Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2013:alunos:trabalho_final:melrizzato:start

Melina Rizzato Vismara

img_6334.jpg

Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, INPA

exec

Propostas para trabalho final: Programação de Função

A) Em montanha de serra de mar a face voltada para o oceano é mais úmida que a voltada para o continente, mais seca. Isto cria diferentes zonas climáticas com características bióticas e abióticas distintas. Quero criar uma função que me ajude a determinar a distribuição potencial de espécies de lagartos nesse tipo de montanha com base em seus requisitos fisiológicos para, futuramente, criar modelos em cenários de mudanças climáticas que possam predizer se essas espécies poderão ser consideradas ameaçadas de extinção nos locais onde se encontram distribuídas atualmente e, assim, propor estratégias de conservação para estes animais. O input da função será um data frame com registros de máximas e mínimas dos dados de temperatura e umidade retirados de pontos localizados ao longo de toda a encosta da montanha. Outro input será um data frame com limites fisiológicos de espécies diferentes de lagartos para as mesmas variáveis climáticas. A montanha será dividida em quatro quadrantes espaciais que possuem as seguintes características climáticas: 1) seco e frio, 2) seco e quente, 3) úmido e frio e 4) úmido e quente. O output da função deverá dizer em qual desses quadrantes cada espécie é capaz de ocorrer.

B) Quero criar uma função que me ajude a determinar a área de uso de duas espécies de primatas na ESEC Maracá. O input da função será um data frame com os registros de coordenadas geográficas do local onde as espécies foram registradas aleatoriamente e cada uma das espécies registradas. O output da função será um mapa representativo da área de vida das espécies. Certas áreas terão mais pontos e outras menos pontos, formando um grid com quadrados pintados de cores diferentes ou em tons de cinza que variam de acordo com a intensidade de uso de cada espécie.

Comentários

As duas propostas estão bem apresentadas e parecem boas, mas um tanto específicas (especialmente a B). Pense se é possível tratar os problemas com maior generalidade. Para a primeira proposta dê uma olhada neste linque: http://www.gbif.org/orc/?doc_id=3295 onde tem um guia de modelagem de distribuição de espécies em R, pode ser útil.

Sara Mortara

05_curso_antigo/r2013/alunos/trabalho_final/melrizzato/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)