Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2010:pre_curso

Atividades Preparatórias

As atividades preparatórias para o curso “Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos” consistem em três blocos: instalar o R, uso do Wiki e uso do Fórum de Discussão Nabble. A idéia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina e estejam prontos para usá-las logo no primeiro dia de aula. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. As atividades preparatórias devem tomar cerca de uma hora do seu tempo, e acreditamos que irá poupar muito mais tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades preparatórias são extremamente importantes.

Instalação e console do R

Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.

WIKI

Um tutorial básico do uso da ferramenta wiki para editar paginas web e postar trabalhos e arquivos durante a disciplina.

Por que um WIKI?

O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.

A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação.

Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para postar seus exercícios e apresentar o trabalho final da disciplina. No linque abaixo há um tutorial para o uso do wiki.

Fórum R Nabble

05_curso_antigo/r2010/pre_curso.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)