Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2013:alunos:trabalho_final:anarita.marques:start

Tabela de conteúdos

Ana Rita

ex_7_notar.rexercicios_6_final_.rexercicios_final_6.rexercicios_6.r

Doutoranda FMVZ USP Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses Portuguesa

Minha Proposta

Proposta A

Pretendo aplicar um questionário para caracterizar a carcinicultura no Nordeste do Brasil, particularizando, para o Rio Grande do Norte. Pretendo aplicar um questionário para tal caracterização, focando aspectos relacionados com os niveis de produção e o maneio nos diferentes sistema de produção. A partir de registos contabilizando criadores de pos-larvas, carcinicultores (pequenos, médios e em grande escala), e beneficiamentos, pretendo gerar uma amostra representativa destes diferentes grupos, para aplicação do meu questionário. Foi feito um censo para obtenção de registos e dados que nao está ainda disponivel. No entanto gostava de construir essa função, com input de registos e output das unidades a aplicar o questionario.

Proposta B

Um aspecto secundario do meu estudo passa pela analise de risco para a ocorrencia de doenças virais nas populações de carcinicultura no Rio Grande do Norte. Para tal, gostaria de fazer uma abordagem espacial, a partir das coordenadas das diferentes unidades de produção e registos de ocorrencia de surtos de doença. Na ausencia de registos ainda por serem fornecidos pelo questionário que pretendo aplicar, não sei se poderei fazer tal abordagem. Todavia, inicialmente gostava de determinar se existe dependencia espacial de ocorrencia de surtos com a distribuição das fazendas, identificando areas de maior risco.

Comentários

Ana, suas propostas são muito específicas para um único uso. A idéia de criar uma função em R é escrever um código que possa ser aproveitado em diversas situações: ou por você mesma, mais vezes, ou por outros pesquisadores com problemas semelhantes. Tente repensar essas propostas pra algo mais abstrato: “se um pesquisador tiver uma lista de pontos com tais e tais características, e quiser saber uma resposta com tal e tal cara, minha função vai fazer isso e aquilo…” — Andre Chalom 2013/03/18 19:44

Ana, concordo com os comentários do Chalom. Vc. chegou a dar uma olhada nas propostas de alunos dos anos anteriores? Fizemos essa sugestão aos alunos no forum, para que tivessem uma idéia de como apresentar a proposta (http://bie5782.138098.n3.nabble.com/Exemplos-de-Projeto-td4025466.html). É importante pensar em uma tarefa específica (não entendi qual a tarefa específica que suas propostas pretendem) que tenha aplicação mais geral. Nos avise quando fizer as modificações na proposta, ou caso tenha dúvida entre em contato diretamente com o Chalom ou comigo. — Alexandre Adalardo de Oliveira 2013/03/24 10:49

exec

Trabalho Final

05_curso_antigo/r2013/alunos/trabalho_final/anarita.marques/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)