxas e encargos que devem ser pagas. Portanto, a estimativa gerada pela funcao nao eh muito precisa. Veja em 'See also' link para consulta de rendimento de aplicacoes.


Value:

  comp1 : Data frame com preco medio por pacote, custo total dos pacotes, os pacotes necessarios, comprados e faltantes, além de quantas unidades sobrarao no ultimo pacote, todos divididos por tamanho. Caso inserido, mostra quantos pacotes devem ser pedidos no cha-fralda.

  comp2 : Data frame com gasto total em fraldas, valor poupado no periodo, quanto dinheiro resta ou falta para finalizar a compra, custo de fraldas ecologicas, economia feita na comparacao entre fraldas descartaveis e ecologicas, e quantidade de lixo produzio por fraldas descartaveis.

Warning:

   Eh necessario que exista uma tabela orcamentaria com os valores das fraldas de cada tamanho (modelo no link), carregar a tabela e atribui-la a um objeto chamado "fraldas.o".
   Ao manipular a planilha, nao altere os nomes do tamanho da fralda presente na primeira coluna (caso nao queira comprar um dos tamanhos, deixe a linha em branco).
   Adicione no maximo 3 precos, sendo possivel inserir somente um preco e deixar as duas colunas seguintes em branco.

Note:

Author(s):

Vinicius Montagner
vini.montagner@gmail.com

References:

See Also:
Para saber mais sobre problemas ambientais das fraldas descartáveis : https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/811-o-problema-das-fraldas-e-suas-alternativas.html

Saiba mais sobre uma opção alternativa: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Fraldas/noticia/2017/05/fralda-de-pano-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

Para consultar a taxa de inflacao mensal e taxas de aplicações financeiras: http://www.valor.com.br/valor-data/tabela/5810/evolucao-das-aplicacoes-financeiras

Examples:

#Exemplo sem cha-fralda com diferenca de 10 meses entre as datas.
fraldas("15/04/18", "15/02/19", 100)

#Exemplo com poucas pessoas convidadas para o cha-fralda.
fraldas("01/02/19", "01/11/19", 250, 10)

#Exemplo com muitas pessoas convidadas para o cha-fralda.
fraldas("01/02/19", "01/11/19", 50, 40)

#Exemplo com a utilizacao dos argumentos opcionais de taxas de inflacao e rendimento.
fraldas("01/08/19", "01/08/20", 300, inflacao=0.32, rendimento=0.5)
05_curso_antigo/r2018/alunos/trabalho_final/vinicius.montagner/help.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)