Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2010:alunos:trabalho_final:padre:start

?100

Altay Alves Lino de Souza

Psicólogo com Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP. Trabalho com o estudo de viéses cognitivos subjacentes à tomada de decisão sob condições de incerteza.

Quem tiver interesse neste tema, um resumo breve do assunto pode ser encontrado em Psique 2009

Lista de exercícios

Aula 1 - 01

Aula 2 - 02

Aula 3 - 03

Aula 4 - 04

Aula 5 - 05

Aula 6 - 06

Aula 7 - 07

Aula 8 - 08

Aula 9 - 09

Trabalho final

Plano A: A Análise de Correspondência Simples (ANACOR) permite a associação entre duas variáveis categóricas por meio de mapas perceptuais. Operacionalmente, o princípio da análise é similar ao quiquadrado de contingência. Porém sua capacidade explicativa e didática é maior pois os resíduos resultantes da diferença entre os dados esperados e observados na tabela de contingência são tranformados em dados de similaridade e plotados em um mapa perceptual.

Um exemplo de aplicação desta técnica foi feito no seguinte artigo: A cor da morte

O Plano A visa criar uma função que gere uma ANACOR, com a análise de significância dada pela associação entre dois conjuntos de dados categóricos, segundo a distribuição qui-quadrado. Além disso esta função gerará o gráfico de mapa perceptual.

Comentários PI

Viável se vc está familiarizado com a matemática necessária para realizar uma Análise de Correspondência (CA para ecólogos), que envolve a equação característica de uma matriz de distâncias de qui-quadrado.

A vantagem é o que o R tem funções para calcular matrizes de distãncias e também para fazer as operações matriciais isto, como a eigen. Um roteiro básico está no livro do Brian manly (multivariate statistics - a primer), que agora tem edição brasileira.

Um outro algorítmio para chegar à mesma análise é o de reciprocal averaging, da escola britânica.

Outra vantagem desta proposta é que há funções de CA no R (e.g. corresp no pacote MASS), o que te permite avaliar seus resultados.

Plano B: OR (Odds Ratio) e RR (Risco Relativo) são indicadores epidemiológicos muito utilizados na área de saúde pública e epidemiologia. Eles representam, em geral, o risco de se ter a ocorrência de um evento, dada a presença de uma condição. Caso o Plano A dê chabu, a idéia seria criar uma função que, com base em uma tabela 2×2, seja calculado os dados de OR e RR para a relação entre as linhas e colunas.

Comentários PI

Esta me pareceu muito simples, basta uma linha de comando.

Que tal acrescentar um cálculo de intervalo de confiança com bootstrap?

Vc pode tb deixar a opção para o usuário de entrar os dados brutos, e aí produzir a tabela de contingência.

05_curso_antigo/r2010/alunos/trabalho_final/padre/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)