Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


01_curso_atual:pre_curso

Atividades Introdutórias

As atividades introdutórias para o curso “Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos” consistem em três blocos:

  1. Instalando e usando as ferramentas do curso:
    1. instalar o R
    2. uso do Wiki
    3. uso do sistema notaR
    4. uso do Fórum de discussão
  2. Tutorial da primeira unidade
  3. Atividade opcional: Curso Relâmpago

A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades introdutórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina.

Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades introdutórias são extremamente importantes, qualquer problema teremos os monitores e professores durante as atividades práticas para auxiliá-los.

Primeiros Passos

Instalação e console do R

Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.

* Usando o R

WIKI

Essa atividade foi criada para os alunos aprenderem a editar o WIKI da disciplina. Até a turma de 2019 os alunos postavam os códigos dos exercícios e seu trabalho final em uma página específica para cada aluno. Com a inclusão dos exercícios no notaR e a modificação do trabalho final, os alunos não precisam mais editar o wiki. Por outro lado o wiki concentra o material de todas as atividades da disciplina, por isso deve reconhecer todas as sessões do menu lateral e as abas que aparecem em tutoriais, exercícios e apostila. Explore o wiki e mapeie o material referente à disciplina que irá cursar.

Por que um WIKI?

O wiki é uma plataforma de divulgação de conteúdo na internet que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.

A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A ideia é que o aprendizado resulte da colaboração entre professores, monitores e alunos. Portanto, este site é uma produção colaborativa, sendo criado e editado por muitas gerações de usuários e alunos.

Em versões anteriores do curso os alunos postavam códigos de exercícios e o trabalho final da disciplina em suas próprias páginas. Veja por exemplo que foram os alunos e seus trabalhos no ano de 2019, na página dos alunos 2019. Nesta versão do curso isso não é mais necessário.

Fórum discoRd

O nosso canal de discussão online é o fórum discoRd:

Atividade do Fórum

Primeira Aula

Os temas tratados no wiki estão normalmente divididos em 3 tipos de material: (1) tutorial, (2) apostila e (3) exercícios.

Durante o curso vamos passar pelos tutoriais e exercícios. Nossa sugestão é que faça o tópico da apostila para sedimentar e complementar o conteúdo, principalmente quando estiver inseguro sobre os códigos feitos no tutorial e exercícios. Esses diferentes materiais estão separados em abas na parte superior das páginas do wiki, como mostra a figura abaixo:

wiki01.png

Tutorial

Os tutoriais estruturam os tópicos que vamos tratar. Para a atividade introdutória iremos realizar o primeiro tutorial de introdução à linguagem:

Faça o tutorial e discuta suas dúvidas com os colegas, monitores e professores.

Exercícios

Durante o curso, vocês farão exercícios práticos em nossa plataforma de correção automática notaR. Nossa ideia ao desenvolver o notaR foi possibilitar um retorno imediato sobre seu desempenho nos exercícios, respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver um mesmo problema!

Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja a documentação em especial a parte Como submeter respostas.

Como parte das atividades preparatórias, faça o tutorial e os exercícios associados ao tópico introdutório. Notem que há um exercício ao final do tutorial 1a. Introdução ao R: bases da linguagem, que não está na página de exercícios.

Entre no sistema notaR seguindo os linques e poste os códigos de resposta.

USUÁRIO e SENHA

  • usuário do notar: o seu email cadastrado na disciplina. Caso tenha algum problema para entrar na plataforma, entre em contato pelo fórum no canal #problemas-notar .
  • senha: composição de “bie5782alunos” + ano 1)
  • mude a senha após se logar pela primeira vez.
  • caso não consiga se logar e já tenha sido cadastrado no notaR, tente o usuário com o email completo e não apenas o usuário e mesma senha acima.
  • outros problemas entre em contato com monitores ou professores.
  • Link para página do NotaR: http://notar.ib.usp.br
  • É PRECISO ESTAR LOGADO PARA O NOTAR REGISTRAR A SUA NOTA!
  • O SISTEMA NÃO PERMITE O REGISTRO DA NOTA FORA DO PRAZO ESTIPULADO, MESMO QUE ESTIVER LOGADO!
  • O PRAZO DESTES EXERCÍCIOS DAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS É LOGO ANTES DO INÍCIO DA PRIMEIRA AULA PRESENCIAL

Aula R-elâmpago

Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ e não é uma atividade obrdigatória, apenas uma sugestão caso queira colocar à prova seu conhecimento prévio ao curso. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de Introdução ao R, mas precisavam de conhecimentos rudimentares da linguagem para alguma atividade, inclusive para acompanhar outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de muitas das atividades propostas nesta aula densa. Não se preocupe, durante o curso iremos tratar grande parte desses temas de forma mais calma e poderá tirar as dúvidas com a equipe da disciplina. Portanto, não se desespere se não conseguir alcançar as metas estipuladas e anote suas dúvidas e dificuldades, aproveite o curso ecoR para saná-las. Pergunte à equipe durante o tópico pertinente ou poste as dúvidas no fórum no canal relativo ao tema.

Objetivos e Metas

O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R.

Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de:

  1. saber que o R não é um “aplicativo” mas um ambiente de trabalho;
  2. saber se o R é o software adequada para você;
  3. iniciar, salvar e concluir uma sessão no R;
  4. ler arquivos de dados tipo CSV;
  5. realizar operações matemáticas simples necessárias para criação e transformação de variáveis;
  6. obter estatísticas descritivas de variáveis;
  7. construir gráficos exploratórios simples de análise de dados;
  8. construir modelos lineares clássicos;
  9. realizar inferências gráficas e numéricas nos modelos lineares; e
  10. conhecer as fontes para você continuar se desenvolvendo no R.

Linque da Aula

R-elâmpago

Dê preferência ao link acima que é a página oficial do autor da aula, mas caso não funcione, use: página clone do curso Relâmpago

1)
Alunos do curso na USP no ano de 2025 devem usar: bie5782alunos2025. Se está fazendo o curso em outra unidade, deve ter recebido a senha por email. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta.
01_curso_atual/pre_curso.txt · Última modificação: 2025/06/26 10:21 (edição externa)