Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2013:alunos:trabalho_final:bzferreira.bio:start

Beatriz Zidioti Ferreira

untitled.jpg

Mestranda em Ciências Florestal pela UNESP-Botucatu, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Giselda Durigan (Título da dissertação: Impacto de formigas cortadeiras sobre a riqueza e a diversidade de mata ciliar em restauração). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

exec

exer4.r exer5.r exer6.r exer_2_1_ao_2_6.r

exer.4.1_5.r

exer5.1_3.r

Trabalho Final

Plano A

A função permite prever o tempo em que sua dispensa de compras leva para ser reabastecida. Com o banco de dados do Guia Alimentar Para A População Brasileira (Brasil, 2005) sobre valores de uma dieta balanceada, pode-se estimar o tempo em que suas mercadorias duram. Essa função pediria como entrada um data.frame com o nome dos Alimenntos, Quantidade (em gramas), Número de Pessoas e Frequência de Refeições (número de refeições em que o alimento está presente, por dia), devolvendo uma lista de mercado que contém o tempo (em dias) que cada alimento dura e com mais algumas funções, os gastos financeiros poderão ser analisados concomitantemente.

Plano B

A função tem como entrada uma planilha de números binários, onde 1 indica presença e 0 ausência, em um dado local (que pode ser indicado por coordenadas ou substantivo próprio) mas sempre em ordem de coleta, e a partir dos dados é lançado um mapa representado por setas indicando o caminho percorrido a partir da presença.

Comentário - Anna

Oi, Beatriz

Proposta A: Legal, a sua função vai pode ajudar a controlar o abastecimento de dispensas e até os gastos com alimentação! Mas senti falta de alguns dados de entrada, como a taxa de consumo do alimento em gramas por dia. Acho que ela vai ser importante para explorar melhor a sua função. Você não detalhou muito bem como a sua função vai atuar, ou seja: quais as etapas que ela vai poercorrer até te retornar isso que deseja? Será que é possível elaborar algo que te retorna uma lista com as quantidades a serem compradas de cada alimento dado o número de dias que você deseja que sua empreitada ao mercado mantenha sua dispensa abastecida? O que mais poderia ser feito com a parte de “gastos financeiros poderão ser analisados concomitantemente”? Será que informações de preço por grama de alimento poderia contribuir com algo?

Proposta B: Você quer que o R te retorne uma representação em um mapa com o caminho que você percorreu de acordo com a presença ou ausencia de determinada coisa, é isso? Essa é uma pergunta legal… Como você faria isso? Qaul o tipo de informação deve passar para o R? Que tipo de dados ele vai receber como entrada? São só as informações de presença/ausência e as coordenadas? Como ele faria para associar essas coordenadas com um mapa?

Ale

Fique com a A, a B está ainda pouco elaborada como proposta. — Alexandre Adalardo de Oliveira 2013/03/24 11:31

HELP

groceries	                          package: nenhum	                        R Documentaion

Descrição:

A função permite prever o tempo (dias) em que sua dispensa de compras precisará ser reabastecida.   

Uso:

groceries(x,x1,x2,x3,x4,x5,x6,y,z)

Argumento:

X	arroz
x1	feijão
x2	carne
x3	frango
x4	peixe
x5	legumes
x6	salada verde
y	número de pessoas
z	número de refeições

Detalhes:

Os valores devem ser colocados em gramas.

feijão=60 gramas por pessoa
arroz=50 gramas por pessoa
carne=150 gramas por pessoa
frango=200 gramas por pessoa
peixe=200 gramas por pessoa
legumes=125 gramas por pessoa
salada verde=50 gramas por pessoa

Valor:

A função retornará um dado da classe “numeric” representando a seguinte ordem: arroz, feijão, carne, frango, peixe, legumes e salada. 

Warning:

Todos os campos do default devem ser preenchidos, ou a função não roda. 

Autora:

Beatriz Zidioti Ferreira

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 236p.

Exemplo:

groceries(5000,2000,5000,2000,3000,0,0,2,2)

CÓDIGO DA FUNÇÃO

groceries= function(x,x1,x2,x3,x4,x5,x6,y,z)
{
  feijao=60
  arroz=50
  carne=150
  frango=200
  peixe=200
  legumes=125
  saladaverde=50
  divisaoa=x/arroz
  tpessoasa=divisaoa/y
  diasa=tpessoasa/z
  
  divisaof=x1/feijao
  tpessoasf=divisaof/y
  diasf=tpessoasf/z
  
  divisaoc=x2/carne
  tpessoasc=divisaoc/y
  diasc=tpessoasc/z
  
  divisaof=x3/frango
  tpessoasf=divisaof/y
  diasf=tpessoasf/z
  
  divisaop=x4/peixe
  tpessoasp=divisaop/y
  diasp=tpessoasp/z
  
  divisaol=x5/legumes
  tpessoasl=divisaol/y
  diasl=tpessoasl/z
  
  divisaos=x6/saladaverde
  tpessoass=divisaos/y
  diass=tpessoass/z
  
  return((ceiling(c(diasa,diasf, diasc, diasf, diasp, diasl, diass))))
}

Arquivos

script_funcao.r

05_curso_antigo/r2013/alunos/trabalho_final/bzferreira.bio/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)