Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2010:alunos:trabalho_final:guilhermemedeiros:start

Guilherme Ruas Medeiros

dsc00421.jpg

Mestrando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, sob orientação do Prof. Dr. José Galizia Tundisi. Tema da Dissertação: Avaliação Ambiental Estratégica da Transposição do rio São Francisco.

titulo.gif

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755058H7

Meus Exercícios

exer1.r

exer2.r

exer3.r

exer4.r

exer5.r

exer6.r

exer7.r

exer8.r

Proposta de trabalho final

Plano A

A proposta se baseia na inserção dados (densidade, riqueza) de comunidade de invertebrados bentônicos em trecho monitorado no rio São Francisco. Pretende-se com estes dados avaliar a qualidade dos sedimentos, através das concentrações de metais e nutrientes (nitrogênio e fósforo totais) nos substratos e distribuição destes organismos.

Estes dados subsidiarão informações sobre a distribuição das famílias dos organismos em função das concentrações destes elementos). Para verificação desta distribuição e aplicando o índice BMWP, onde cada família de invertebrados bentônicos possui uma classificação numérica (de 1 a 10) sendo que as famílias mais resistentes à poluição orgânica possuem uma menor numeração e os organismos mais sensíveis (“indicadores de ambientes limpos”) uma maior numeração, soma-se os scores e verifica-se a concentração dos elementos, anteriormente citados.

O cruzamentos dos dados entre concentrações dos elementos e diversidade de organismos pode gerar uma análise de componentes principais, indicando assim a relação da sensibilidade da fauna com os padrões de contaminação do trecho estudado.

05_curso_antigo/r2010/alunos/trabalho_final/guilhermemedeiros/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)