Índice
- O Curso R
-
- Tutoriais
-
- Apostila
-
- 6. Testes de Hipótese (em preparação!)
- Exercícios
-
- Material de Apoio
-
- Área dos Alunos
-
- Cursos Anteriores
-
IBUSP
Outras Insitutições
Linques
Visitantes
Outras Insitutições
Essa é uma revisão anterior do documento!
As atividades introdutórias para o curso “Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos” consistem em três blocos:
A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades introdutórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina.
Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades introdutórias são extremamente importantes, qualquer problema teremos os monitores e professores durante as atividades práticas para auxiliá-los.
Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.
Essa atividade foi criada para os alunos aprenderem a editar o WIKI da disciplina. Até a turma de 2019 os alunos postavam os códigos dos exercícios e seu trabalho final em uma página específica para cada aluno. Com a inclusão dos exercícios no notaR e a modificação do trabalho final, os alunos não precisam mais editar o wiki. Por outro lado o wiki concentra o material de todas as atividades da disciplina, por isso deve reconhecer todas as sessões do menu lateral e as abas que aparecem em tutoriais, exercícios e apostila. Explore o wiki e mapeie o material referente à disciplina que irá cursar.
O wiki é uma plataforma de divulgação de conteúdo na internet que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.
A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A ideia é que o aprendizado resulte da colaboração entre professores, monitores e alunos. Portanto, este site é uma produção colaborativa, sendo criado e editado por muitas gerações de usuários e alunos.
Em versões anteriores do curso os alunos postavam códigos de exercícios e o trabalho final da disciplina em suas próprias páginas. Veja por exemplo que foram os alunos e seus trabalhos no ano de 2019, na página dos alunos 2019. Nesta versão do curso isso não é mais necessário.
O nosso canal de discussão online é o fórum discoRd:
Atividade do Fórum
Os temas tratados no wiki estão normalmente divididos em 3 tipos de material: (1) tutorial, (2) apostila e (3) exercícios.
Durante o curso vamos passar pelos tutoriais e exercícios. Nossa sugestão é que faça o tópico da apostila para sedimentar e complementar o conteúdo, principalmente quando estiver inseguro sobre os códigos feitos no tutorial e exercícios. Esses diferentes materiais estão separados em abas na parte superior das páginas do wiki, como mostra a figura abaixo:
Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade introdutória iremos realizar o primeiro tutorial de introdução à linguagem:
Faça o tutorial e discuta suas dúvidas com os colegas, monitores e professores.
Durante o curso, vocês farão exercícios práticos em nossa plataforma de correção automática notaR
. Nossa ideia ao desenvolver o notaR
foi possibilitar um retorno imediato sobre seu desempenho nos exercícios, respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver um mesmo problema!
Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a documentação em especial a parte Como submeter respostas.
Como parte das atividades preparatórias, faça o tutorial e os exercícios associados ao tópico introdutório. Notem que há um exercício ao final do tutorial 1a. Introdução ao R: bases da linguagem, que não está na página de exercícios.
Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta.
USUÁRIO e SENHA
Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrdigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de Introdução ao R, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades, aproveite o curso para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema.
O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R.
Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de:
Dê preferência ao link acima que é a página oficial do autor da aula, mas caso não funcione, use: página clone do curso Relâmpago