Traduções desta página:

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


05_curso_antigo:r2015:alunos:trabalho_final:start

Trabalho final

O trabalho final da disciplina é criar uma função e sua página de ajuda, no formato usado pelo R. Cada aluno abrirá uma página no wiki para colocar seu trabalho. Caso ainda não tenha criado sua página, veja instruções em: usowiki. Sempre que desejar acessar sua página entre no menu lateral na sessão Área Alunos link Wiki Alunos.

O que é?

  • O trabalho final consiste em publicar em sua página o código da função, o arquivo da função, e a página de ajuda.
  • A página de ajuda deve estar no formato do R (modelo disponível aqui).
  • O código da função e o texto de ajuda devem estar formatados como código em sua página (use o flag <code> … </code>, veja a seção de sintaxe do Dokuwiki).
  • Será que seu código é bom o suficiente? Veja aqui.

Etapas

Proposta

  1. Poste em sua página um texto curto com sua proposta de trabalho final.
  2. Prepare uma proposta alternativa (“plano B”), e também coloque na sua página.
  3. A equipe de professores e monitores postará na sua página a avaliação de viabilidade de sua proposta, e também dicas e sugestões.

A PROPOSTA

Passos para uma boa proposta

Uma boa proposta é um dos principais passos para um bom trabalho, não só nessa disciplina1). Investir em uma boa descrição da função vai poupar trabalho posterior e ajuda a valorizar seu trabalho final. Nossa experiência demonstra que boas propostas normalmente levam a bons/ótimos trabalhos e que propostas mal planejadas derivam trabalhos medianos, em geral com maior esforço associado. Abaixo algumas dicas e sugestões para a sua proposta:

  1. descreva claramente a tarefa que a função irá realizar, independente do contexto particular;
  2. evite iniciar a descrição da proposta com o seus dados e sua área de atuação, tente descrever a tarefa o mais independente possível do grupo taxonômico, área de atuação ou preferências religiosas ou sexuais!
    • troque: minha função ira tratar os dados da circunferência da barriga de coelhos da páscoa que coletei na semana santa e fazer um teste de permutação da diferença entre as médias do tamanho da pança de machos e fêmeas
    • por: a função irá tratar dados de duas variáveis quantitativas e gerar um teste de permutação da diferença entre as médias das variáveis
  3. caso sinta necessidade de explicar melhor a tarefa descrita no primeiro tópico, exemplifique o uso da função no contexto do seu trabalho (finalmente!), de preferência apenas como um dos usos da função!
  4. defina claramente os objetos e argumentos de entrada da função:
    • evite: entra os dados da planilha que coletei em campo
    • use: um vetor numérico quantitivo, um dataframe com variáveis x e y, um argumento lógico de exclusão de NA, um argumento que define o tipo de índice que será calculado com as seguintes opções…
  5. descreva claramente o objeto de saída e os gráficos gerados:
    • evite: vai gerar um analise de dados e um gráfico bonito
    • use: vai retornar um data-frame com as seguintes colunas…, uma lista com os seguintes resultados, um boxplot da variável y e um scatterplot de xy e a linha do modelo linear
  6. tente ser conciso, uma proposta muito longa dificulta a correção. Explicações específicas devem ser colocadas em linques externos. Caso tenha algum conceito importante e específico, crie um linque para uma fonte confiável.
  7. lembre-se: o R não faz mágica, se você não tem nenhum conhecimento sobre a tarefa que será executada pela sua função, vislumbramos dois caminhos: (1) aprender a fazer mágica; (2) pagar alguém que conheça a tarefa que será executada e domine o R! Desaconselhamos a buscar ambas as saídas: a mágica, porque não acreditamos e o programador porque vai sair caro!
  8. Buque uma tarefa factível, mas que ao mesmo tempo seja um desafio estimulante e que te tire da zona de conforto!

Minha função

  1. invista em uma boa proposta,
  2. use o fórum para postar dúvidas,
  3. abuse dos monitores,
  4. não acabe com a paciência dos professores,
  5. lembre-se: vc. irá sobreviver!

O Código

TODAS AS LINHAS DO CÓDIGO DEVEM POSSUIR COMENTÁRIOS EXPLICATIVOS! TODAS!!

Os objetivos dessa exigência são:

  1. incentivá-los a cultivar o hábito saudável de sempre comentar seus códigos
  2. ajudar os monitores e professores a entender o código de vocês.
  3. ajudar futuros alunos que consultem suas funções a entender o código também.

A regra é clara: toda linha de código devem ter um comentário explicando o que a linha faz. Além disso, comentários gerais no começo ou no meio da função são bem vindos. A idéia é explicar cada passo da lógica da sua função. As únicas linhas de código que dispensam comentários são abre chaves e fecha chaves.

No Fórum tem um exemplo de uma função bem simples com comentários em todas as linhas Exemplo

A formatação do Trabalho Final

No inicio dessa página Trabalho Final há uma indicação clara sobre o formato de postagem da função e do help. Isso ajuda muito na correção e permite que usuários vejam o código da função sem a necessidade de baixar o arquivo em seus computadores.

São exigências muito simples de formatação, qualquer dúvida poste no fórum, converse com um monitor ou veja página dos alunos de outros anos.

Prazos

  • Proposta: 20 de março de 2015
  • Revisão final da proposta pelos professores e monitores: 25 de março de 2015
  • Produto final 10 de abril 2015

Quanto vale minha função?

Não sabemos! Uma boa função pode ter um valor inestimável. Imagine que sua função busque e ordene páginas web a partir de palavra(as) chaves2)? Valeria uma fortuna em 1995! No caso da disciplina, o trabalho final tem peso 7/10 na nota final, veja pesos da avaliação em notas2011 . Avaliamos os seguintes pontos:

  1. a função roda o exemplo do help;
  2. a função cumpre a descrição da proposta acordada;
  3. há generalidade no seu uso;
  4. demonstra domínio básico da linguagem;
  5. os comentários são informativos;
  6. redundâncias no código;
  7. complexidade da tarefa executada;
1)
no seu mestrado e doutorado tb“
2)
antes do google, logicamente
05_curso_antigo/r2015/alunos/trabalho_final/start.txt · Última modificação: 2020/08/12 06:04 (edição externa)