Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


04_restrita:monitoria

Monitoria

Na versão do curso do ano de 2012 tivemos 80 alunos, dois professores e 10 monitores. Com dois professores não teríamos como atender mais de 20 alunos e tinha dúvidas quanto a viabilidade de rodar um curso com mais de 50 alunos. Como nossa proposta é popularizar o uso da linguagem e ampliar a audiência do curso,viabilizar edições com maior número de alunos é essencial. Isso só é e foi possível graças ao trabalho voluntário de um grupo de monitores engajados na proposta do curso. Esse ano teremos as vagas do curso condicionadas pelo número de monitores, já que essa é a nossa restrição para o atendimento aos alunos.

Motivação

Projeto colaborativo

Entendemos que a motivação dos monitores é essencialmente a mesma que a dos professores: auxiliar os alunos nessa fase difícil de inicio de aprendizado de uma nova linguagem. A filosofia do R passa por uma ferramenta muito poderosa que é o projetos colaborativo de código aberto. O código aberto permite que haja construção modular e cumulativa baseada em todo o conjunto de trabalho já existente. O código aberto, apesar do preconceito associado a falta de segurança, é uma maneira eficiente e de baixo custo para encontrar erros (bugs) e refinar códigos.

Colaboradores

Entendemos que esse curso está baseado na mesma filosofia, todo o material aqui apresentado é aberto e pode ser usado e/ou modificado por aqueles que estejam comprometidos com o mesmo objetivo didático, mas principalmente acreditamos que os monitores são colaboradores desse projeto e que no futuro levarão o curso do R para suas instituições.

Aprendizado

Entendemos também que a monitoria é uma ótima oportunidade para um aprendizado mais aprofundado da linguagem. Com um pouco de experiência na linguagem, uma segunda leitura das atividades pelo angulo de quem está ensinando trás um amadurecimento enorme no uso da linguagem e na forma de ensiná-la. Nada melhor para aprender do que ter que ensinar!

Filosofia

“Tudo que ensinas a uma criança, impede-a de descobrir.”

Jean Piaget

Essa frase, que está na apresentação do curso, reflete a essência da filosofia didática.

  • não dizemos como fazer, indicamos o caminho;
  • quando não sabemos, buscamos o caminho junto com o aluno;
  • não temos vergonha de não saber, temos vergonha da vergonha de não saber;
  • não impomos nossa lógica, mostramos alternativas;
  • presamos a diversidade de soluções com diferentes sotaques;

Atribuições dos Monitores

As principais atribuições dos monitores são:

  1. atendimento presencial dos alunos durante os tutoriais;
  2. atendimento online no fórum da disciplina durante os dias de atividade fora de sala de aula;
  3. acompanhamento e avaliação dos exercícios de um conjunto de alunos (máximo 10);
  4. auxiliar a orientação das propostas de funções dos alunos do item anterior;
  5. avaliar a função apresentada pelos alunos que acompanha;
  6. indicar o trabalho final e defender sua indicação no jantar de encerramento do curso;

Além disso o grupo de monitores é responsável pelo estabelecimento da:

  1. escala de atendimento (tutoriais e forum);
  2. tabela de entrega dos exercícios;
  3. tabela de avaliação (exercícios e função);
04_restrita/monitoria.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)