Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2011:pre_curso

Atividades Preparatórias

As atividades preparatórias para o curso “Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos” consistem em três blocos:

  1. Instalando e usando as ferramentas do curso:
    1. instalar o R
    2. uso do Wiki
    3. uso do Fórum de discussão Nabble
  2. Tutoriais da primeira unidade
  3. Curso Relâmpago

A idéia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina e estejam prontos para usá-las, por isso reservamos o primeiro dia de aula. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina. A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades preparatórias são extremamente importantes. Lembre-se ela não é facultativa, está incorporada no horário da aula por sabermos que os alunos tem outras prioridades fora do horário programado de aula.

Primeiros Passos

Instalação e console do R

Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.

WIKI

Um tutorial básico do uso da ferramenta wiki para editar paginas web e postar trabalhos e arquivos durante a disciplina.

Por que um WIKI?

O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.

A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação.

Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para postar seus exercícios e apresentar o trabalho final da disciplina. No linque abaixo há um tutorial para o uso do wiki.

Fórum R Nabble

Tutorial da Primeira Aula

Siga o tutorial de Introdução ao R do linque abaixo:

Aula R-elâmpago

Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de “Introdução ao R”, mas precisavam de conhecimentos básicos para outras atividades, inclusive para outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades programadas. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte dessas dúvidas e passar alguns dos conhecimentos básicos de estatística necessários. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas ao longo do curso, pergunte durantes as aulas ou poste-as no fórum.

Objetivos e Metas

O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R.

Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de:

  1. saber que o R não é um “aplicativo” mas um ambiente de trabalho;
  2. saber se o R é o software adequada para você;
  3. iniciar, salvar e concluir uma sessão no R;
  4. ler arquivos de dados tipo CSV;
  5. realizar operações matemáticas simples necessárias para criação e transformação de variáveis;
  6. obter estatísticas descritivas de variávies;
  7. construir gráficos exploratórios simples de análise de dados;
  8. construir modelos lineares clássicos;
  9. realizar inferências gráficas e numéricas nos modelos lineares; e
  10. conhecer as fontes para você continuar se desenvolvendo no R.

Linque da Aula

05_curso_antigo/r2011/pre_curso.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)